Estratégia de marketing de conteúdo: tudo o que você precisa saber para aplicar na sua empresa

Homem digitando em um notebook

As empresas que utilizam marketing de conteúdo conseguem, através dessa estratégia, construir sua autoridade em seu nicho de mercado, se tornar relevante e ser lembrada pela sua audiência.

Mas, muito além disso, o marketing de conteúdo é uma estratégia muito relevante para a divulgação da marca e, por consequência, uma ferramenta importante para alcançar novos clientes ou manter quem já é cliente engajado.  

Você deseja saber como aplicar esta estratégia na sua empresa? Continue lendo este artigo para entender o que é o marketing de conteúdo e seus objetivos e como aplicar a estratégia em sua empresa. 

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma estratégia de produção e distribuição de conteúdo de valor (ou seja, de interesse) do seu público-alvo. Dessa forma, através dessas ações, o objetivo da sua empresa ao produzir tais conteúdos será o de construir autoridade junto ao público-alvo.

As ações de uma estratégia de marketing de conteúdo produz o efeito de tornar a sua empresa presente ao consumidor. E quanto mais presente for a sua marca para um consumidor, mais ele lembrará e confiará em você, aumentando a probabilidade de conversão futura.   

Qual é o objetivo do marketing de conteúdo

Uma relação comercial vai muito além do processo de compra e venda. Cada vez mais precisamos considerar o propósito do negócio e da solução ofertada na vida do consumidor. 

Assim, o marketing de conteúdo auxilia em gerar esse relacionamento e a conexão da marca com o consumidor muito antes do processo de venda. Dessa forma, através de estratégias de conteúdo é possível alcançar diversos propósitos. Veja a seguir:

  • Construção de autoridade: Produzir conteúdos baseados nas necessidades da audiência é importante para construir a autoridade da sua marca em relação ao seu nicho de atuação. Muito válido, inclusive, quando se trata de um novo mercado, onde os consumidores precisam ser educados sobre a solução. Ter autoridade facilita o processo de venda futuro. 

  • Reconhecimento da marca: Da mesma forma como o conteúdo auxilia na construção da autoridade da empresa, tornar a marca uma referência para o consumidor também é possível através do marketing de conteúdo. Com isso, a audiência que se relaciona com seu conteúdo tem mais chances de considerar a marca em uma decisão de compra. 

  • Construção de base de leads: Para a captação de leads, contatos de pessoas que representam uma oportunidade de negócio, o marketing de conteúdo é uma estratégia muito eficiente. Além da própria captação, esta estratégia também oportuniza aumentar o nível de consciência dessa base. 

Uma estratégia de marketing de conteúdo pode gerar vendas?

Nem sempre o ganho direto do marketing de conteúdo será a geração de vendas. Mas ocasionalmente elas podem sim gerar vendas. Inclusive, em empresas que têm estratégias robustas e duradouras de marketing de conteúdo, boa parcela das vendas são originadas em ações de marketing de conteúdo. 

Entretanto, o que é necessário ter em mente é que mesmo não sendo o objetivo direto da produção de conteúdo o aumento de venda é uma consequência natural da estratégia. O marketing de conteúdo visa conduzir o consumidor ao longo do funil de vendas, aumentando o nível de consciência, guiando-os até a tomada de decisão. 

Marketing de conteúdo é um jogo de longo prazo

Antes de falarmos sobre estratégias para aplicar marketing de conteúdo é necessário deixar claro que esta técnica tem objetivos de longo prazo. Ou seja: é um jogo que precisa de consistência, qualidade e congruência. 

Por isso que, ao longo deste artigo, você verá referência a produção de conteúdo de qualidade, que geram valor a audiência. Isso porque ações de conteúdo sem regularidade e que não aumentam o nível de consciência da audiência em relação a solução da sua empresa, não trarão os benefícios de uma estratégia de marketing de conteúdo. 

Além disso, manter a congruência, ou seja, a correspondência entre o conteúdo produzido e divulgado nos canais da sua empresa ao longo do tempo e a sua solução é extremamente relevante. Isso tanto para a construção da audiência adequada, quanto para ter melhores resultados.

Aplique estratégia de marketing de conteúdo na sua empresa

As possibilidades que envolvem marketing de conteúdo são diversas. Elas podem variar conforme o objetivo e posicionamento da sua empresa. Não necessariamente o que traz mais resultados para um tipo de negócio poderá trazer o mesmo benefício ao seu. 

Por isso é preciso observar alguns pontos importantes para usar estratégias de marketing de conteúdo em sua empresa. Continue lendo os próximos tópicos para entender melhor.

Tenha objetivos e organize-se 

Tenha objetivos claros para produzir conteúdos melhores e relevantes para a sua audiência. Ou seja, marketing de conteúdo não se trata de produzir conteúdo de forma aleatória. É necessário ter clareza do que se pretende com determinado conteúdo (para que mídia, qual a finalidade do conteúdo, etc). 

Da mesma forma, além de saber o que se almeja, é necessário organizar a produção de conteúdo. Assim, utilizar ferramentas que auxiliam nessa organização ajudarão inclusive a ajustar o objetivo de cada conteúdo.

Estabeleça sua persona

Saiba sempre para quem o seu conteúdo será produzido, ou seja, quem é a sua persona. Além de auxiliar no planejamento das pautas, produzir conteúdos sobre as dores e desejos do seu público alvo é essencial para atrair o público certo (aquele que tem mais probabilidade de comprar de você).

Ao produzir conteúdos sem ter em mente para quem está se escrevendo pode deixar o material bastante genérico ou então atrair um público errado, que tem menos chances de conversão.

Crie um calendário editorial

Estabeleça antecipadamente um calendário para suas ações de marketing de conteúdo. Ele ajudará a registrar todas as ideias para produção de conteúdos futuros (mesmo aquelas que depois possam não ser publicadas). 

Além disso, ao estabelecer um calendário editorial, coloque a frequência de ações que estão em seu objetivo. É importante seguir esse planejamento, pois quanto mais vezes você publicar conteúdos em redes sociais ou blogs, maior será a captação de leads ou o engajamento. 

Por fim, com o auxílio de um calendário é possível visualizar os assuntos planejados. Dessa forma, é viável alterar área temáticas para suprir melhor as diferentes necessidades da audiência. O calendário pode ser feito das mais variadas formas, desde planilhas em nuvem, como Google Sheets, até outras ferramentas como Google Calendar ou Trello

Estruture conteúdos que gerem valor

Preze sempre pela qualidade do seu conteúdo. Antes de produzir uma enorme quantidade de posts e textos, veja se eles são relevantes para o seu público. Além disso, verifique se eles constroem valor, ou seja, que respondem às dúvidas e anseios da audiência de forma completa. 

Chame para a ação

Os conteúdos produzidos não podem finalizar em si mesmo. Sempre convide o usuário a uma ação, também conhecido como CTA (Call to Action). Em uma rede social, convide-o a compartilhar a publicação, por exemplo. Em um blog você pode convidá-lo para assinar uma newsletter ou para ler outro artigo. Escolha uma ação que seja mais relevante para sua estratégia.

Canais para aplicar marketing de conteúdo

Há diversas ferramentas que possibilitam gerar conteúdo para o seu público-alvo. Sua empresa não necessariamente precisa usar todas. As que devem ser usadas são as que fazem sentido em sua estratégia de marketing e relacionamento com o público-alvo. Veja as mais utilizadas:

  • Redes sociais: conteúdos de consumo rápido, muitas vezes mais visuais do que textuais. Também podem ser utilizadas como ferramenta para compartilhar conteúdos publicados em outros canais.

  • Blog: ideal para entregar materiais mais completos, explorando dúvidas ou resolvendo algum problema que a audiência enfrenta. Importante estratégia para posicionar o site na busca orgânica do Google, o que pode atrair muitos leads para a sua página. 

  • Ebook: canal para aprofundar bastante algum tema, trazendo um guia completo para o usuário sobre determinado assunto. É uma forma muito eficaz para a captação de leads, uma vez que o usuário precisa conceder o seu contato para acessar o material. 

  • Vídeos: possibilidade de produção audiovisual de conteúdo, útil para prender a atenção do usuário e humanizar o contato. 

Neste artigo você viu como o marketing de conteúdo pode ser uma ótima estratégia para impulsionar as estratégias de divulgação da sua empresa, ganhar autoridade e credibilidade. 

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