Presente no dia a dia de pequenas e grandes empresas, o marketing digital passou de uma tendência para uma necessidade real em todos os tipos de negócio que desejam se manter relevantes atualmente. E, dentro das estratégias de marketing digital, o marketing de conteúdo é um dos pilares que mais se fortaleceram.
Voltado a educar e conscientizar o público, esse tipo de marketing é utilizado para entregar valor ao potencial cliente, criar vínculos e levá-lo até a decisão de compra do produto ou serviço oferecido pela empresa. No entanto, muitas empresas ainda não exploram corretamente essa poderosa ferramenta em suas estratégias.
Explicamos agora o que é marketing de conteúdo, como ele funciona e quais seus benefícios para os resultados de sua empresa. Confira!
O que é uma estratégia de marketing de conteúdo?
Podemos definir o marketing de conteúdo como uma estratégia de engajamento. Ele tem por objetivo expandir sua rede de potenciais clientes e fidelizar os já existentes, por meio da criação de conteúdo relevante e de valor para a persona. Isso significa que, por meio do conteúdo oferecido por sua empresa, você consegue atrair, envolver e gerar valor para as personas. Assim, valoriza sua marca e, consequentemente, fecha mais negócios.
Uma das diferenças entre essa estratégia de marketing digital e o modelo tradicional é que, no segundo caso, a prática é um tanto invasiva. Ou seja, não permite que a pessoa decida se quer ou não consumir os materiais — como comerciais de TV, anúncios de rádio ou televisão ou mesmo outdoors e outras mídias similares.
Já o marketing por meio do conteúdo não é focado diretamente na venda de determinado produto ou serviço, mas sim em oferecer informação valiosa para quem o lê. A venda, nesse caso, é uma consequência.
Como funciona o marketing de conteúdo?
Essa estratégia se baseia em quatro pilares principais:
- atrair visitantes por meio de conteúdo relevante;
- converter os visitantes em leads (potenciais clientes), com o uso de formulários de contato;
- vender o produto ou serviço que sua empresa oferece e que seu lead está interessado;
- encantar o cliente com conteúdo selecionado e oferecido após a venda, a fim de torná-lo um divulgador de sua marca e de fortalecer a sua relação com ele.
É possível dizer que o marketing de conteúdo funciona de forma reversa ao marketing tradicional. No primeiro, você entrega conteúdo relevante à persona, que encontra respostas para dúvidas e problemas. Depois, oferece o produto ou serviço mais alinhado com a fase da jornada de compra em que ela está, o que aumenta as chances de conversão em venda.
Já no segundo, o produto é oferecido desde o primeiro momento, de forma indiscriminada e generalizada. Além do mais, o contato é mais impessoal e genérico, e não dá para avaliar quais os passos do conhecimento do cliente até a compra.
Quais os benefícios dessa estratégia?
O marketing de conteúdo pode trazer uma série de benefícios para a sua empresa. Entre eles:
- economizar com estratégias de marketing tradicionais;
- ter um contato mais próximo com o cliente;
- aumentar a visibilidade e a autoridade da sua marca no mercado;
- garantir mais tráfego ao seu blog/site;
- reduzir os custos de aquisição de clientes;
- aumentar as vendas;
- aumentar seu ticket médio, por meio da personalização da oferta de venda e da fidelização do cliente.
Como aplicar essa estratégia?
Agora que você já entendeu melhor o que é marketing de conteúdo, como ele funciona e também alguns de seus benefícios, chegou o momento de aprender como aplicá-lo na estratégia de marketing da sua empresa. Confira!
Blogs
Os blogs são utilizados por grande parte das empresas que apostam em estratégias de marketing de conteúdo. As postagens em blogs são ferramentas bastante populares dentro do marketing digital e podem ser utilizadas em todas as etapas do funil de vendas.
Vale salientar que não existe um formato padrão para conteúdos de blog nesse tipo de estratégia. Até porque, para serem eficientes, deve-se levar em conta o mercado, a etapa do funil de vendas e o tipo de persona. A partir desse entendimento, são escolhidos os formatos, os conteúdos e a linguagem mais adequados.
Vídeos
O vídeo é um dos formatos de conteúdo mais populares da atualidade. Com o acesso crescente a planos de internet, que permitem o consumo facilitado desse tipo de mídia, a tendência é que ele se fortaleça ainda mais nos próximos anos.
O marketing em vídeo é uma ótima forma de disseminar ideias, apresentar soluções para problemas e dúvidas da persona e até mesmo esclarecer questionamentos a respeito dos produtos ou serviços oferecidos por sua empresa. Inclusive, muitas vezes é o tipo de conteúdo mais acessível na estratégia de marketing digital.
Redes Sociais
Não se pode dissociar as redes sociais das estratégias de conteúdo, afinal, elas são ferramentas poderosas de publicação e de disseminação do conteúdo produzido. Aqui, não nos referimos apenas aos materiais feitos especificamente para elas (como nos Stories para Instagram e Facebook), mas também aos de outras mídias, como blogs, canais do YouTube, dentre outros.
É importante que o uso das redes sociais esteja alinhado com o planejamento de marketing de conteúdo. Nesse sentido, a empresa deve escolher aquelas que mais se encaixam na proposta e prestar atenção à linguagem adotada em cada uma delas, para que possa dialogar com a persona de modo eficiente.
Qual a relação do marketing de conteúdo com os 8Ps do marketing?
Como você deve ter percebido, o marketing de conteúdo utiliza os conceitos tradicionais do marketing e os aplica em novos formatos, por meio de conteúdos não-invasivos e que educam a persona. Por isso, é possível relacionar os 8Ps do marketing às estratégias de conteúdo da sua empresa e usá-los para aumentar seus resultados.
Por desenvolver uma metodologia eficiente para a estratégia de marketing da sua empresa, aplicar os 8Ps no marketing de conteúdo permite facilitar e melhorar não só o processo, como também os resultados obtidos por meio dos conteúdos.
Como vimos, implementar uma estratégia inteligente de marketing de conteúdo é um passo importante para alavancar os ganhos da sua empresa. Além de potencializar sua visibilidade online, ainda educa sua persona, alinha as expectativas de compra e fideliza seu cliente. Sem contar que apresenta um excelente custo-benefício, mesmo para as pequenas empresas.
Quer continuar aprendendo sobre estratégias de marketing? Então, veja agora o que são e como usar os 8Ps do marketing em sua empresa!