7 dicas de ouro para utilizar o WhatsApp Business nas venda

Com o avanço da tecnologia, as empresas têm usado, cada vez mais, as redes sociais para o estreitamento do seu relacionamento com os clientes. Nesse contexto, uma ferramenta que pode auxiliar muito essa aproximação é o WhatsApp Business.

O aplicativo tem uma interface semelhante à sua versão para perfis pessoais, porém, dispõe de funcionalidades adaptadas para empresas. Se utilizadas de maneira correta, elas podem fazer toda a diferença na hora de fidelizar clientes e alavancar suas vendas.

Você sabe como tornar essa ferramenta uma aliada da sua equipe de vendas e extrair todos os benefícios que ela proporciona? Neste artigo, vamos apresentar sete dicas de como utilizar essa tecnologia a favor da sua empresa, proporcionando resultados positivos e gerando lucros. Continue sua leitura e saiba mais!

1. Preencha todas as informações do seu perfil

Antes de mais nada, você deve fornecer a maior quantidade possível de informações sobre o perfil do seu negócio. A apresentação é a “porta de entrada” para o cliente, afinal, fazê-lo conhecer sua empresa antes mesmo de entrar em contato é fundamental para transmitir segurança ao consumidor.

Nessa etapa, o usuário conta com uma boa gama de opções para preenchimento, sendo elas:

  • nome da empresa e ramo de atuação;
  • exibição de links direcionados ao site ou blog da empresa;
  • breve descrição do seu negócio;
  • endereço físico e horário de funcionamento;
  • telefones e e-mails para contato.

Com isso, a confiança e a seriedade passadas para o cliente podem pesar positivamente na balança na hora de convencê-lo a comprar os seus produtos.

2. Faça uso das mensagens automáticas

Um recurso interessante no WhatsApp Business é a possibilidade de enviar mensagens automáticas para os clientes. Elas permitem que você configure as mensagens de maneira manual ou, ainda, opte pelas pré-configuradas no aplicativo. São separadas em três categorias:

Mensagens de saudação

São utilizadas no momento em que o cliente entra em contato pela primeira vez com a empresa por meio desse canal de comunicação. O recurso é ativado, também, quando o consumidor volta a fazer contato após um período de 14 dias ou mais de inatividade.

Mensagens de ausência

Essas podem ser utilizadas quando a empresa estiver fora do seu horário de expediente. O usuário pode determinar a mensagem referente a cada etapa de ausência (horário de almoço, por exemplo) e ativá-la manualmente.

Respostas automáticas

Esse tipo de mensagem serve para enviar uma resposta quando o cliente fizer uso de algumas palavras ou termos específicos. Por exemplo: se o cliente entrar em contato e enviar um “Bom dia!”, imediatamente, a mensagem “Bom dia! Em que posso ajudá-lo?” é enviada como retorno.

Esse recurso gera uma dinâmica de atendimento aprimorada, evitando que o cliente se sinta abandonado quando entrar em contato com a empresa e dê continuidade ao processo, caso queira adquirir algum produto.

3. Observe as estatísticas

O aplicativo conta, ainda, com uma funcionalidade capaz de fornecer informações sobre as estatísticas do tráfego de mensagens. Apesar de ser um recurso simples, a ferramenta permite que o usuário tenha acesso a algumas informações, como:

  • quantidade de mensagens enviadas para os clientes;
  • número de mensagens que foram entregues e lidas;
  • quantas mensagens a empresa recebeu em seu perfil.

O acompanhamento desses indicadores de desempenho permite à equipe traçar diferentes estratégias de venda para cada tipo de público, possibilitando uma abordagem mais acertada de acordo com os diferentes perfis de consumidores.

4. Crie etiquetas para as conversas

Para otimizar o atendimento e conduzi-lo sempre de maneira organizada, o WhatsApp Business conta com a função de criação de etiquetas (também conhecidas como “tags”). Por meio delas, você pode categorizar as suas conversas e direcioná-las ao setor responsável com mais agilidade.

Por exemplo: para clientes que entram em contato por meio desse canal com intuito de comprar algum produto, o usuário pode criar uma tag com o nome “Compras”, de modo que, imediatamente, eles serão atendidos pelo funcionário responsável por esse tipo de solução.

Essas categorias são livremente personalizáveis e permitem a criação de etiquetas que mais se ajustem às necessidades da empresa e do cliente.

5. Divulgue seu número

Para conseguir fidelizar clientes e expandir suas vendas por meio do WhatsApp Business, não basta apenas criar esse tipo de comunicação. Os clientes têm que conhecer esse canal e saber como acessá-lo. Portanto, faça a divulgação do seu número e explique as finalidades e quais tipos de atendimentos são abrangidos.

Porém, você deve tomar alguns cuidados para que esse atendimento seja realizado com excelência. Oriente tanto sua equipe quanto o consumidor a manter o contato exclusivamente para assuntos profissionais. Filtre as mensagens de caráter pessoal ou que não se ajustem ao que foi pré-determinado com seus funcionários.

6. Dê benefícios para clientes que fornecem o número de telefone

Muitos clientes gostam de se sentir recompensados por alguma ação. Em vez de simplesmente solicitar o número de celular da pessoa, procure adotar uma estratégia em que se oferece um benefício para os indivíduos que preencherem os dados e permitirem a comunicação via WhatsApp.

Uma boa opção é oferecer um desconto de 30% na próxima compra, que dá a ideia de vantagem imediata. Por outro lado, tente evitar algumas ações, como “concorra a prêmios”, que são apenas possibilidades e não dão um retorno breve.

7. Mantenha-se atualizado

Isso é importante para informar aos clientes sobre as tendências e tudo que há de novo no mercado (relacionado ao seu negócio). O envio dessas novidades é uma forma de manter o relacionamento e lembrar o consumidor sobre a sua marca — como no ditado “quem não é visto não é lembrado”.

Além disso, vale lembrar da qualificação profissional e da obtenção de conhecimento sobre como explorar todo o potencial do WhatsApp Business para o seu negócio. Uma das possibilidades é conhecer o Método 8P’s. Basicamente, ele ensina o que se deve fazer para aumentar as vendas e, ainda, estimular o cliente a voltar mais vezes para novas compras.

Como você pôde ver, o WhatsApp Business pode ser um excelente aliado da sua empresa e uma ferramenta essencial para manter um relacionamento estreito com o cliente. Conhecer os benefícios que essa tecnologia proporciona é fundamental para o sucesso da implantação desse canal de interação.

Gostou desse artigo e quer conhecer outros métodos para impulsionar suas vendas? Então, aproveite para aprender como fazer marketing digital e saber como implantá-lo na sua empresa!

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