Vender pelo WhatsApp tem se mostrado uma verdadeira máquina de vendas em muitas empresas. Estamos falando de um aplicativo que revolucionou a forma como nos comunicamos pelo celular. E, então, por que não incorporá-lo como uma ferramenta de vendas na sua empresa?
Muitas empresas já fizeram isso e conseguem bons resultados diariamente. Mas caso sua empresa ainda não tenha adotado o WhatsApp para vender, recomendo que continue a leitura deste artigo.
Você verá por que o WhatsApp pode ser muito vantajoso na sua área comercial e em que momentos a ferramenta é bastante oportuna. Além disso, irá tirar suas dúvidas práticas com 11 dicas para vender pelo WhatsApp.
Por que você sua empresa deve considerar fazer vendas pelo WhatsApp
O WhatsApp já faz parte da nossa rotina. Possivelmente você que está lendo este artigo verifique o seu aplicativo diversas vezes ao dia. Provavelmente você também tenha diminuído drasticamente a quantidade de ligações telefônicas convencionais depois que começou a utilizar o WhatsApp.
Conforme apontam as estatísticas, 99% dos smartphones brasileiros possuem WhatsApp. Ou seja: praticamente todo mundo que tem um smartphone utiliza esse aplicativo de mensagem. Mas, muito mais do que uma ferramenta para troca de mensagens rápidas, o aplicativo tem ganhado posições como um canal de vendas.
Através do WhatsApp as empresas vêm aumentando as suas vendas e diversificando as formas de contato com os clientes. Além disso, as diversas possibilidades de interação, através do envio de vários recursos de mídia (texto, áudio, fotos, vídeos), facilitam a comunicação e aproximam a empresa do cliente.
Por fim, ao usar o WhatsApp na equipe comercial sua empresa poderá acompanhar informações importantes como quantidade e tempo de atendimento da equipe. Outra vantagem é que o aplicativo também serve como registro de todas as informações.
Mídia de atração x mídia de conversão
O WhatsApp é uma mídia de conversão, assim como o telefone ou outras formas de abordagem do cliente como reuniões, atendimento no balcão e etc. Assim, ela não é uma mídia de atração de novos contatos.
Para captar novos clientes e, então, abordá-los pelo WhatsApp, você precisará usar mídias de atração, como Instagram, Facebook, Google, YouTube, etc. Com isso, você terá uma base de contatos para que sua equipe comercial a transforme em clientes de primeira compra utilizando o WhatsApp.
Para construir a lista de contatos da sua empresa, você precisa fazer uso de uma estratégia de recompensa, onde o consumidor terá acesso ao material ao conceder o seu número de WhatsApp. Para entender mais sobre o processo de captação de contatos através de uma mídia de atração com estratégia de recompensa, veja este artigo: Captação De Leads: 3 Passos Para Vender Mais.
Vender por telefone ou pelo WhatsApp?
A popularização do WhatsApp fez com que muitas equipes comerciais começassem a utilizar apenas o aplicativo de mensagens. Apesar de ele ser de fato muito efetivo para vender, por vezes, em alguns negócios é necessário utilizá-lo como um ferramenta auxiliar ao tradicional uso do telefone.
Para produtos de ticket mais alto apenas o uso do WhatsApp pode não ser totalmente efetivo. Na ligação há mais possibilidades de fazer perguntas, matar objeções, aplicar técnicas como escassez e garantia de forma mais fluída. Uma estratégia é utilizar o WhatsApp como um auxiliar na continuidade da conversa (envio de um material extra, por exemplo), troca de recados rápidos e estratégias de follow-up.
Por outro lado, para tickets mais baixos e quando o consumidor já está bastante aquecido (ou seja, já tem bastante consciência sobre a sua solução e está muito perto do estágio de fundo de funil) o WhatsApp é bastante eficiente.
11 dicas para vender pelo WhatsApp
Apesar de ser um aplicativo utilizado massivamente no dia a dia, em relação ao uso para fomentar negócios, alguns cuidados são necessários. Afinal você está falando com seus clientes.
Por isso, a seguir você verá algumas dicas de como vender pelo WhatsApp.
1. Utilize a versão Business
Faça uso da versão comercial do aplicativo, que foi desenvolvido justamente para empresas utilizarem. O WhatsApp Business tem como vantagem a possibilidade de acompanhar métricas, tais como quantidade de mensagens enviadas, entregues e lidas.
Além disso, através das listas de transmissão, sua empresa poderá categorizar os contatos. Nesta versão comercial também é possível fazer uso de envio automático de mensagens. Outra vantagem é que você consegue separar a sua conta pessoal da conta profissional, zelando pela imagem do seu negócio diante dos clientes.
2. Transmita uma imagem profissional
Lembre-se que o WhatsApp como ferramenta de contato com o cliente deve transmitir uma imagem segura e de profissionalismo ao consumidor. Por isso, não é recomendado o uso de fotos pessoais, em momentos descontraídos ou com familiares. Assim, opte por imagens que transmitam profissionalismo.
Do mesmo modo não é indicada a utilização de apelidos. Por isso é importante o uso de uma conta comercial como vimos no item anterior. Ao misturar características pessoas você poderá conduzir o cliente a ter menos credibilidade no seu trabalho.
3. Faça uso do recurso catálogo
Nas configurações da conta do WhatsApp Business, na opção catálogo, você poderá adicionar fotos do seus produtos e informações como preço, descrição e até mesmo link de redirecionamento.
É um excelente recurso se sua empresa não tem um site, por exemplo. Possibilita informar ao consumidor todos os produtos disponíveis, o que pode acelerar o processo de decisão de compra. É bastante útil para empresas menores, que não contam com muitas ferramentas e grande equipe.
4. A abordagem inicial deve ser cuidadosa
Tenha cuidado com a primeira mensagem enviada. Os consumidores não desejam que seu WhatsApp se transforme em um depósito de ofertas. Assim, a abordagem inicial, inclusive para aqueles que sinalizaram o interesse pelo contato, deve ser cuidadosamente planejada.
Nesse primeiro momento ele não tem consciência da sua solução e pode até nem mesmo lembrar que deixou o contato dele em troca de alguma recompensa, por exemplo. Assim, seu script deve contemplar a apresentação do vendedor e qual o nome da empresa que ele está representando. É importante, também, pedir permissão para continuar a conversa.
5. Tenha números de contatos diferentes para cada departamento
Separe os números para cada finalidade, conforme o setor. O número usado para vendas ativas deve ser diferente do número de suporte, por exemplo. Da mesma forma, os contatos de quem já é seu cliente, idealmente devem ser tratados em um número distinto daquele utilizado na prospecção de novos.
Proceder dessa forma organiza a informação e torna o atendimento das áreas muito mais dinâmico e profissional, sem transmitir uma sensação de desorganização ao consumidor. Essa organização também minimiza a chance de deixar alguém sem resposta.
6. Faça backups
Realize backups de forma periódica. Isso irá evitar perder contatos e históricos de negociações importantes. Muitas vezes só damos importância ao backup quando perdemos informações importantes. Porém, nessas horas já é tarde demais. Portanto, configure para que o aplicativo faça backups periódicos em nuvem, para garantir que as informações não fiquem apenas no aparelho.
7. Responda ao consumidor como ele fala com você
Durante o contato com o consumidor, perceba como ele responde para você. Ou seja, se você manda um texto e ele responde com um áudio, comece a responder também com áudios. Talvez ele esteja envolvido em algum processo que não pode ler e escrever e fica mais prático ouvir a sua resposta.
Se ele envia textos curtos, também adote essa maneira de se comunicar. Dependendo do seu nicho e do público, usar uma linguagem mais descontraída e emojis pode humanizar o contato.
8. Personalize as mensagens
Nada mais desagradável do que receber uma mensagem que transmite a sensação de que foi enviada para inúmeras pessoas ao mesmo tempo. Principalmente no WhatsApp. Se você fizer isso, corre o risco das pessoas acabarem bloqueando seu número.
Por isso, personalize as mensagens e não deixe com que o cliente perceba que a mensagem está sendo enviada para outras pessoas também. Atentar para esse cuidado gera muita conexão com o público.
9. Seja claro e tenha cuidado com erros ortográficos
Preze pela clareza, objetividade, gentileza e respeito na comunicação. Tenha muito cuidado com o texto. Portanto, revise sempre para evitar erros ortográficos e de correção automática. Enviar textos com erros, mesmo que não intencionais, causa uma má impressão ao consumidor.
10. Priorize a resposta aos clientes
A resposta ao consumidor deve ser sempre priorizada. Assim como você, eles também não gostam de ficar esperando por respostas. Lembre-se que os clientes sempre serão a prioridade no seu negócio.
Em períodos de ausência e finais de semana, configure uma mensagem automática avisando da ausência. Avise que, assim que possível, ele será respondido. No retorno ao trabalho, priorize imediatamente as respostas a essas mensagens.
11. Respeite os horários dos clientes
Evite enviar mensagens em horários que fujam do período comercial. Se identificar que o consumidor não pode responder contatos em determinado horário, respeite essa indisponibilidade e não faça contatos nesse período.
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