“Por onde começar o meu Funil de Vendas?”. Essa é uma das perguntas que eu mais recebo no meu direct no Instagram e, por isso, hoje vou ensinar o funil de vendas para iniciantes – o passo a passo para você começar a implementar a sua estratégia.
Se você segue meu conteúdo, já entendeu que somente anúncios no Instagram ou um bom vendedor não bastam para construir uma empresa de sucesso.
É preciso um Funil de Vendas, ou seja, um processo que una desde a escolha do público, escolha da fonte de tráfego, criação de anúncios, desenvolvimento de scripts de primeira venda e de vendas recorrentes.
Parece muita coisa, então, por onde começar?
Continue lendo este artigo para entender como criar um funil de vendas para iniciantes, ou seja, como você pode começar o Funil de Vendas da sua empresa (ainda que você esteja perdido agora).
1. Liste as etapas do Funil de Vendas para iniciantes na sua empresa
Toda empresa tem um Funil de Vendas, seja um Funil curto com o da maioria dos supermercados (visita na loja > compra) ou um funil mais longo como o da maioria das clínicas (ligação > agendamento > comparecimento > fechamento > recompra).
Então, em primeiro lugar, liste todas as etapas do seu Funil de Vendas.
Como distinguir uma etapa do funil?
Se nem todos que passaram por um passo anterior avançam para o passo atual, então, é uma etapa nova.
Por exemplo, nem todos que ligam para a clínica agendam uma visita e nem todos que agendam a visita comparecem.
E nem todos que comparecem fecham um tratamento.
Por isso, temos as etapas (ligação > agendamento > comparecimento > fechamento).
Esse esquema abaixo deixa mais ilustrativo o funil de vendas para iniciantes, e suas respectivas etapas (perceba que é, realmente, um FUNIL, porque a capa nova etapa, há um filtro de pessoas que passam):
2. Levante os indicadores de Marketing e Vendas
Após listar as etapas, chegou a hora de levantar os números de cada etapa. Veja o exemplo a seguir a partir de um investimento de R$4.000 em anúncios.
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3. Levante os indicadores financeiros
A maneira como o seu Funil de Vendas está configurado gera uma determinada Receita, ticket médio (receita dividida pela quantidade de vendas), CAC (custo de aquisição do cliente, que é o investimento dividido pela quantidade de vendas) e o ROAS (que é a receita dividida pelo investimento).
4. Descubra onde o funil está cobrando
Levante os percentuais de cada etapa e descubra qual a etapa que está prejudicando todo o resultado.
No exemplo da imagem anterior, vemos que a quantidade de comparecimentos está muito baixa para a quantidade de agendamentos (22,1%), então é nela que temos que mexer, e não no Funil inteiro.
A pergunta então passa a ser, “o que você pode fazer para melhorar a quantidade de comparecimentos?”.
5. Crie um plano de ação para o seu funil de vendas para iniciantes (e execute)
Discuta com sua equipe o que deve ser feito para melhorar essa etapa do Funil de Vendas.
Por exemplo, fazer uma dupla confirmação de comparecimento, prometer um brinde no comparecimento etc.
Por mais que você esteja começando, e este seja um funil de vendas para iniciantes (e, talvez, o primeiro funil que você esteja executando), é importante planejar, executar, monitorar e ajustar.
Crie o plano e execute-o.
6. Meça o novo resultado após a execução do plano
Após executar o plano, meça os resultados e veja se houve melhora na performance do Funil de Vendas. Digamos que os novos resultados (1 mês depois, por exemplo) tenham sido esses:
Novos indicadores financeiros
Com a melhora de uma única etapa do Funil (na etapa do comparecimento), os resultados financeiros aumentaram em 78% (de R$39.210 para R$69.696).
Percebe como não se pode pular essas etapas?
- Planejar
- Executar
- Monitorar
- Ajustar.
Este é um ciclo contante, e a cada melhoria, seu funil de vendas performa melhor e entrega mais resultados.
Se você está na etapa de funil de vendas para iniciantes, minha dica é não esperar estar “perfeito” para rodar (afinal, é só executando que você saberá, através dos indicadores, onde ajustar).
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