Estratégia para captar clientes na advocacia

Homem de terno com bloco de anotações na mão

A viabilidade financeira de um negócio está bastante ligada à captação de clientes. Na área jurídica não é diferente: formas de como captar clientes, respeitando os limites das regras da OAB sempre preocupam advogados. 

Mas o fato é que todos os dias muitas pessoas estão em busca de serviços jurídicos. Ou então muitas nem mesmo sabem alguns de seus direitos e como um serviço de advocacia pode ajudá-lo. Então, o desafio é como ser visto por essas pessoas. 

Se você quer entender como algumas estratégias de marketing podem ser muito úteis para captar clientes na advocacia, continue a leitura deste artigo. Você verá como captar clientes, além de conhecer técnicas para alavancar o seu negócio na advocacia. 

Como captar clientes na advocacia

Muitas formações superiores não dedicam uma parte de seu currículo para ensinar esses futuros profissionais técnicas de empreendedorismo. E, infelizmente, isso atrapalha bastante a jornada como dono de um negócio da maioria dos profissionais liberais. 

Na advocacia não é diferente: os profissionais têm o conhecimento técnico para exercer sua profissão, mas por vezes, faltam conhecimentos sobre técnicas que podem trazer melhores resultados no seu negócio. 

Além disso, existem algumas restrições no código de ética da OAB em relação a publicidade de serviços e profissionais da área de advocacia. E, por vezes, os advogados acabam ficando receosos em relação ao que é possível fazer ou não. 

Mas existem formas de alavancar seu negócio em advocacia e conquistar novos clientes. Mas ressalta-se aqui a importância de avaliar a seccional da OAB do seu estado e sempre estar atento às regras vigentes. Essa atitude poderá lhe poupar de alguma punição. 

A seguir confira estratégias de captação de clientes.

Não seja dependente da indicação

É bastante comum no universo jurídico a indicação ser uma forma de atração de novos clientes. Quando um cliente seu recomenda seus serviços para um conhecido ou mesmo um familiar, esse processo é chamado de indicação. 

Mas observe que, apesar de ser de fato frequente neste ramo, ele é totalmente imprevisível. Assim, o seu negócio ficará totalmente à mercê de fatores externos e não há garantia de que nos meses seguintes haverá o mesmo fluxo de clientes. 

Por isso, indico que, se você atua no segmento da advocacia, explore outras formas de atrair clientes para não ser totalmente dependente da indicação para alcançar novos clientes. 

Anuncie no Google

O Google disponibiliza a ferramenta Google Ads para realizar anúncios. Realizar anúncios no Google pode ser muito efetivo para a atração de novos clientes. 

Milhares de pessoas buscam mensalmente por palavras como “advogado trabalhista”, “consultar advogado”, “advogado previdenciário”, entre outras. Ao anunciar no Google Ads sua empresa irá segmentar palavras-chaves como essas para que o anúncio da sua empresa apareça para essas pessoas. 

Para anunciar no Google Ads a plataforma é bastante intuitiva, mas você poderá ter o auxílio de uma agência de marketing se preferir. Mas é importante que você domine a estratégia para entender e avaliar os resultados posteriormente.

Ressalva: A OAB em alguns estados não autoriza anúncios no Google Ads. Por isso, verifique como é a regra na seccional do seu estado. Fique sempre atento às regras vigentes para publicidade na advocacia. 

Além disso, você também poderá cadastrar o seu escritório no Google Meu Negócio. Dessa forma, quem estiver buscando por serviços que você oferece perto da sua localidade saberá que existe o seu escritório. Certifique-se de deixar as informações de contato, como telefone e  e-mail, corretas.

Aposte em uma estratégia de conteúdo

Estratégia bastante eficaz que traz resultados a longo prazo é o marketing de conteúdo. Ao contrário dos anúncios no Google, que alcançam pessoas que estão naquele momento procurando por um serviço advocatício, o marketing de conteúdo terá o papel de construir autoridade do seu negócio junto a audiência

O marketing de conteúdo é a distribuição de conteúdo de valor (ou seja, de interesse) do seu público-alvo. Dessa forma, você poderá produzir um conteúdo útil e informativo para a sua audiência a respeito da sua área de atuação.

As possibilidades de canais para realizar marketing de conteúdo são diversas. Uma delas são as redes sociais, que oportunizam trabalhar conteúdos mais rápidos e com apelo mais visual. Também podem servir como ferramenta para compartilhar conteúdos produzidos por você em outros canais. 

Outra possibilidade são os blogs, que comportam um conteúdo mais completo e bastante informativo ao leitor. Os blogs são, também, uma ferramenta para posicionar o site na busca orgânica do Google, o que pode atrair muitas pessoas interessadas para a sua página. 

Por fim, destacamos também os vídeos, que podem ser publicados no YouTube, por exemplo. Bastante eficaz para prender a atenção do usuário e deixar o contato entre sua empresa e usuário mais humanizado. 

Veja Mais: Estratégia de Marketing de Conteúdo: tudo o que você precisa saber para aplicar na sua empresa

Como fazer seu negócio de advocacia crescer

Além de estratégias para captar novos clientes, existem técnicas que podem alavancar o seu negócio na advocacia. Veja a seguir 3 estratégias que podem virar o jogo no seu negócio. 

Aumente o ticket médio

O ticket médio é um indicador que revela quanto o seu cliente está pagando em média pelos seus serviços. Para você calcular o ticket médio no seu negócio basta dividir a receita de determinado período pela quantidade de clientes atendidos nesse mesmo período.

Uma estratégia para aumentar o ticket médio no seu negócio é cobrar mais pelos seus serviços. Uma forma de justificar esse aumento do valor é trabalhar em uma estratégia de autoridade

Ao se tornar uma autoridade em determinado assunto, ou seja, uma referência para o mercado em determinada área, você estará elevando a percepção de valor pela sua entrega. Dessa forma, uma maneira de se tornar autoridade é entregando bastante conteúdo útil, de valor e informativo para as pessoas, como vimos na estratégia de marketing de conteúdo. 

Venda mais vezes para o mesmo cliente

Algumas áreas, como trabalhista, tributarista, etc. permitem recorrência na prestação de serviços. Além disso, há também a possibilidade de realizar contratos com pagamentos mensais pela prestação de serviços e acompanhamento, além dos habituais honorários e percentuais de decisões judiciais. 

Crie seu posicionamento

Deixe claro ao seu cliente qual é o seu posicionamento. Dessa forma, transmita em sua comunicação e conteúdo qual é seu diferencial. Por exemplo: se você tem grande experiência em determinada área, deixe claro isso na sua estratégia de marketing. Ou então, se você pode oferecer um atendimento ágil e descomplicado, diga isso aos possíveis clientes.  

Lembre-se que existem diversos profissionais que oferecem o mesmo serviço que você. Por isso é importante deixar claro qual é o motivo que te faz diferente dos demais. Aprofunde o seu conhecimento sobre o tema com o artigo Posicionamento de mercado: tudo que sua empresa precisa saber.

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