Ter dúvidas sobre como fazer captação de clientes de forma mais efetiva e que traga um grande volume de venda é bastante comum. Mas uma coisa não podemos negar: captar novos clientes é fundamental para o seu negócio se manter.
Entretanto, quando uma empresa utiliza estratégias assertivas para fazer a captação de clientes, o público captado tem muito mais chance de comprar da empresa. Por outro lado, quando é feita de forma aleatória pode acabar virando em investimento que não resulta em vendas.
Neste artigo vamos te ajudar a entender quais estratégias são importantes na captação de clientes e como você pode melhorar as ações para transformar anônimos em muitos clientes de primeira compra.
Quem é o anônimo?
O título anônimo se refere a todas as pessoas que não conhecem a sua empresa. Ou seja: é um público que até então nunca comprou de você. Normalmente, os empresários canalizam todos seus esforços em atrair anônimos. É claro que é importante e essencial para seu negócio sempre atrair novos clientes.
Porém, é importante que essa não seja a única alternativa para fomentar as vendas do seu negócio. Isso porque você precisa realizar um investimento para atraí-los e por consequência, envolve um risco.
Por isso, neste artigo você verá estratégias para ter resultados melhores na atração de anônimos, com o objetivo de transformá-los em clientes de primeira compra.
O cliente de primeira compra
O cliente de primeira compra é aquele que de anônimo migra para um novo estágio e realiza a primeira compra na sua empresa. Não é a mesma coisa que seus clientes recorrentes, aqueles que compram diversas vezes da sua empresa.
O que caracteriza o cliente de primeira compra é que ele foi atraído no seu processo de captação de clientes e optou por fechar negócio, ou seja, comprar de você. Via de regra, essa venda para o cliente de primeira compra traz um lucro menor. Isso porque você precisa investir para atraí-lo. Este investimento é chamado de CAC – Custo de Aquisição do Cliente e diminui o lucro da venda.
Por isso que, após o cliente passar de anônimo a cliente de 1ª compra, seu objetivo será sempre conduzir esse cliente para o funil de vendas relacional, para transformá-lo em cliente recorrente e fazer vendas mais lucrativas para sua empresa.
Leia Mais: entenda neste artigo por que é mais lucrativo sua empresa vender mais vezes para os clientes de primeira compra.
Transforme anônimos em clientes de primeira compra
Toda a estratégia de atração de um novo cliente (dos anônimos) tem como objetivo final concretizar uma venda a ele. É claro que nem todos os que forem impactados pela sua ação irão realizar compras. Porém, existem técnicas que podem trazer clientes mais quentes, ou seja, mais propensos a fechar negócio.
Nos próximos tópicos veremos estratégias que você pode adotar na captação de clientes e ter resultados melhores nas vendas.
1. Escolha os anônimos certos
Em campanhas de anúncios para captação de clientes é importante ter clareza sobre o público ideal para atrair. Tentar anunciar para todo mundo na esperança de que quanto mais pessoas você atingir, mais clientes poderão chegar até a sua empresa é uma ilusão e pode levar a sua campanha ao fracasso.
O público ideal a atingir com anúncios é aquele que tem o perfil mais parecido com o cliente que compra de forma recorrente da sua empresa. Lembre-se: seu maior objetivo sempre deve ser transformar clientes de 1ª compra em clientes de compras recorrentes.
Para tanto, pesquise as características predominantes nesses clientes e selecione esses atributos na segmentação do público no gerenciador de anúncios. Quanto mais os anônimos se parecerem com seus clientes recorrentes, mais valor ele perceberá na sua entrega e, portanto, maiores as chances de conversão.
2. Saiba onde estão as maiores oportunidades de mercado
A grande maioria dos anônimos não conhece a sua empresa. Dependendo do que você vende, nem mesmo sabe que existe um produto que pode ajudá-lo. Por isso, criar campanhas de anúncio restritas diretamente ao produto ou serviço pode ser pouco efetivo.
Para exemplificar, imagine que seu produto seja colchões. Se você anuncia no Google, por exemplo, diretamente por colchões, você está na fatia de 1% do público que está procurando diretamente por colchões. Isso deixará você no mesmo patamar que outros concorrentes, entrando em uma guerra de preços, onde você cai na comparação.
Por outro lado, quando você foca em estratégias que exploram sonhos, medos, desejos e problemas do seu público alvo, apesar de ser um processo de venda mais lento, você atinge um público muito maior. Além disso, a concorrência nessa parcela de mercado é mais baixa.
Para tanto, trabalhe na comunicação de seus anúncios as dores e desejos do seu público. No nosso exemplo dos colhões, falar sobre como o colchão pode ser o motivo da dor nas costas fará sentido para quem sofre com dores nas costas, mas não estava procurando por colchões.
Isso irá despertar o interesse do público e mostrará uma oportunidade a eles. Também produza conteúdo relevante para a sua audiência. Isso fará com que mais pessoas conheçam a sua empresa e percebam valor na sua proposta.
3. Aumente o nível de consciência da sua audiência
Como sua linha de comunicação em anúncios irá trabalhar dores e desejos da audiência, é necessário adotar uma estratégia que fará a conexão entre essa dor ou desejo com o seu produto ou serviço. Isso é necessário porque o público precisa entender que ele necessita da sua solução diante da sua dor ou desejo.
Você conseguirá alcançar esse objetivo aumentando o nível de consciência. Assim, o público passará de alguém que não estava procurando por seu produto ou serviço a alguém que considera um problema ou desejo e precisa da solução que sua empresa possui.
Agora que você aprendeu as principais técnicas para ter resultados melhores na captação de clientes e como isso pode melhorar o resultado em vendas, aprenda mais sobre técnicas de vendas acompanhado os artigos publicados no blog.