Tráfego pago: por que a sua empresa precisa investir nessa estratégia?

A seta atingindo o alvo destacado. Publicidade, marketing e segmentação.

Será que é fundamental investir em tráfego pago? Podem existir opiniões diferentes sobre isso, mas o fato mais importante é que hoje essa é, de longe, a estratégia de marketing mais utilizada para ampliar mercado e alavancar negócios. 

Porém, caso essa técnica ainda não faça parte das estratégias de marketing da sua empresa, neste artigo você vai entender de uma vez por todas o que é o tráfego pago, saber qual a diferença para o tráfego orgânico e finalmente entender o porquê sua empresa precisa investir nesta estratégia. 

O que é tráfego pago

Antes de falarmos sobre o porquê sua empresa precisa investir em tráfego pago, é válido entendermos do que se trata. Tráfego pago é um termo que designa uma estratégia de marketing digital em que empresas realizam ações publicitárias em mídias online que geram tráfego para seus sites, perfis em redes sociais, página de captura de leads, etc. 

Lembrando que tráfego, nesse contexto, são os visitantes que chegam até as plataformas e canais da empresa. Com isso, uma estratégia de tráfego pago visa impulsionar o volume recebido de visitantes para um destino escolhido pelo anunciante. 

De forma resumida, uma empresa/marca cria um anúncio e especifica quem (público-alvo) deseja atingir através desse anúncio nas plataformas de gerenciamento de anúncios, disponibilizada por empresas como Google, redes sociais (Facebook, Instagram, TikTok), YouTube, sites parceiros, etc.

Qual a diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago?

Ao contrário de ações patrocinadas, o tráfego orgânico acontece de forma espontânea. Um conteúdo na internet, para ser visto pelos usuários no tráfego orgânico, depende dos mecanismos de busca (como do Google) ou de algoritmos (como das redes sociais).

Ou seja: se trata de 2 estratégias diferentes que exigem esforços diferentes. Enquanto o tráfego orgânico é um modelo que leva mais tempo para trazer resultados e requer um conteúdo de relevância para a audiência que se pretende atingir, o tráfego pago envolve um investimento financeiro maior, podendo direcionar diretamente a comunicação para o público-alvo da empresa.

O que é mais vantajoso: tráfego pago ou tráfego orgânico?

Muitos empresários sempre me perguntam: é essencial investir em tráfego pago? Ou ainda: posso apostar apenas no tráfego orgânico, que é mais barato? A resposta não é simples e exige uma avaliação estratégica. 

Se você observar a explicação anterior, verá que o tráfego orgânico exige mais tempo para trazer efeito. É necessário bastante persistência na produção de um conteúdo que seja interessante e relevante para o público-alvo e depende das estratégias que estão em vigor nos algoritmos das grandes empresas de tecnologia. 

Por isso que, para responder a pergunta de qual é mais vantajoso, sempre utilizo uma comparação com o tempo. Enquanto o tráfego orgânico exige um tempo maior para produzir seus primeiros resultados, com o tráfego pago, de certa forma, você “compra” esse tempo, através do investimento para anunciar o conteúdo. 

Ou seja: o tráfego pago é excelente se você precisa de resultados a curto prazo. Porém, ele tem um custo maior. O tráfego orgânico pode ser uma saída se os primeiros resultados podem ser colhidos a médio e longo prazo – o que dificilmente é uma realidade de pequenas e médias empresas. 

O ideal é unir as duas táticas em estratégias complementares e não depender de apenas um modelo de tráfego para gerar visitas e por consequência, vendas, em suas plataformas digitais. 

Estratégias para investir em tráfego pago

Como pontuei anteriormente, creio ser eficaz investir nas duas frentes para ter resultados melhores e mais rápidos. Entretanto, o tráfego pago, por ser uma estratégia que exige investimento, é essencial que você domine algumas táticas para não perder dinheiro ao investir nele. 

Por isso, neste artigo, separei algumas dicas sobre como investir em tráfego pago de maneira mais eficiente. Confira a seguir. 

1. Saiba quem é o seu público-alvo

Para ter um resultado eficiente com o tráfego pago, é essencial que você tenha clareza de quem é o público-alvo da sua empresa. Sem domínio dessa informação ficará muito mais difícil atingir as pessoas certas com os anúncios. 

Identificar seu público-alvo significa mais do saber qual a sua faixa etária, gênero, profissão, escolaridade, faixa de renda, etc. Identificar quem são as pessoas com maior probabilidade de comprar da sua empresa é dominar quais são os principais desejos e necessidades que esse público tem, solucionado pelo seu produto ou serviço. 

Separei o artigo que já publiquei em meu blog, para que você entenda a diferença entre público-alvo e persona, uma leitura complementar que te dará um entendimento melhor sobre esse assunto e como definir o seu público-alvo.

2. Entenda onde encontrar o seu público-alvo

Depois de saber quem são as pessoas que mais tem chances de comprar seu produto ou serviço, chega a hora de identificar onde essas pessoas se encontram. No meio digital, assim como em qualquer outro meio de comunicação, determinados perfis de pessoas estão mais em um lugar do que em outro.

Por isso que, possivelmente você já ouviu: “anunciei no Instagram e não tive retorno”. Ou então: “impulsionei conteúdo no Google e não vendi nada”.  O que isso quer dizer na prática? Você precisa identificar onde o seu público-alvo está. 

Imagine que você tenha uma borracharia. O seu público-alvo dificilmente estará no Instagram procurando exatamente por uma borracharia, concorda? Certamente esse público está no Google, atrás de uma borracharia para sanar seu problema.

Agora pense que você tem uma estética com um serviço inovador, que ninguém conhece. Nesse caso, você precisa despertar o desejo do público. Para isso, nada mais eficiente que usar o tráfego pago no Instagram, por exemplo, para isso.  

Para finalizar o exercício, pense que a sua empresa é uma agência de viagens. Nesse caso é muito interessante usar tanto redes sociais como mecanismos de buscas. Assim você consegue atingir um público que está ativamente buscando pelos seus serviços, mas também consegue despertar o desejo de quem ainda não estava procurando por eles.

Observar o canal para realizar o tráfego-pago é essencial para não perder dinheiro com essa estratégia.

3. Mande a mensagem certa na hora certa

Outro fator que pode impactar negativamente em uma estratégia de tráfego pago é a uma mensagem em desacordo com o público e o estágio dele na jornada. Sabendo quem é seu público, quais suas dores e desejos é muito importante. São essas informações que dirão a você o que exatamente dizer ao consumidor em seus conteúdos. 

Igualmente importante é ter clareza sobre qual o estágio da jornada. Lembra que anteriormente dei um exemplo sobre uma estética com um serviço inovador e desconhecido ainda? Nesse caso, é necessário ampliar a consciência para despertar o desejo. 

Ou seja: não adianta falar do preço em um anúncio para algo que as pessoas ainda nem sabem se querem. É essencial, nesse estágio, falar dos benefícios do serviço (ou mesmo de um produto), para aumentar esse nível de consciência do consumidor e, assim, fazer com que essas pessoas desejem aquele serviço.

O fato é que o tráfego pago é uma maneira muito eficaz de dar visibilidade para a sua empresa e ter resultados mais rápidos. O tráfego orgânico, por sua vez, é mais demorado, mas perfeitamente complementar a estratégia de tráfego pago. 

O mais importante, sem dúvidas, é ter uma estratégia bem clara do que se almeja e um bom planejamento para evitar perder dinheiro e tempo. 

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