O LUCRO da sua empresa está diretamente ligado à eficiência de 2 Funis de Vendas que toda empresa tem.
Se a sua empresa está trabalhando somente com um dos funis, você deve estar lutando para ter algum lucro.
Vamos entender esses 2 Funis de Vendas.
O FUNIL DE VENDAS TRANSACIONAL, que transforma anônimos em clientes de 1ª compra.
O FUNIL DE VENDAS RELACIONAL que transforma um cliente de 1ª compra em clientes recorrentes (que compram várias vezes da sua empresa)
Porém, a maioria das empresas trabalha apenas um desses 2 funis: o funil transacional, que é o da 1ª venda.
Por isso, elas não têm lucratividade boa e o dono está sempre passando o pires e reclamando de falta de dinheiro.
O primeiro funil – o Funil de Vendas transacional – te traz receita, mas o lucro é baixo.
Se você vive só captando clientes novos, sua empresa até faz dinheiro, mas está sempre com lucro apertado e não têm muito caixa.
Continue lendo esse artigo para entender porque isso acontece. Talvez você esteja perdendo dinheiro aí e nem está percebendo isso.
E entenda COMO TER MAIS LUCRO.
1. Quanto dinheiro você perde em uma venda
Para você atrair vários anônimos até sua empresa – para que alguns deles se transformem em clientes – você tem que investir em anúncios (investimento inicial) ou em alguma divulgação para mostrar ao mercado que sua empresa existe.
Imagine que você gaste R$1.000 por mês em divulgação e geralmente você consegue fazer 20 vendas. Isso significa que cada venda custou R$50.
2. Lucro da sua empresa perto de zero
Esses R$50 tem nome: CAC – custo de aquisição de cliente.
Se o seu produto ou serviço custa R$120, você gastou R$50 para ganhar R$120, ou seja, sobrou R$70.
Mas, contando com impostos, custo fixo etc., pode ser que sobre muito pouco de lucro para a empresa.
3. Ticket Médio mais baixo
Um outro desafio que você terá no funil de vendas transacional (o 1º funil) é que o cliente de 1ª compra geralmente compra um ticket médio mais baixo porque ele não confia o suficiente na sua empresa para comprar um ticket médio mais alto.
Ou seja, ticket médio baixo. Custo alto. Não dá para ter lucro assim.
4. O LUCRO da sua empresa está no 2º Funil de Vendas
O Funil de Vendas RELACIONAL é um funil de vendas que você vende várias vezes para o mesmo cliente, aumentando muito o lucro sobre o cliente.
Esse Funil é muito mais lucrativo do que o 1º funil de vendas porque o gasto que você teve para atrair o cliente no 1ª funil (o CAC) já foi pago pela 1ª compra que ele fez.
Agora, a cada nova venda para ele, você aumenta o lucro sobre o cliente.
5. Os 2 Funis de Vendas têm que trabalhar juntos
O 1º Funil de Vendas não traz muito lucro, mas traz clientes novos para alimentar o 2º Funil. Por outro lado, o 2º Funil é o que gera lucro o suficiente para você investir mais em anúncios no 1º Funil para atrair ainda mais clientes.
Um alimenta o outro e os dois fazem a empresa crescer muito mais.
7. Quer minha ajuda para sua empresa?
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