Porque você, dono de um pequeno negócio, não deve usar a mesma estratégia de grandes empreendimentos – e qual é, afinal, o melhor funil de vendas para pequenas empresas.
Eu tenho um amigo que tinha uma loja de produtos de R$1,99 de bairro. Um dia ele me falou: “Conrado, quero usar a mesma estratégia da Magazine Luiza”.
Eu respondi: “Não dá para usar a mesma estratégia que ela usa agora. O que faria sentido é usar a mesma estratégia de vendas que ela usava quando ela era pequena como a sua empresa”.
É engraçado quando um dono de uma pequena empresa me diz que quer usar a mesma estratégia de vendas de uma grande empresa. Isso não faz sentido porque uma grande empresa tem outros objetivos, muito mais recursos, o poder de barganha é muito maior.
O ambiente é diferente.
O que acontece é que um dono de uma pequena empresa lê um livro voltado para grandes empresas (os best-sellers de negócios em geral) e quer adotar a mesma estratégia.
Não faz sentido.
Talvez tenha acontecido com você também.
Você leu Jim Collins e quer aplicar tudo aquilo na sua pequena empresa.
Você leu O Monge e o Executivo e quer aplicar aquilo no seu pequeno negócio.
Não vai funcionar.
Eu vou te explicar qual é o melhor o funil de vendas para pequenas empresas.
O MELHOR funil de vendas para PEQUENAS EMPRESAS
O melhor funil de vendas para pequenas empresas é o MARKETING DE RESPOSTA DIRETA.
É o tipo de funil que eu ensino aqui, no meu Instagram e nos meus treinamentos.
E esse NÃO é o melhor Funil de Vendas para uma grande empresa.
Nesse modelo de Funil de Vendas, você faz um ANÚNCIO mostrando uma OPORTUNIDADE de resolver uma problema, ou realizar um desejo.
Para isso, você oferece uma amostra grátis (e-book, vídeo-aula, demonstração, brinde) gratuitamente, ou muito barato, para começar um relacionamento.
A partir daí, você aquece esse lead (contato) por meio de conteúdo, para que ele deseje cada vez mais o que você tem a oferecer.
Conforme o desejo ou necessidade do seu lead aumenta, vai chegar um momento em que ele irá fazer uma LEVANTADA DE MÃO, ou seja, pedir para um vendedor entrar em contato ou vai até a loja (ou liga para a empresa etc.). Demonstra intenção de compra.
Levantada de Mão (Marketing), 1ª venda (Comercial 1) e venda recorrente (Comercial 2)
Depois da levantada de mão, você passa a ter um QUASE-CLIENTE.
Agora, o Marketing passa a bola para o COMERCIAL 1, que será responsável por fazer contato com o lead interessado e fechar aquela venda.
O COMERCIAL entra em ação para fazer a venda usando um SCRIPT DE VENDAS matador – aquele com alta taxa de conversão (acima de 10%).
Aqui, o vendedor vai usar técnicas de COPYWRITING (texto persuasivo utilizando muitos gatilhos mentais e matando objeções).
Para saber como criar um script de vendas matador, recomendo a leitura deste artigo.
Uma vez que a venda está fechada, você tem um CLIENTE DE 1ª COMPRA.
Aqui, sai de cena o COMERCIAL 1 e entra o COMERCIAL 2.
Esse time será responsável por pegar a sua base de clientes atuais, e vender novamente para esses mesmos clientes (aumentando o ticket médio por cliente e, por consequência, o seu lucro).
Funil de vendas para pequenas empresas x grandes empresas
As grandes empresas usam algumas partes desse funil de vendas, porém, o jogo delas é outro.
É propaganda de massa empurrando os interessados para os revendedores.
Por exemplo: o Magazine Luiza faz grandes campanhas com orçamentos milionários e faz com que os interessados vão até uma das lojas e comprem.
Não tem essa pessoalidade e relacionamento com a marca.
E olha que o Magazine Luiza é um dos melhores no quesito relacionamento com a marca (pela presença online maciça da Luiza Trajano e da marca).
O melhor Funil de Vendas para pequenas empresas é o que se gasta pouco (por conta dos poucos recursos de uma pequena empresa) e se tem alta margem de lucro (para promover o crescimento rápido a partir do praticamente zero).
É um jogo diferente. Não dá para querer copiar a mesma estratégia da grande empresa.
Quer saber como eu faria o seu Funil de Vendas para Pequenas Empresas?
Gostaria que eu pessoalmente ajudasse a sua empresa a construir um funil de vendas ideal para o seu negócio?
Ajudar empresários donos de pequenas e médias empresas a terem mais lucro, através de um sistema de marketing e vendas eficaz, é o que eu faço há mais de 25 anos, em meu treinamento on-line de 4 dias – a Imersão 8Ps.
Trata-se de um treinamento intenso, de 4 dias de puro conteúdo aplicável, simples e brutalmente prático, totalmente focado no dono de negócio.
Você pode clicar no banner abaixo e acessar a página oficial e, se tiver interesse, se cadastrar para falar com um de meus consultores.