Um empresário que não faz a gestão estratégica do seu negócio está, sem dúvidas, perdendo muitas oportunidades e, infelizmente, arriscando a sua empresa por não ter uma visão planejada e estruturada, o que pode prejudicar e muito a sua lucratividade.
O grande desafio é que muitas vezes esse conceito de gestão estratégica fica muito amplo para a realidade de uma pequena e média empresa, com teorias que parecem vazias e sem aplicação prática.
Mas o fato é que a gestão estratégica cabe em qualquer tamanho de negócio. Você precisa apenas aprender o que de fato deve observar para fazer isso. E esse é o objetivo deste artigo: mostrar em termos práticos os pontos mais importantes da gestão estratégica. Continue a leitura para saber mais.
Qual é a importância da gestão estratégica para um negócio?
Meu objetivo aqui não é falar para você o conceito acadêmico da gestão estratégica de negócios, até porque temos dificuldades em alinhar as teorias com a execução no dia a dia. Minha proposta é debatermos em termos práticos como isso pode fazer a diferença na sua empresa.
Sempre falo em meus programas que uma das maiores falhas que muitos empresários cometem é delegar a definição estratégica de suas empresas. Muitos empresários agem mais como um profissional técnico e não a peça estratégica central. O problema disso é que dessa forma, você acaba delegando o próprio futuro do negócio a um colaborador ou pior, um terceiro prestador de serviço.
Apenas executando uma gestão estratégica você terá condições de planejar o futuro do negócio, definir metas claras (e alcançáveis), ter uma equipe mais alinhada e comprometida, saber como agir diante de resultados frustrantes e ter clareza sobre o que esperar do negócio todos os meses.
Por que a gestão estratégica tem impacto direto na lucratividade?
A gestão estratégica cabe a você, empresário, que tem a visão do seu mercado e o conhecimento do seu negócio e ela sempre precede a operação. Por isso que, uma empresa sem alinhamento estratégico acaba corroendo a lucratividade.
Ao invés de sair executando tarefas e táticas a esmo, você precisa ter um alinhamento que vai otimizar essas tarefas de forma a obter maior retorno sobre elas. E falo isso por experiência própria: por muito tempo fiquei extremamente focado em vender mais que negligenciei outras áreas da minha empresa tão importantes quanto vendas.
Ou seja: fazia, junto com a equipe, um enorme esforço para fazer um alto faturamento, mas a falta de gestão estratégica do negócio como um todo, fazia esse faturamento virar migalhas diante de processos desorganizados.
Os 3 pilares para uma gestão estratégica do negócio
Ao longo da minha vida como empresário, notei que 3 áreas devem ter o radar máximo na gestão estratégica de qualquer negócio. Não há como nomear uma mais importante do que outra, uma vez que elas se complementam.
Por isso, denominei neste artigo essas 3 áreas como pilares da gestão estratégica de um negócio. A seguir vou detalhar para você como essas 3 áreas integram o grande conjunto de engrenagens que é o seu negócio.
Pilar do Financeiro
O financeiro de uma empresa, mesmo das pequenas e médias, não é um mero contas a pagar e receber. Esse é um processo dentro desta área. Mas a gestão financeira de fato é muito mais ampla e estratégica do que isso.
É aqui que se direciona boa parte das metas e tetos de gastos para determinadas ações. Por isso resolvi começar falando dos pilares desse setor. Porque, por mais que você tenha um desempenho em vendas muito bom, se a área financeira não estiver olhando minuciosamente cada passo que está sendo alçado, as chances do negócio se tornar inviável financeiramente são grandes.
Pode até parecer um tanto quanto óbvio isso que estou dizendo, mas a grande verdade é que são poucas as empresas que têm um departamento financeiro estratégico. E esta gestão começa pelo controle, uma tarefa simples, mas que exige dedicação, onde grande parte dos empresários falha.
Não indico que necessariamente o próprio empresário realize esse controle. Pode delegar a tarefa ao colaborador. Porém, é essencial que o empresário olhe diariamente os principais controles e indicadores financeiros do negócio.
Outro fator importante que passa pelo financeiro é em relação ao planejamento das ações de outros departamentos. É isso que veremos a seguir.
Pilar do Marketing e Vendas
Marketing não é sair aos quatro ventos falando da sua empresa. Ele precisa ser pensado e planejado. Somente assim a sua empresa terá condições de vender mais de fato e não apenas queimar dinheiro em estratégias furadas de marketing.
Por isso, o planejamento em marketing começa lá no financeiro com a definição da verba que será investida frente ao retorno esperado daquela verba (geração de leads que viram contratos/vendas).
Portanto, para uma estratégia de marketing virar em oportunidade de vendas mesmo, é necessário que você entenda em que posicionamento estratégico está o seu negócio. Uma campanha de tráfego pago no Instagram, por exemplo, pode não trazer retorno financeiro se para o seu tipo de negócio é mais indicado anúncios no Google.
Da mesma forma, para traduzir todas as oportunidades levantadas pelo marketing e receita no caixa, sua estratégia comercial precisa ser muito eficiente. Por exemplo: produto desalinhado ao preço cobrado e ao público atingido significa que vender será muito mais difícil.
Entendo que marketing e vendas são muito próximos um do outro em relação ao alinhamento estratégico e por isso é importante que o empresário considere essas áreas na gestão estratégica de seu negócio.
Pilar das Pessoas e Processos
Gosto de dizer que toda empresa é uma escola. Precisamos orientar e mostrar à nossa equipe o que eles devem fazer, como fazer e o que esperamos deles. Afinal de contas, não há como executar uma estratégia sem um processo definido e sem as pessoas que irão executar esses processos.
Dessa forma, utilizar elementos de capacitação e trazer ferramentas para a equipe desempenhar os processos é importantíssimo na gestão da empresa. E quando me refiro a ferramentas, não necessariamente falo de grandes máquinas ou sistemas.
Quer um exemplo que faz muita diferença é uma ferramenta extremamente simples: scripts de vendas. O desempenho da equipe comercial dá um verdadeiro salto quântico quando tem a orientação de um script para conduzir as vendas.
Uma equipe de alta performance se constrói também com gestão estratégica. Será essa equipe que irá levar a sua empresa a patamares mais elevados.
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