As empresas sentem necessidade de crescerem, ampliarem os negócios e manterem-se competitivas. Em momentos de crise esse é o grande desafio, e como fazer isso sem gastar nada? É possível aumentar as vendas sem aumentar os custos?
Sim! Existem alternativas mais viáveis nesse momento para continuar ampliando sua presença no mercado, criando valor para seus clientes e atraindo-os. Dá para ser criativo e continuar obtendo ótimos resultados.
Mas não se preocupe! Nós ajudaremos você nessa tarefa. Confira as dicas abaixo e fique por dentro do assunto!
Redes sociais
As empresas não devem subestimar o alcance das redes sociais. O ambiente virtual tem ampliado horizontes e permitido novas formas de divulgação e comercialização.
Segundo uma pesquisa da eMarketer, em 2017 uma em cada três pessoas no mundo utilizaram alguma rede social.
Essa pesquisa também mostra que 62,2% dos usuários de redes sociais, acessaram o Facebook pelo menos uma vez por mês em 2017. E a expectativa é de que neste ano de 2018, 26,4% dos usuários de redes sociais utilizem também o Instagram.
No Brasil, os números de usuários chegam a 85.9 MM, de acordo com o Instituto de pesquisa ComScore. Não dá para ficar de fora dessa, não é? Outras redes sociais em alta são: Youtube, Twitter, Pinterest e Linkedin. Use as redes sociais para divulgar gratuitamente.
Cada rede tem suas especificidades, mas algumas dicas são úteis a todas:
- produza conteúdos relevantes, exclusivos e atrativos. Utilize imagens e infográficos para facilitar a absorção de informações;
- utilize as ferramentas que elas possuem, como o storytelling do Instagram;
- utilize os grupos para divulgar seus produtos e serviços. Mas só poste em grupos que tenham o perfil dos seus produtos;
- incorpore o e-commerce a suas plataformas digitais, crie uma loja dentro das suas páginas;
- aposte no formato mobile. A maioria dos acessos à internet é feita por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets;
- crie vantagens para os clientes captados por meio das redes sociais;
- crie conexão cruzada com influenciadores. Um estudo do Google aponta que 60% das pessoas que assistem vídeos no YouTube comprariam algo com base na opinião dos youtubers. Seus principais influenciadores são seus clientes.
Para maximizar os resultados de suas ações virtuais, utilize ferramentas para monitorar dados e criar infográficos. Confira as recomendações: Quintly, HowSociable, Hootsuite, Powtoon, Canva, Tweriod e Piktochart.
Networking e parcerias
Ampliar a sua rede de contatos aumentará suas chances de realizar negócios. Mas lembre-se de que a busca por novos contatos deve ser uma relação de benefícios mútuos para garantir um relacionamento sólido entre empresas e clientes. Confira algumas dicas:
- estabeleça contato com outros profissionais da área, principalmente quando estiver em eventos, palestras, etc;
- envie e-mails para os clientes com novidades;
- estimule as indicações nas redes sociais e ofereça algum benefício em troca para os clientes que fizerem as indicações;
- não fique restrito só as pessoas que você conhece, abra-se para novas oportunidades.
Com o networking você pode alimentar seu funil de vendas, pois estará em contato com as pessoas certas para a sua empresa.
A parceria é uma das formas de garantir a sobrevivência no mercado. As empresas precisam aprender a estabelecer relações com outras empresas e criar alianças estratégicas.
É possível atuar em conjunto em algumas atividades para reduzir custos com marketing, conquistar novos mercados e fidelizar clientes.
A parceria deve agregar valor para ambos os negócios e se complementarem. Podem ser de descontos (se você compra na loja, ganha em desconto de x% no parceiro), com fornecedores (degustação, ação promocional), com profissionais liberais (consultoria especializada). Só tome cuidado para não criar uma relação de dependência.
Remarketing
O remarketing é para atrair as pessoas que já tiveram contato com o produto ou serviço que você oferece no ambiente virtual e, quando visualizam anúncios, os seus produtos ou serviços são expostos para ele.
Já visualizou alguma coisa no Facebook que estava procurando nos sites de buscas? Isso é remarketing. Se você visitou um site antes, significa que demonstrou interesse em adquirir o produto da empresa, e as chances de acessar o site são altas quando vê o anúncio de novo.
Além do mais, essa tática também é boa para quem desistiu de finalizar a compra. E o anúncio serve para lembrar você que sua ação está inacabada. A pesquisa do eMarketer aponta que 30% dos pesquisados respondem de forma positiva aos anúncios de remarketing.
Com ele, as chances dos leads se tornarem clientes são maiores, pois já demonstram interesse e estão mais propensos a realizar a compra. Mas não cometa o pecado de exibir em excesso os anúncios. Isso pode aborrecer o consumidor.
Treinamentos
Uma equipe bem treinada faz toda a diferença. E o primeiro que deve buscar por conhecimentos é o líder, pois guiará a sua equipe na busca por melhores resultados. Procure por conteúdos disponíveis na internet, como e-books, apostila e vídeos.
Faça reuniões semanais para trocar experiências. Os funcionários podem apontar como têm sido as vendas e quais são as dificuldades encontradas. O líder pode aproveitar esse momento para buscar soluções e repassar para eles.
Use a técnica do cliente oculto para avaliar os padrões da qualidade de sua empresa. Convide conhecidos ou contrate pessoas para avaliar os pontos fortes e fracos, as oportunidades e ameaças durante o atendimento. E prepare a equipe para suprir as falhas.
Ensine os seus colaboradores a identificar o perfil de cada cliente. Se ele é do tipo impaciente, indeciso ou bem humorado. Isso permitirá que seus colaboradores estejam preparados para as diversas situações que podem ocorrer durante o atendimento.
Resumindo, há 4 maneiras de aumentar as vendas de sua empresa:
- vendendo para clientes novos;
- vendendo para mais clientes;
- aumentando o ticket médio;
- vendendo para clientes inativos.
Às vezes, a solução está em reavaliar as estratégias de marketing aplicadas e enxergar as oportunidades existentes dentro de sua própria empresa, para adotar um processo mais eficiente de marketing e aumentar as vendas sem aumentar os seus custos.
E aí, gostou do conteúdo? Acompanhe mais informações sobre o setor de vendas e aprenda as 5 etapas para realizar uma venda perfeita. Até a próxima!