Iniciar uma estratégia de marketing digital não é um processo simples. Isso porque a sua aplicação está atrelada ao conhecimento de alguns conceitos e ferramentas imprescindíveis para quem quer alcançar bons resultados. Nesse contexto, é primordial que você entenda como usar a ferramenta de palavra-chave do Google.
Toda a internet está apoiada em conteúdo, e as palavras são a base de qualquer estratégia de marketing digital. Uma boa escolha das palavras-chave da sua empresa é fundamental para um bom trabalho tanto no que concerne ao Google — ou seja, para que você seja encontrado de forma rápida e orgânica — quanto no que tange à experiência do próprio consumidor.
Desenvolvi este artigo com o propósito de ajudá-lo a entender os conceitos e o funcionamento da ferramenta de palavra-chave oferecida pelo Google. Além disso, você aprenderá a usá-la e os benefícios que ela pode trazer para a melhora nas vendas e na captação de novos clientes para o seu negócio. Acompanhe!
Qual é a importância do posicionamento em uma estratégia de marketing?
Al Ries, quando definiu junto com Jack Trout o conceito de “posicionamento”, deixou bem-claro que dominar uma palavra na mente do consumidor é primordial para uma boa estratégia de marketing. Essa máxima ainda segue sendo muito aplicada ao marketing digital.
Vamos pensar em um exercício prático: qual a marca que vem à sua mente quando falo em sabão em pó? Ou em refrigerante? E tênis?
Provavelmente você pensou nas mesmas marcas: Omo, Coca-Cola e Nike. Elas têm o famoso “top-of-mind” do marketing tradicional. Da mesma maneira que, quando pensamos em mecanismo de busca, 99,99% das vezes, a primeira marca que vem em nossa em mente é o Google. Assim como, quando pensamos em mapas na internet: Google Maps.
O que isso significa? Basicamente, ajuda a entender que uma marca bem-posicionada é o topo do objetivo de uma boa estratégia de marketing.
Toda a teoria de “dominar uma palavra na mente do consumidor” não é algo tão atual. Vem da década de 80, porém, atualmente, boa parte dessa estratégia está associada a ser encontrado pelo Google por meio de palavras específicas.
Uma reportagem da Folha já dizia que 36% dos internautas consideram como principais marcas do mercado os sites que aparecem nas primeiras posições do Google em uma determinada palavra-chave. Outra reportagem da Folha mostra a vantagem de se estar bem-colocado no Google.
Toda essa contextualização é importante para que você entenda o que é palavra-chave e qual é a importância dela dentro da uma boa estratégia de marketing.
Como funciona a ferramenta de palavras-chave do Google?
O Google oferece para os usuários da plataforma uma ferramenta de planejador de palavras-chave chamado de Google AdWords. Trata-se de uma opção de pesquisa que auxilia o empresário a encontrar as palavras-chave certas para alcançar um perfil específico de clientes.
Dessa forma, se você quer que o site da sua empresa seja acessado pelas pessoas certas, que realmente têm interesse no seu conteúdo e potencial para adquirir seus produtos/serviços, a melhor maneira de alcançar isso é descobrindo o que elas estão procurando no Google.
O objetivo central de ter essa informação em mãos está em criar um conteúdo para o seu site que gire em torno dos interesses desses usuários que acessam diariamente o site de busca.
As buscas realizadas via Google expressam necessidades, interesses e desejos das pessoas. Saber o que o seu cliente está pensando e procurando ajuda a analisar tendências e personalizar o conteúdo do seu negócio, a fim de que ele atenda às necessidades dos clientes.
Confira, a seguir, como escolher as melhores palavras-chave e utilizar o planejador do Google com o propósito de aumentar o tráfego orgânico do seu site.
Como escolher as palavras-chave que comporão a estratégia da sua empresa?
O primeiro passo para que sua empresa escolha corretamente em qual palavra-chave se posicionará, no Google e na mente do usuário, é seguir os passos que descreverei a seguir.
Google Adwords
Inicialmente, você pesquisará no Google pela expressão “ferramenta de palavras-chave Google”. Clique no primeiro resultado — uma página do site do Google Adwords.
A página não é aberta, por isso, é necessário ter uma conta no Google que lhe permita acessar as informações e ferramentas de palavra-chave disponíveis na plataforma. Insira seu login e sua senha e acesse sua conta Google por meio do link. Você será automaticamente direcionado para a o Google Ads.
Na página inicial, você tem a possibilidade de ver o volume de pesquisa e previsões e de descobrir novas palavras-chave.
Pesquisa de palavras genéricas
Entrando na ferramenta de palavras-chave, digite uma palavra-chave genérica no campo adequado. Mostro, a seguir, a palavra “livro”.
Não insira palavras-chave já da “Cauda Longa”, como “livro O mundo de Sofia”. É o Google que lhe dará as opções de busca que contenham a palavra “livro”. Coloque palavras bem-genéricas que tenham a ver com o seu negócio, como : carro, móvel, imóvel, apartamento, livro, celular, notebook, etc.
O terceiro passo é fazer a busca, clicando em “pesquisar”. Você pode optar por redefinir as “opções avançadas”. Poderá escolher buscas em outro país, outro idioma. Para algumas palavras, é interessante você definir “todos os idiomas”.
Após clicar em “Pesquisar”, a seguinte tela lhe será apresentada:
O que verá será não são só as demais palavras-chave sugeridas pelo Google que tenham relação com a palavra que digitou, mas também o número de buscas feitas na média dos últimos 12 meses no Brasil (busca local) e no mundo (busca global), bem como a concorrência de anunciantes em links patrocinados e a sazonalidade das buscas dos últimos 12 meses (tendências de pesquisas locais).
Nessa tela, eu já mudei o critério para busca por palavras [Exata], e não Ampla. Qual é a diferença entre as duas?
Quando alguém procura no Google pela palavra “livro Iracema”, se você selecionar a busca “ampla”, aparecerá nos resultados de busca da palavra “livro” e também será contada nos resultados da palavra “Iracema” e na própria palavra “livro Iracema”. A busca Ampla da palavra “livro” mostra todas as buscas feitas que continham a palavra “livro”, independentemente se ela estava sozinha ou acompanhada de outras palavras.
Uma busca [Exata] mostra somente a busca da palavra/expressão em si. O resultado de 823.000 buscas pela palavra [livros] originou-se de 823.000 buscas pela palavra “livros”, somente. Sem nenhuma que ela viesse acompanhada de qualquer outra palavra.
Do mesmo modo, o resultado de 49.000 buscas pela palavra [livro] originou-se somente das 49 mil buscas, na média dos últimos 12 meses, pela palavra “livro”, somente. Sem estar acompanhada como “livro Iracema” ou “resumo de livro”.
A busca exata lhe mostrará exatamente o que o seu público-alvo está de fato pesquisando, a palavra exata da busca. Mensurar tal palavra exata é fundamental para que escolha corretamente a qual palavra se dedicará.
Buscas locais
O próximo passo é classificar as palavras por “buscas locais” e eliminar as colunas “concorrência”, “buscas globais” para deixar o quadro mais limpo para entender melhor como as buscas se sucedem. As duas imagens a seguir mostram como fazer isso.
Na tela acima, você escolherá quais são as colunas que deseja na sua visualização. Eu sempre escolho as que mostrei clicadas acima. Para chegar a essa tela, você clicará em “visualizações”, que está no extremo canto direito, mais ou menos no meio da tela.
Na tela a seguir, mostro o resultado, após classificar os dados pela coluna “Pesquisa locais mensais”.
Perceba como os resultados de busca sugeridas pelo Google vão diminuindo à medida que você vai penetrando na “Cauda Longa”. Para a palavra “livros”, temos 1.500.000 buscas, na média dos últimos 12 meses, enquanto que, para “livro pai rico pai pobre”, temos 1.000.
Perceba também a diferença entre o número de buscas para a palavra “livros” e o número de buscas para a palavra “livro”. Por que diferença tão grande?
Agora, faremos o seguinte exercício: pense no comportamento do consumidor. Quem procura por “livros” está em uma busca ainda genérica, não sabe exatamente que livro quer. Mas quem digita “livro” já sabe qual livro quer, então geralmente digita o nome do livro: “livro Iracema”. Por isso a discrepância.
Entender o comportamento do consumidor é essencial. Cada palavra-chave é um mercado-alvo que você atinge. O consumidor que digita “livros” em um determinado momento pode não ser o mesmo que digita “livro”. O comportamento dos dois naquele momento é diferente. O ideal é que seu site tenha conteúdo para os dois.
Esse mesmo critério deve ser aplicado em qualquer pesquisa. É importante que você tenha em mente que a palavra-chave deve ter relação com o seu negócio, mas essa relação pode ser indireta.
Análise de resultados
O próximo passo é fazer o download da tabela para o Excel e examinar o número de buscas por mês de cada palavra-chave de maneira mais precisa. Para isso, basta clicar em “download”, botão que fica logo acima da lista de palavras-chave. Escolha “CSV para Excel”.
Com uma boa análise, é possível identificar tendências e oportunidades, traçando estratégias e alinhando o plano de ação que será utilizado pela sua empresa.
Agora você pode escolher quais as melhores palavras-chave para fazer com que seu site e sua marca sejam bem-posicionados na mente do consumidor e no Google.
É interessante também avaliar qual a concorrência em termos de “resultados de buscas” no site do Google para cada palavra e fazer uma conta simples — a comparação entre o número de buscas e o número de resultados apresentados pelo Google — para que não brigue pelo posicionamento de palavras que têm bilhões de resultados. Ficar em primeiro lugar no Google em uma dessas palavras é uma tarefa árdua.
Como você pode ver, a ferramenta de palavra-chave do Google é uma excelente solução para quem quer ter segurança e alcançar o sucesso da sua estratégia de marketing. A empresa vem oferecendo inúmeras soluções que contribuem para a atração de novos clientes para as empresas, por isso, é importante estar atento a elas.
Você ficou com alguma dúvida sobre como usar a ferramenta de palavra-chave do Google? Compartilhe conosco suas perguntas, comentários ou experiência envolvendo o uso do Google AdWords.