Veja neste artigo um passo a passo de como vender serviços pela internet sendo um profissional liberal ou autônomo. Você irá conhecer um processo chamado funil de vendas, que possibilitará escalar o faturamento do seu negócio com a venda de serviços pela internet.
Considerar estratégias para estar presente na internet deixou de ser um diferencial. A presença online é uma necessidade para quem deseja fechar mais negócios, não apenas pelos desafios impostos pela pandemia de Covid-19, mas também pela importância que a internet tem assumido no cotidiano e hábitos de consumo da população.
Em primeiro lugar, vamos entender melhor por que um profissional liberal ou autônomo deve estabelecer um funil de vendas e quais são as vantagens de ter um. Em seguida, você saberá os detalhes de como é um funil de vendas e um passo a passo para você aplicar.
Entenda por que usar um funil de vendas para vender serviços pela internet
Muitas vezes o profissional liberal possui uma excelente formação técnica e se tornam ótimos dentistas, excelentes advogados, renomados nutricionistas e por aí vai. Por outro lado, em sua formação, normalmente não é ensinado como vender seus serviços, o que é bastante importante se tratando de um autônomo ou liberal.
Vender um serviço, assim como um produto, exige um processo. Portanto, nos próximos parágrafos, você vai entender quais as vantagens de estabelecer um processo de vendas mesmo sendo profissional autônomo ou liberal.
Processo de vendas: saiba quais são os benefícios
Estabelecer um processo de vendas permite que qualquer negócio, inclusive os de serviços, alcance a previsibilidade em seu faturamento. Assim, veja nos itens abaixo os benefícios diretos de estabelecer um processo de vendas:
- Um processo é replicável: um processo de vendas que funciona e gera fechamentos de negócios pode ser reproduzido de forma linear ao longo do tempo.
- Você pode escalar seu negócio ao ter um processo: pelo fato de você poder replicar seu processo de vendas, tem condições de escalar seu faturamento de forma estruturada e consistente.
- Saiba mensurar a performance de vendas dos seus serviços: o mais importante para um dono de negócio, inclusive para autônomos e liberais, é ter controle sobre ele. Dessa forma, apenas com processos você saberá seus números e identificar o que pode ser melhorado.
- Tenha previsibilidade: quando você não tem um processo, você acaba refém da sorte e nunca sabe quanto irá faturar no mês seguinte. Portanto, o processo de vendas trará mais estabilidade a sua receita.
Ao longo da minha experiência, observei que grande parte dos profissionais autônomos e liberais usam a indicação para fomentar as vendas. Depender apenas desse modelo para vender os serviços traz uma série de inconvenientes.
Se você é um profissional que depende da indicação para fechar negócios com novos clientes, dificilmente você tem previsibilidade e capacidade de escalar seu negócio. Como consequência, você não tem como mensurar, melhorar e reproduzir o processo, pois depende da indicação.
Como vender serviços pela internet: um passo a passo
O primeiro ponto a observar quando você deseja vender seus serviços pela internet é que você precisa estabelecer um funil de vendas. Em seguida você irá entender o que é um funil de vendas e um modelo que sugiro para profissionais liberais ou autônomos.
Funil de vendas: entenda o objetivo
De forma bastante resumida, pode-se dizer que um funil de vendas tem como objetivo conduzir um “desconhecido”, ou seja, uma pessoa que não conhece seus serviços, até que ele se torne um cliente.
Veja as etapas de um funil:
1. Topo de funil
Os anônimos não conhecem a sua empresa. Então essa etapa é que você deve mostrar a eles que seu serviço pode resolver os problemas que eles têm ou ajudar a conquistar os seus desejos. Você irá atrair os anônimos por meio de uma promessa ou oportunidade. Ainda nesse artigo veremos a forma correta de fazer isso para profissionais liberais ou autônomos.
2. Meio de funil
Nesta etapa você pode falar para o seu contato (que também é conhecido por lead), quais os resultados que seu serviço entrega, como funciona e o que ele pode esperar. “Aqueça” esse desconhecido e gere valor explicando seu mecanismo. Utilizar vídeos nesta fase é bastante relevante, assim como recorrer a cases de sucesso de clientes seus.
Observação importante: as características técnicas do seu serviço não são alvo do interesse do consumidor. Então tenha foco nos benefícios, ou seja, o que ele irá ganhar se contratar seu serviço.
3. Fundo de funil
Momento de formalizar a oferta. Depois do processo de aquecê-lo que você viu anteriormente, esse possível cliente está muito mais consciente da sua oferta e por consequência muito mais propenso a comprar de você.
Agora que você entendeu como funcionam as 3 etapas de um funil de vendas, no próximo tópico você verá um passo a passo que pode ser aplicado por profissionais autônomos ou liberais.
Funil para vender serviços pela internet
Veja os 4 passos abaixo sobre como vender serviços pela internet. São dicas bastante práticas específicas para profissionais liberais e autônomos.
1. Público-alvo
Para qualquer funil de vendas funcionar, antes dele você precisa ter bastante claro qual é o público certo para atrair com seu funil. Sendo assim, se você fizer um esforço para atrair o público errado, os resultados não serão bons. Para entender melhor como classificar seu público, veja este artigo sobre como escolher o público certo para seu negócio.
2. Onde encontrar seu público
Depois de definir qual é o público alvo, chegou a hora de entender onde estão essas pessoas. O onde que me refiro é em que plataforma aquele público alvo mais se encontra. Dependendo do nicho de atuação, eles podem se concentrar mais em uma rede social ou no Google, por exemplo. É importante ter essa resposta, pois da mesma forma que o público-alvo certo, acertar onde eles estão é fundamental para sua estratégia funcionar.
3. Anuncie
Sabendo onde está e quem é seu público, chegou o momento de anunciar a ele. Acredito que para o setor de serviços, o melhor tipo de anúncio é de conteúdo de valor, ou seja, algo relevante, relacionado a sua atuação, que traga uma informação valiosa ao seu público. Por meio deste conteúdo, ajude-o a encontrar uma solução para seu problema ou uma forma de realizar um desejo.
Ou seja, neste anúncio você não irá oferecer seu serviço. Muitas vezes o consumidor não tem ideia de que o seu serviço pode ajudá-lo. Então o papel desse conteúdo é levar essa possibilidade até ele, mostrando então uma oportunidade.
4. Sessão estratégica
A melhor forma de abordagem para a área de serviços é através da sessão estratégica. Diferentemente de quando se fala de produtos, o serviço exige um contato entre o possível cliente (seu lead) e o prestador de serviço (o próprio prestador, ou alguém que desempenhe o papel comercial, como uma secretária, por exemplo).
No seu anúncio de conteúdo direcione o contato perguntando se ele deseja entender melhor sobre aquela oportunidade ou saber se aquela possibilidade serve para ele, falando com um especialista. Em seguida, direcione-o a uma página de cadastro, onde ele irá deixar seu contato (nome, e-mail, número de telefone, etc).
A partir desse cadastro você marca o que chamamos de sessão estratégica. Ou seja, uma conversa com esse contato, que pode acontecer pelo WhatsApp, através de uma reunião, uma ligação, etc. O objetivo da sessão estratégica para o prestador de serviço será conduzir ao fechamento.
Neste artigo, você entendeu o que é e quais as vantagens em ter um funil de vendas e um exemplo para profissionais liberais e autônomos de como utilizá-lo para vender serviços pela internet. Para você conhecer mais estratégias de vendas como essa, acompanhe as postagens do blog.