Instagram, Facebook ou Google: existem diversos canais em que seu negócio pode estar exposto. Mas, para que você tenha o máximo de resultado com o mínimo de investimento, você deve saber qual o MELHOR canal para o SEU negócio.
Para você montar um Funil de Vendas, após escolher o público e descobrir onde ele está (locais online e offline), você vai ter que analisar qual fonte de tráfego você vai usar, ou seja, onde você vai fazer anúncios.
Os anúncios são como o CORAÇÃO do seu Funil de Vendas.
Aquele que bombeia sangue (os leads) por todo o seu funil de vendas.
Sem anúncios, seu Funil de Vendas fica muito aquém do que ele poderia alcançar em termos de vendas e lucros para sua empresa.
É como uma Ferrari com gasolina adulterada, ou até sem gasolina.
Existem muitas (TV, jornal, revista, outdoor, LinkedIn, YouTube, Instagram, Facebook ou Google), porém, algumas, para o seu caso específico, será a melhor.
Quando digo “melhor”, estou querendo dizer uma fonte de tráfego que traga público qualificado por um preço que gere um ROAS (retorno sobre o investimento em anúncio) acima de 5, no mínimo.
As 3 mais famosas, sem dúvida nenhuma, são Instagram, Facebook ou Google.
Nesse artigo, eu vou te ajudar a descobrir qual das três (ou talvez as três) é a melhor para o seu negócio.
1. Você sabe qual o perfil do público?
Essa é a primeira coisa a se pensar para entender qual o melhor canal para o seu funil de vendas.
Se você sabe responder perguntas como:
Seu cliente ideal é homem ou mulher?
O que ele gosta de fazer nas horas vagas?
Qual a profissão dele?
Qual a maior dor que ele tem que seu produto resolve?
Qual o maior sonho dele?
Ele curte que tipo de música?
Ou que tipo de comida?
Ou então, que sistema operacional ele usa no celular (iOS ou Android)?
Pense sobre essas perguntas e passe para o segundo passo.
2. Você conseguiu responder as perguntas anteriores?
Se você conseguiu responder alguma pergunta anterior ou então sabe a resposta de perguntas similares, existe uma grande chance de você ter maior ROAS anunciando no Facebook ou Instagram.
Por exemplo: se você tem uma clínica de reposição hormonal, é muito possível que o Instagram seja sua melhor mídia.
Uma loja de roupas femininas também é Instagram.
Uma clínica de emagrecimento pode usar o Facebook ou Instagram (dependendo do ticket médio).
3. Instagram, Facebook ou Google?
Se o seu público é das classes AB1, então, existe uma chance maior de encontrá-lo no Instagram. Não é uma regra, mas é uma probabilidade maior.
Se o seu público é das classes B2CD, existe uma chance maior de encontrá-lo no Facebook.
Em relação ao Google, iremos entender quando (e se) usá-lo no próximo passo.
4. Você sabe o que o seu cliente busca?
Se ele for no Google, qual palavra-chave ele vai buscar?
Por exemplo, se você é uma empresa de limpeza de estofados sabe que a busca é por “limpeza de estofados”.
O mesmo acontece para “quiroprata Moema”, “Curso de alemão” ou “como pintar um carro”.
Para essas empresas, o Google é a mídia de maior ROAS.
5. Se você sabe o perfil e a busca…
Daí, você está no melhor dos mundos. Pode usar todas as mídias (Instagram, Facebook ou Google), combiná-las e testar o que funciona melhor para cada campanha e estratégia.
Claro que este é apenas um dos passos que compõem um Funil de Vendas matador.
Vou deixar aqui mais dois artigos que podem te ajudar nisso:
O que é um Funil de Vendas e como aplicá-lo pode ajudar a sua empresa a lucrar muito mais
Como criar um funil de vendas em sua empresa (o passo a passo)
6. Quer minha ajuda?
Gostaria que eu pessoalmente ajudasse a sua empresa a construir o seu Funil de Vendas ideal?
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