Vender mais em datas comemorativas já é tradição em alguns segmentos de mercado. Porém, datas comemorativas não são apenas aquelas mais famosas datas comerciais como Natal, Dia das Mães e etc.
O objetivo deste artigo é mostrar como sua empresa pode fazer uso das campanhas sazonais em datas ao longo do ano para estimular seus clientes e, por consequência, vender mais.
Se ficou interessado, continue a leitura deste artigo e veja as estratégias que podem trazer mais clientes e faturamento para o seu negócio ao longo do ano.
Planejamento é a chave para vender mais em datas comemorativas
Nada mais arriscado do que fazer uma campanha de marketing sazonal com pouco planejamento. Você pode acabar investindo um valor significativo para ter pouco retorno. Dessa forma, como a maioria das datas comemorativas já são previamente conhecidas, não deixe de planejar com antecedência.
Inclusive você pode ir além das já famosas datas como Dia do Consumidor, Dias das Mães, Dias dos Pais, Dia dos Namorados, Páscoa, Natal, etc. Existem alguns dias comemorativos que podem ser alusivos ao seu nicho.
Uma empresa do segmento de esporte, pode aproveitar datas alusivas a essa temática como o Dia do Esportista, por exemplo. Existem diversas datas comemorativas específicas, não muito conhecidas, mas que podem ser um ótimo contexto para a criação de uma campanha.
Em seu planejamento você pode considerar datas muito utilizadas em campanhas no varejo, como a Black Friday. Neste link a seguir você pode conferir dicas para vender na Black Friday e adaptar ao seu estilo de negócio.
Crie campanhas sazonais relacionadas ao seu posicionamento
Aproveitar datas comemorativas para vender mais não significa sair fazendo promoções, dando descontos e etc. Você precisa ter o cuidado de vincular a sua campanha ao posicionamento de mercado que a sua empresa tem.
Um dos grandes pilares do posicionamento da empresa são os desejos e as necessidades do público-alvo ou persona da sua empresa. Por isso, a sua campanha sazonal deve conversar com os objetivos do seu negócio.
Imagine você ter, por exemplo, uma loja de alfaiataria masculina e fazer uma campanha de Dia das Crianças. Você concorda que a campanha estaria muito deslocada dos objetivos do seu público alvo em relação a solução da empresa, não é mesmo?
Por isso, ter pensamento estratégico para formatar essas campanhas sazonais é definitivo para o resultado dela ser bom para a empresa.
Dicas para vender mais em datas comemorativas
Depois de ter planejado com antecedência, considerando as datas comemorativas que mais tem sentido em relação ao posicionamento da empresa, chega o momento de pôr em prática algumas ideias para vender mais em campanhas sazonais.
1. Elabore campanhas que vão além de descontos
Campanhas de vendas muitas vezes são associadas a descontos. Mas elas podem ir muito além disso. Obviamente você não precisa descartar a ideia de ceder descontos. Mas antes, analise os indicadores financeiros do seu negócio para não ter prejuízo com essa ação.
Você pode utilizar diferentes estratégias de vendas para vincular a uma campanha. Por exemplo: um programa de indicação específico, premiações relacionadas à campanha, clubes de vantagens, edições limitadas, kits temáticos, etc.
Outra forma de criar um contexto para sua campanha é proporcionar condições diferenciadas. Por exemplo: ampliar o prazo de parcelamento, oferecer frete grátis, voucher diferenciados, etc.
As possibilidades são grandes. Entretanto, lembre-se que elas deverão fazer sentido para o seu cliente e despertar o interesse deles. Junto a outros elementos que veremos a seguir, uma campanha sazonal pode aumentar significativamente as vendas.
2. Divulgue a sua campanha
Nada adianta produzir uma campanha e não dar o devido destaque para que você consiga vender mais nas datas comemorativas. A divulgação pode ser feita através de publicidade paga, como investimento em tráfego pago.
Porém a possibilidade de realizar uma divulgação mais intimista, que envolva quem já é seu cliente, por exemplo. Se você tem um perfil no Instagram e já tem um relacionamento com a base, esta é uma ótima forma de divulgar a sua campanha para quem já conhece a sua empresa.
Se seu negócio tem um site (seja e-commerce ou não), planeje colocar materiais alusivos à campanha nele. Outra forma de divulgação pode ser para lista de e-mails, enviando uma mensagem especial.
Faça uso também das mensagens pelo WhatsApp para a sua base de contatos. Inclusive é importante que você não esqueça de comunicar sua campanha para quem já é cliente da sua empresa. Esta é uma forma de recuperar clientes inativos ou até mesmo uma das ações para fazer vendas recorrentes.
3. Produza uma experiência completa
Sua campanha pode ter o papel de conectar ainda mais a sua empresa ao consumidor, proporcionando uma experiência completa. Em campanhas de datas comemorativas que sugerem presentes, por que não apostar em uma embalagem especial e diferenciada para seus clientes levarem o produto?
O ambiente da empresa também é relevante para a decisão de compra. Mesmo que nem todos produtos ou serviços estejam incluídos na campanha, estimular pela ambientação é importante, uma vez que esta é a etapa anterior a persuasão, a pré-suasão. Você pode entender melhor sobre este assunto, lendo este artigo.
4. Prepare sua capacidade de atendimento
Nada mais frustrante para um cliente do que criar uma expectativa e não alcançá-la. Mais do que isso, se a sua empresa, através de uma campanha, estimular muitas pessoas a irem até seu estabelecimento e você não tiver estrutura para recebê-los, não seria uma experiência desagradável?
Acredito que você concorda. Dessa forma, prepare-se para a sua campanha da melhor forma e organize tudo com antecedência. Se for necessário, estipule reservas, horários pré-definidos, estoque suficiente. Tenha em mente que sua empresa deve proporcionar uma experiência inesquecível ao cliente com a campanha.
Conseguimos ver como uma campanha para vender mais em datas comemorativas pode ter inúmeras características. Além de vender mais, é possível que sua campanha também amplie o seu mercado trazendo novos clientes para dentro do seu negócio.
Porém, é importante sempre planejar com antecedência e levar em consideração quais os estímulos e recompensas que mais farão sentido para o seu público ideal.
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