Marketing para pequenas empresas: contratar ou não uma agência?

mesa de escritório com diversos objetos em cima

Muitos empresários têm dúvidas se o marketing para pequenas empresas deve ser executado por um time interno ou se é mais vantajoso contratar uma agência. Afinal de contas, essa decisão tem um impacto significativo no orçamento de uma pequena empresa. 

O que é fato é que toda empresa precisa ser vista. E investir em marketing (desde o planejamento, passando pela execução até as campanhas no ar) é o custo da visibilidade que todo negócio tem. 

Por isso, neste artigo vamos trazer alguns pontos que devem ser analisados diante dessa dúvida. Já posso adiantar que não há uma resposta pronta, mas independentemente de ter ou não uma agência há algo que toda empresa precisa considerar e que vamos ver ao longo deste artigo. 

Antes de qualquer coisa, há algo que você precisa saber sobre marketing para pequenas empresas

Existem algumas diferenças entre ter um time de marketing interno ou a contratação de uma agência. Mais adiante vamos explorar essas diferenças. O problema é que muitos empresários acabam contratando uma agência e delegando para essa empresa algo que não deveriam delegar. 

Quem me acompanha há mais tempo aqui no blog ou no meu perfil no Instagram pode já ter visto uma frase que repito bastante: a estratégia da sua empresa deve ser definida por quem paga os boletos. Ou seja, por você, dono da empresa. 

Na contratação de uma agência, muitos empresários acabam delegando a definição da estratégia de marketing (que é muito importante no conjunto de estratégias de qualquer negócio) para essa empresa contratada. 

O grande erro é que essas empresas, mesmo sendo muito boas, não conhecem profundamente o negócio, o cliente e até mesmo a solução (produto ou serviço). São agências que atendem outras tantas empresas, muitas vezes de segmentos diferentes e que com isso acabam apenas executando estratégias de marketing que não necessariamente são as melhores para o seu negócio. 

Por isso que, muitas vezes, algumas empresas têm experiências ruins com a contratação de agências, porque delegam não apenas o “como” fazer, mas também o “o quê” fazer – a estratégia de marketing. 

O que o dono da empresa precisa dominar

Eu mesmo já fui dono de agência por anos, já contratei agência e já tive problemas com algumas delas também. Por isso, afirmo que grande parte das agências são excelentes na operação de seus trabalhos. Por outro lado, a maioria delas não tem a maturidade e o conhecimento suficiente para entender de estratégia. 

Para definir uma estratégia é preciso entender a sua concorrência, as nuances do seu consumidor ideal, as particularidades do seu mercado, etc. O dono do negócio precisa ter esse entendimento e desenvolver sua capacidade analítica para então saber o que, de fato, é o melhor para a empresa. 

Depois de analisar tudo isso, em conjunto com a agência (ou com a equipe interna de marketing) se define qual o melhor caminho para a execução de tal estratégia

Um exemplo da falta de alinhamento entre a estratégia de marketing e a execução é, em algum momento, uma agência sugerir anúncios no Instagram para o seu negócio. Porém, pode ser que para o seu modelo de negócio ou o momento da empresa exija outro tipo de ação. Essa situação apenas fará você perder o dinheiro investido.  

Entenda melhor sobre isso neste meu vídeo explicativo abaixo:

Como avaliar a melhor forma de fazer marketing na sua pequena empresa?

Agora que você já compreendeu a importância do dono do negócio entender estrategicamente para onde sua empresa deve ir e que isso será essencial para nortear as táticas de marketing que serão utilizadas, vamos falar um pouco sobre o que deve ser avaliado quando se fala em marketing para pequenas empresas. 

Cada empresa tem um contexto e não seria produtivo aqui neste artigo definir uma resposta única sobre contratação ou não de uma agência. Como coloquei anteriormente, o que é essencial é que o dono da empresa tenha condições e conhecimento para definir suas estratégias macro de marketing

A partir disso, vamos listar abaixo quais pontos devem ser considerados para que você possa analisar a melhor forma de fazer marketing na sua pequena ou média empresa. 

1. Capacidade orçamentária

Algumas agências, pelo seu know-how e serviços prestados, possuem um custo elevado de contratação. Por outro lado, montar uma equipe interna também exige investimento na contratação e treinamento desses profissionais. E quanto mais capacitado for o profissional, mais caro ele é para o mercado. 

O orçamento tem um peso importante nessa decisão. Mas não é a resposta definitiva. Talvez para a necessidade da sua empresa, uma agência “barata” não seja suficiente. Assim como talvez não seja um social media que seu negócio precisa. 

Mais uma vez reitero aqui a necessidade do dono da empresa entender de estratégias de marketing para poder direcionar o caminho que a sua empresa irá seguir. A estratégia irá ajudar muito a encontrar a resposta se a sua empresa deve ou não contratar uma agência.

2. Grau de particularidades do negócio

Lembre-se que uma agência não irá trabalhar apenas com você. E mesmo as agências tendo capacidade para trabalhar em diversos nichos diferentes, dificilmente você terá um especialista no seu negócio operando sua estratégia de marketing. 

Em alguns modelos de empresas, esse fator não tem um peso tão grande. Mas dependendo da sua empresa, pode ser relevante ter alguns especialistas controlando a operação do marketing. 

3. Quais as necessidades em marketing

Um ponto positivo de agências é que elas possuem em suas equipes profissionais capacitados em todas as áreas (design, copywriter, gestor de tráfego, etc). Não é simples e barato ter uma equipe completa internamente. 

Por outro lado, dependendo das necessidades do seu negócio, alguns trabalhos desses profissionais podem ser pontuais e há até mesmo plataformas que oferecem esses serviços. 

Dessa forma, para decidir, é necessário que você entenda o que cada profissional desses entrega e contrapor com sua estratégia de marketing para ver se é melhor uma agência ou ter uma equipe interna. 

Uma agência pode representar uma facilidade para sua empresa. Porém, é importante lembrar que ao contratá-la você não terá garantido o sucesso de suas ações de marketing (ainda mais se essas ações não forem exatamente aquilo que seu negócio precisa). 

Por isso, você deve trabalhar em conjunto com esta agência (ou seu time interno) para que eles executem a SUA estratégia. 

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