Inserir o YouTube no marketing do seu negócio pode aumentar a visibilidade da sua empresa, atraindo clientes, e aproximar a sua marca ao público.
A ferramenta é a maior plataforma de vídeos no mundo e pode ser uma excelente oportunidade de ampliar as estratégias de marketing digital e publicidade no seu negócio. E colocar a sua empresa na rota do marketing por vídeos não é algo complexo como você pode estar imaginando.
Entretanto, como qualquer outra mídia, alguns elementos precisam ser observados. Continue a leitura deste artigo para entender como alinhar o YouTube ao marketing da sua empresa.
Entenda por que o YouTube pode ser importante no marketing do seu negócio
Como você possivelmente já saiba, o YouTube é uma plataforma de compartilhamento de vídeos. Entretanto, talvez você esteja estranhando a ideia de utilizar o YouTube na estratégia de marketing. Porém, se você refletir um pouco, irá notar que os vídeos estão muito presentes na publicidade e as redes sociais, como Instagram e TikTok, endossaram ainda mais a força desse tipo de mídia.
A plataforma de vídeo, lançada em 2005, que já conta com mais de 2 bilhões de usuários mensais, é atualmente um canal de vendas com muita força, uma vez que 87% dos usuários informaram ter decidido por uma compra após ter assistido um vídeo no YouTube.
Sucesso no universo dos digital influencers, a plataforma tem se transformado em uma ferramenta de negócios. Além de possibilitar a sua empresa a explorar estratégias que aumentam o engajamento e ampliar o reconhecimento da marca e do seu produto, há outras ferramentas que possibilitam às empresas investir em anúncios.
Dessa forma, conseguimos perceber como o Youtube oportuniza explorar técnicas de marketing de formas diferentes. Note que, com isso, o YouTube se transforma em uma nova ferramenta que pode gerar oportunidades de negócio para a sua empresa.
Como potencializar o marketing com o YouTube
Para explorar de forma inteligente o YouTube em seu marketing, saiba que não basta criar um canal e fazer upload de vídeos aleatoriamente. Seu objetivo será engajar a audiência e fazer com que o seu material seja visto por mais pessoas.
Por isso, ter alguns cuidados é essencial para ter um resultado positivo. Veja nos próximos parágrafos.
1. Desenvolva um conteúdo interessante
Entenda o que é mais relevante para a sua audiência, ou seja, seu público-alvo. Nãos basta apenas produzir um vídeo. Você precisa que ele seja assistido pelas pessoas e que façam a diferença na vida delas.
Para isso, defina o seu público-alvo e a sua persona, quais são seus maiores dilemas, problemas e anseios. Crie roteiros para conteúdos que demonstrem como é possível solucioná-los e de que forma a sua empresa poderá ajudar a sair daquela situação e ir para um novo patamar.
2. Interaja com a audiência
Crie um relacionamento com a sua audiência. Não basta apenas produzir vídeos e publicar em seu canal. Produza-os e convide os usuários a comentar, compartilhar e que façam parte da sua comunidade se inscrevendo no seu canal.
Além disso, seja ativo: responda aos comentários e produza conteúdos que os próprios usuários sugeriram.
3. Utilize técnicas de SEO
O YouTube é na verdade um grande buscador, assim como o Google ou Bing. A diferença, é claro, é o resultado ser exclusivamente em vídeos.
Dessa forma, sendo uma plataforma de busca, seu conteúdo precisa ser otimizado com técnicas de SEO (search engine optimization). Aplicá-las irá fazer seu conteúdo se destacar dos demais, aparecer com mais frequência aos usuários e com isso elevar as impressões e visualizações além de, quem sabe, ganhar inscritos e comentários.
Para tanto, escolha a palavra-chave relacionada ao conteúdo. Utilize-a no título do vídeo e na descrição. Capriche na thumbnail (miniatura de capa do vídeo): ela influencia muito na decisão do usuário em clicar ou não para assistir o vídeo.
Não se esqueça das tags: elas irão complementar a palavra-chave e farão seu vídeo ser recomendado a partir de outros vídeos de conteúdo similar. Essas tags não ficam visíveis ao usuário.
4. Divulgue seus vídeos em outros canais
Aproveite outros canais digitais que sua empresa já possui e divulgue os vídeos do YouTube através deles. Em um story no Instagram, por exemplo, você poderá compartilhar o link do vídeo para o seguidor assistir.
Se você tem uma lista de e-mails, comunique-os sobre o novo conteúdo no YouTube. Essas estratégias ajudarão a trazer mais visualizações para seu vídeo.
Conteúdos para explorar no YouTube e potencializar sua estratégia de marketing
Confira a seguir os tipos de conteúdo que você pode produzir para divulgar a sua empresa e seus produtos ou serviços.
1. Demonstração ou reviews dos produtos
O vídeo é uma ótima forma de demonstrar o produto ou serviço da sua empresa em ação. Além do usuário conseguir ver mais detalhes da sua solução, esta é uma forma excelente de quebrar objeções que o consumidor possa ter em relação ao produto.
Você mesmo pode produzir um review do seu produto. Mas há também a possibilidade de trabalhar parcerias com criadores de conteúdo. É importante escolher com critério essa parceria e verificar se ela faz sentido para a sua empresa.
2. Demonstração de prova social
Por que não utilizar o YouTube para divulgar vídeos com depoimentos de clientes da sua empresa relatando os seus resultados e a experiência que tiveram?
O gatilho mental da prova social é muito poderoso. As pessoas, no momento de decisão de compra, querem se certificar que outras pessoas confirmem aquilo que está sendo propagado pela empresa.
Portanto, sua empresa pode fazer uso do YouTube para construir seus argumentos de prova social em vídeo, entrevistando clientes que já compraram e se dispõe a dar seu depoimento.
3. Lives
Possivelmente você já sabe que as lives cresceram muito durante a crise sanitária do coronavírus. Porém, elas continuam sendo uma forma de promover um contato mais humanizado com o seu cliente, mesmo através das telas.
O Youtube é uma ferramenta que permite interagir melhor com o consumidor durante uma live, pois possui mais dispositivos para isso do que o Instagram, por exemplo. Ao utilizar o Youtube também há a possibilidade de transmitir a live em uma página na web, caso seja um diferencial estratégico para seu negócio.
Diferentemente do Instagram que destaca aos seguidores de que seu perfil está fazendo uma live, o Youtube não faz isso. Então, é recomendável que se avise e convide o público para assistir.
4. Invista em anúncios
Conhecido como YouTube Ads, o serviço de anúncios na plataforma oportuniza realizar anúncios em vídeos. Assim como outras plataformas é possível segmentar o público, selecionando as características dos potenciais clientes da sua empresa.
Investigue se o seu público-alvo está navegando pelo YouTube (provavelmente esteja) e verifique a possibilidade de incluir essa mídia em sua estratégia de tráfego pago.
E então, animado para investir no YouTube marketing para impulsionar a divulgação da sua empresa?
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