Definir seu público-alvo é o primeiro e mais importante passo de qualquer empresa ou negócio em direção ao sucesso. Veja como definir o seu público-alvo.
Público-alvo são aqueles para os quais você deve direcionar seus esforços em ações de marketing e vendas da sua empresa, pois elas são as pessoas mais interessadas em adquirir seus produtos ou serviços.
Exemplo de público-alvo: Mulheres, entre 20 e 30 anos, residentes de São Paulo, com formação superior, classe B, renda entre R $4000 e R $6000, apaixonadas por moda e decoração.
Se você iniciar uma empresa sem definir seu público-alvo antes, pode ser que você percorra um caminho muito mais tortuoso, e até veja a ter prejuízo no longo prazo.
Isso porque, sem a clareza do PARA QUEM você está falando, você gasta mais recursos (podendo atingir um público que não quer comprar de fato da sua empresa), e assim não tem nenhum lucro em troca.
Como definir o público-alvo do seu negócio
Definir o público-alvo não é nenhum bicho de sete cabeças. É, na verdade, relativamente simples.
Apenas tenha em mente que é uma etapa que você não deve pular ou negligenciar. Siga os passos e dedique um tempo a isso para definir um público-alvo realmente eficiente para o seu negócio.
Ele será importante para nortear as suas campanhas, anúncios, scripts e comunicação.
Também tenha em mente que esse é um passo importante para começar a ter ciência de quem são seus clientes ideais.
Ao final deste artigo, falarei um pouco mais sobre o que você precisa para aprofundar o conhecimento sobre os hábitos e costumes dos consumidores.
Vejamos o passo a passo para definir o seu público-alvo:
1. Pesquise o mercado
Conhecer e entender o mercado lhe dará conhecimento para que você enxergue as oportunidades e as opções que seu público-alvo já tem acesso.
Qual é a visão “macro” do seu nicho de atuação? Da localização do seu negócio? Dos produtos que você oferta?
2. Pesquise a concorrência
Pesquise também como a sua concorrência atua.
Como são seus produtos?
Quais são seus diferenciais?
Como é a forma de atendimento ao público?
Onde os funcionários estão presentes?
Quais canais de comunicação utilizam?
Pesquise também a concentração geográfica do público e a forma de linguagem.
3. Converse com as pessoas interessadas
É muito importante fazer uma boa pesquisa com as pessoas, de forma a encontrar quem realmente pode se interessar pelos seus produtos ou serviços.
Se você já tem um produto definido e quer conhecer as melhores formas de divulgá-lo, essa pesquisa vai ajudar bastante.
4. Defina sua persona
Apesar da definição do público-alvo ser extremamente importante para a eficiência de suas campanhas, só esse conhecimento não basta para aprofundar o conhecimento sobre os hábitos e costumes dos consumidores.
Vamos usar um exemplo:
Seu público-alvo corresponde a engenheiros de 30 a 40 anos que trabalham em grandes empresas, e cuja renda mensal varia de R$5.000,00 a R$15.000,00.
Só com essas informações, você acha que é possível customizar suas campanhas de marketing para atingir esses consumidores?
Provavelmente não.
Mas e se formos mais a fundo? Seu alvo trabalha em uma empresa com chefes autoritários, que não aceitam novas propostas, e ele precisa mostrar dados concretos para gerar mudanças de pensamento e, assim, aplicar novas tendências.
Mais simples de trazer a personalização, certo?
Esse tipo de detalhe, você encontra ao construir a sua PERSONA.
Posso falar mais sobre isso em um próximo artigo (comente aqui embaixo se isso te ajudaria). Mas você pode (na verdade, deve) começar estudando e definindo o público-alvo.
Não deixe de comentar aqui depois o segmento do seu negócio e qual o seu público.