Se você está buscando meios para aumentar a rentabilidade de sua empresa, transformar seu projeto em realidade ou mesmo potencializar seus negócios, já deve ter ouvido falar da importância do marketing.
No entanto, utilizar estratégias de marketing de forma eficiente exige planejamento, conhecimento e organização, tendo em vista ser necessário utilizar métodos, ferramentas e processos variados para garantir que os resultados esperados sejam obtidos.
Para você, que deseja expandir o alcance de seu negócio, aumentar suas vendas ou consolidar seu projeto, entender o que é mix de marketing e para o que ele serve é essencial. Por isso explicamos agora como ele funciona. Confira!
Entenda o conceito de marketing
Antes de falar sobre o que é mix de marketing e quais seus fundamentos, é importante entender qual o conceito de marketing e o que essa expressão quer dizer, já que é bastante comum no dia a dia, mas muitas pessoas ainda têm dúvidas.
O termo marketing vem da palavra market, que, traduzida, quer dizer mercado, o que faz com que o termo tenha significado de “ação de comercializar algo”. Podemos concluir com isso que o marketing consiste nas ações realizadas para vender produto ou serviço.
Com isso, é possível dizer que o marketing é desenvolvido por meio das ações pensadas e elaboradas com foco na venda de determinado serviço ou produto, ou seja, ele é um meio para atingir um fim, que é a venda.
E é por ser um conjunto de ações distintas e que muitas vezes exigem diferentes abordagens que existe o chamado mix de marketing.
Compreenda o mix de marketing
No início, as estratégias de marketing se baseavam no conceito do composto de marketing, também chamado de mix de marketing, que era fundamentado em quatro pilares principais: o Produto, o Preço, a Praça e a Promoção, o que fez com que essa estratégia também fosse conhecida como os 4 Ps do marketing.
Esses quatro conceitos eram o fundamento de toda e qualquer estratégia de marketing, sendo interessante compreender cada um deles para entender o que é o mix e sua utilidade. Veja abaixo:
Produto
O “P” de produto tem um enorme peso dentro da estratégia de sua empresa e por isso ele é importante para o mix de marketing, já que de nada adianta ter todos os outros elementos bem definidos se você não souber responder qual é a utilidade ou o apelo de seu produto.
Dentro do conceito de produto, é importante definir quais são os atributos e as características daquilo que será oferecido. Além disso, é importante compreender qual o ciclo de vida de seu produto e seu posicionamento no mercado.
Preço
O segundo fator para compreender o que é mix de marketing é o preço do produto, já que ele trata de quanto você cobrará pela solução que você está oferecendo.
Isso está diretamente ligado à percepção de valor de sua marca pelo cliente, ou seja, se a sua solução se mostrar a mais atraente para seu público, ela será escolhida, mesmo que o preço não seja o mais baixo.
Praça
Quando falamos da praça, estamos falando da maneira como o cliente chega até você, seja para comprar os seus produtos ou adquirir seus serviços. Isso significa definir onde e como sua empresa estará acessível para os consumidores.
Esse é um dos fatores mais importantes, pois definir onde você estará visível para seu público, seja no meio físico, seja em uma loja virtual, tem impacto direto nos resultados, já que tornará mais fácil ou difícil ser encontrado pela persona.
Promoção
O quarto P, de promoção, não fala dos descontos que você oferecerá, mas sim como você promoverá sua marca, suas soluções ou seu produto, fazendo com que sua mensagem chegue até os ouvidos de seu público.
A promoção consiste em criar percepção de valor de sua marca ou produto, por meio de diversas ações para transformar sua empresa na solução para as necessidades e desejos de seu cliente.
A evolução dos 4Ps para os 8Ps do marketing
Com a evolução do mercado e o surgimento de novas ferramentas de marketing, o conceito dos 4Ps evoluiu para o conceito dos 8Ps, que contempla os seguintes conceitos: Pesquisa, Planejamento, Produção, Publicação, Promoção, Propagação, Personalização e Precisão.
Essa abordagem, mais completa, veio para mudar o que é mix de marketing e também tornar as estratégias mais eficientes e integradas. Explicamos o que é cada um dos Ps e sua importância:
Pesquisa
A facilidade de realizar pesquisas por meio da internet transformou as estratégias de marketing e, por isso, a pesquisa passou a ser um fator basilar dentro do mix estratégico de uma empresa.
Com o uso das ferramentas adequadas, é possível saber mais sobre seus consumidores, delimitar seus hábitos, anseios e desejos de seu cliente e como atendê-lo melhor e de forma mais direcionada.
Planejamento
Quando falamos de planejamento de marketing, estamos tratando do que será feito, como será realizado, qual o público-alvo de determinada ação e como ela será desenvolvida.
Por meio do planejamento também serão definidos horários, dias de postagem, linguagem do conteúdo, dentre outras questões de ordem prática e estratégica.
Produção
Na etapa de produção, a estratégia de marketing transforma o planejamento em realidade, ou seja, são desenvolvidos os materiais, conteúdos, vídeos, perfis de redes sociais, dentre outros elementos que darão vida ao projeto.
Durante a produção, é importante focar no que sua persona tem interesse em saber e falar a respeito de forma descomplicada e direta.
Publicação
A publicação consiste em “colocar no ar” aquilo que foi criado durante a etapa de produção, ou seja, disponibilizar o conteúdo produzido no site, blogs, redes sociais, e-mail e outros meios de comunicação que fizerem parte da estratégia de marketing.
Promoção
O P de Promoção é similar ao conceito presente nos 4 Ps do marketing, mas, na metodologia dos 8Ps, estão incluídos os meios digitais de promoção como anúncios, conteúdos patrocinados, banners virtuais, dentre outros elementos de comunicação comercial.
Propagação
A propagação de seu conteúdo está contemplada no sexto P, que trata das formas de fazer com que sua mensagem chegue mais longe e seu produto ganhe maior destaque. Ela consiste nas ferramentas e métodos para divulgar seu produto e sua visibilidade.
Personalização
Ao longo do processo de marketing, é interessante adequar a comunicação, a linguagem e os conteúdos de acordo com a resposta do público, sendo que esse conceito está expresso na personalização, que permite moldar o diálogo com o cliente de acordo com o feedback recebido.
Precisão
Fechando os 8Ps do marketing moderno, a precisão está ligada ao fato de que hoje é possível mensurar, estudar e compreender os resultados das estratégias de marketing, entendendo aquilo que está funcionando e o que pode ser mudado para aumentar ou melhorar os resultados.
Conhecer a estratégia do mix de marketing é uma excelente forma de potencializar seus resultados, aumentar a visibilidade de seu negócio e garantir mais vendas.
Além de melhorar a qualidade de sua estratégia, esse método também tornará suas campanhas mais assertivas e eficientes.
O que achou do artigo? Quer entender melhor o que é mix de marketing e como ele pode ajudar sua empresa? Fale conosco!