Entenda a diferença entre público-alvo e persona

Qual a diferença entre público-alvo e persona

Público-alvo e persona não são a mesma coisa, mas muitas vezes há certa confusão sobre esses dois termos. O fato é que os dois se referem ao público de um negócio e a empresa que tem clareza sobre seu público-alvo e sua persona consegue resultados melhores. 

Além disso, a definição do público-alvo e da persona de um negócio traz muito mais efetividade nas ações de marketing. Serão eles que irão guiar toda a estratégia de comunicação da sua empresa. 

Neste artigo você irá entender o que é público-alvo, o que é persona e como defini-los na sua empresa. Verá também o que diferencia esses dois termos e por que é relevante para um negócio ter clareza sobre quem é seu público.

O que é público-alvo?

O público-alvo de uma empresa pode ser definido como um grupo de pessoas para quem a sua empresa tem mais probabilidade de vender. Esse grupo é determinado a partir de informações sociais, demográficas e de interesses destes consumidores. Veja a seguir quais são as características que definem o público-alvo.

  • Idade;
  • Gênero;
  • Renda;
  • Nível de escolaridade;
  • Localização;
  • Profissão;
  • Interesses;
  • Hábitos de consumo.

Todas essas características irão traçar um perfil geral desse grupo de pessoas com maior probabilidade de comprar e são importantes para definir a estratégia de posicionamento e comunicação de uma empresa.   

Como definir o público-alvo

Para definir o público-alvo de uma empresa é necessário observar e pesquisar em âmbitos diferentes. Inicialmente, entenda qual o impacto que a solução que sua empresa vende gerará na vida dos consumidores. Ou seja: qual a transformação que esse produto ou serviço irá entregar aos consumidores. 

Tendo consciência do seu produto e das necessidades ou desejos que ele atende, inicie a etapa de pesquisas no seu mercado de atuação. Considere os fatores sociais e culturais. É possível usar ferramentas e relatórios de institutos de pesquisas para ter uma informação ampla. Também pesquise a concorrência e veja que diferenciais eles oferecem e que público tentam atingir. Veja abaixo um exemplo de público-alvo:

  • Gênero: masculino
  • Idade: 35 – 45 anos
  • Nível de escolaridade: Superior completo
  • Renda mensal: R$ 5.000,00 a R$ 10.000,00
  • Localização: Bairros X, Y, Z da cidade de São Paulo
  • Interesse: Viagens e negócios

O que é persona? 

A persona, também conhecida como buyer persona, pode ser definida como um representante do público-alvo. Enquanto o público-alvo tem uma segmentação mais generalizada, que categoriza um grupo de consumidores, a persona é definida com informações pontuais que considera objetivos, interesses e desafios traçando o perfil de uma pessoa representada por um personagem fictício

Como definir a persona

O processo chave é a pesquisa. Realizar pesquisas com os clientes para traçar o perfil do cliente ideal e assim formatar a persona do seu negócio. Durante a pesquisa, procure identificar quais os hábitos dos clientes e como se dá a sua rotina. 

Investigue informações a respeito de onde trabalham, onde vivem e como é a estrutura familiar. Da mesma forma, identifique valores, interesses, desafios que enfrentam e  objetivos dos clientes. 

Em seguida, com base nas informações destas pesquisas, analise os dados e verifique padrões nas respostas. Aquelas informações que se repetirem diversas vezes irão demonstrar o perfil para você definir a sua persona. Veja abaixo um exemplo de persona:

  • Helena Santos, 35 anos, casada. Tem um filho. É executiva em uma empresa multinacional. Gosta de realizar viagens com sua família no período de férias. Entretanto, com a agenda lotada de compromissos, não tem tempo para planejamento e precisa de ajuda para isso. Como se preocupa com o bem estar da sua família precisa confiar no serviço de uma agência de viagens para que tudo ocorra com segurança.  

Qual a diferença entre público-alvo e persona?

Enquanto o público-alvo é uma segmentação de um grupo de pessoas que mais tem probabilidade de comprar da sua empresa, a persona se dedica a traçar um perfil bem detalhado, considerando questões mais subjetivas do cliente. 

A utilização de personas na definição das estratégias de comunicação vem ganhando destaque nos últimos anos. Entretanto, são duas ferramentas de marketing que trabalham juntas. Enquanto o público-alvo irá definir qual a audiência que você deverá atingir, a persona tem o papel de facilitar a comunicação com esse público. Inclusive existem empresas que possuem mais de uma persona em seu negócio. 

Por que definir público-alvo e persona é importante

Se você é empresário e deseja vender mais, saiba que ter isso definido em sua empresa é fundamental para resultados melhores. Um erro que alguns empreendedores cometem é acreditar que o seu cliente é todo mundo. Isto é um erro porque sempre haverá pessoas mais propensas a comprar a sua solução do que outras. Sua empresa deve direcionar os esforços para atrair aqueles que estão mais predispostos. 

Dessa forma, o público-alvo e a persona irão direcionar suas estratégias de marketing para que estas “conversem” com o cliente, atraindo pessoas com maior probabilidade de compra. Além disso, as pessoas tendem a confiar mais em marcas que falam diretamente com suas necessidades e desejos. E você apenas terá clareza sobre quais são eles a partir da definição do público alvo e da sua persona. 

Para ver mais informações com estratégias de marketing e vendas, acompanhe as postagens do blog.

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