Posicionamento de mercado: tudo que sua empresa precisa saber

desenho de um alvo, refletindo um posicionamento de mercado

O posicionamento de mercado de uma empresa pode ter muita relevância em relação aos resultados alcançados por ela. Cada vez mais as relações de consumo ganham complexidade, mas ao mesmo tempo ganham a identificação entre marcas e consumidores. 

As pessoas buscam se conectar com as empresas. E para isso escolhem aquelas marcas que mais se relacionam com seus sentimentos, ideias e posicionamentos. Por isso, ser apenas mais um no mercado pode não ser a melhor estratégia para quem é dono de um negócio. 

Continue a leitura deste artigo para entender quais são as estratégias de posicionamento, suas vantagens e como planejar uma na sua empresa.  

Posicionamento de mercado: o que é?

Posicionamento estratégico pode ser definido como a forma que sua empresa é percebida, lembrada e vista pelo público em geral. Esse posicionamento reflete o diferencial de uma empresa frente aos seus concorrentes diretos ou indiretos. 

Uma estratégia de posicionamento está relacionada ao valor que a empresa entrega em suas soluções, ou seja, em seus produtos e serviços. É importante frisar que valor, nesse contexto, não se refere a preço. Valor está relacionado aos benefícios e soluções proporcionados pelos produtos ou serviços. Por outro lado, preço é o valor monetário da solução.

Além disso, o posicionamento estratégico também está relacionado à imagem da empresa. Isso significa que um processo de construção do posicionamento reflete a cultura da empresa e o propósito do negócio. 

Estratégias de posicionamento

Agora que você já entendeu que o posicionamento de mercado de uma empresa está relacionado a forma como essa empresa quer ser vista, chegou o momento de entendermos as diversas formas que uma empresa pode ser percebida. 

Certamente você já viu algumas marcas que deixam claro em suas mensagens definições como “a mais barata”, “a mais moderna”, “a mais luxuosa”, etc. Cada uma dessas definições é oriunda do posicionamento estratégico da marca. 

Uma empresa que diz ser a mais luxuosa do segmento não será ao mesmo tempo a marca mais barata do mercado. Isso porque uma estratégia de posicionamento exige uma escolha entre os diferentes tipos de posicionamento. Veja a seguir os tipos de posicionamento estratégico mais comuns. 

Preço

Ofertar um preço mais acessível de produtos é mais comum em casos de produção em larga escala ou algum item mais simples. Empresas grandes possuem vantagens no momento da negociação com fornecedores, operando com preços mais baixos e estendendo essa vantagem aos consumidores. 

Este é um posicionamento que vimos bastante em grandes empresas, mas que o pequeno negócio tem dificuldades para adotar. Nesse caso, adotar outra estratégia de posicionamento pode ser mais indicado. 

Por fim, cabe lembrar que, mesmo adotando um posicionamento estratégico baseado no melhor preço, a qualidade dentro dos limites do produto não deve ser negligenciada. 

Experiência

O posicionamento estratégico baseado na experiência é a proposta de oferecer um serviço especial. Nesse caso, a principal diferenciação é oferecer um serviço de atendimento ao cliente que supera qualquer expectativa. Assim, proporcionar experiências inesperadas, mas agradáveis ao consumidor durante a prestação de serviço são táticas para essa estratégia. 

Muitas empresas fazem uso desse posicionamento, desde o momento da pré-venda até o pós-venda. Mesmo quando a solução vendida se trata de produtos, há diversas formas de oferecer experiências inesquecíveis. Oferecer diferenciação durante a experiência do cliente na empresa possibilita aumentar o valor percebido em relação a marca e produtos. 

Valores

Um posicionamento estratégico de uma empresa baseado em valores se relaciona muito com o estilo de vida do público. Questões referentes a status, visão de mundo, relacionamento social, exclusividade e etc. podem ser relacionados a estratégia de posicionamento.

Cada dia mais vemos marcas que se posicionam como veganas, por exemplo, nos mais variados nichos. Isso está relacionado diretamente com os valores de uma parcela da sociedade que possui um estilo de vida orientado à proteção ambiental. 

Procurar se identificar com os valores de seus clientes, reproduzindo um posicionamento exclusivo para esse grupo de pessoas é cada vez mais utilizado pelas marcas e faz sucesso com o público consumidor.   

Qualidade   

Acredito que produzir um produto de qualidade ou prestar um serviço de qualidade é o mínimo para uma empresa que deseja continuar operando no mercado. Entretanto, caso a sua solução ofereça uma qualidade superior do que a esperada, segundo a própria opinião dos clientes, essa pode ser uma estratégia de posicionamento. 

Personalização

Sabe aquela empresa que faz um produto feito sob medida? Ou então que customiza algo, conforme seu pedido? Essas empresas, que em sua maioria são empresas que atendem um mercado menor e mais restrito, fazem uso da estratégia de personalização. 

Assim como outras estratégias que vimos anteriormente, atender necessidades específicas dos clientes através da personalização do produto ou serviço conseguem aumentar o valor percebido em relação a sua solução. 

Diferenciação

A oferta de smartphones é muito variada tanto em modelos como em marcas. Mas então, por que o IPhone continua sendo a marca desejada por muitas pessoas? A resposta está muito relacionada a seu posicionamento de mercado. 

Uma característica única que torna a sua empresa diferente das outras opções de mercado e que a torna especial por isso é uma forma de explorar o posicionamento da diferenciação. Oferecer um design diferente ou então uma tecnologia única são algumas das formas de trabalhar a diferenciação. 

Conveniência 

Oferecer facilidades aos consumidores e tornar as coisas mais simples e rápidas para eles também é uma forma de posicionamento de mercado de uma empresa. Economizar o tempo do cliente ou seu esforço é oferecer uma conveniência a ele. 

Entregar mais rápido, atendimento eletrônico, cruzamento de informações dos clientes, processos simples e gratuitos deixam a vida do cliente mais fácil e oportunizam a sua empresa a trabalhar essa estratégia no posicionamento. 

Por que sua empresa deve ter um posicionamento no mercado

Ter clareza em relação ao posicionamento estratégico da sua empresa é fundamental no mercado de hoje. Os consumidores não compram apenas na lojinha do bairro porque é a única opção. Cada vez mais as pessoas escolhem onde e o que irão comprar por se identificar com o posicionamento que as marcas reproduzem. 

Por isso, veja a seguir os principais benefícios de estabelecer uma estratégia de posicionamento na sua empresa. 

Dê um passo à frente na competitividade do mercado

Nada melhor do que ser diferente e chamar atenção do público para sair na frente dos concorrentes. Ao deixar claro os diferenciais da sua empresa ao público, sua empresa tem mais chances de ganhar a preferência dos consumidores. 

Atraia um público pagador

Muitas vezes o que leva a sua empresa a atrair muitas pessoas, mas ter dificuldades em fechar vendas pode ser a atração de um público errado. Além de outras ações, ter um posicionamento de mercado ajuda a atrair pessoas mais dispostas a fechar negócio com a sua empresa. 

Imagine que seu negócio seja uma loja de jóias de alto valor agregado. Se não ficar claro no seu posicionamento que é uma joalheria de luxo, você poderá atrair pessoas que não tenham condições financeiras para comprar de você. Por isso, transmitir a sua proposta de valor através do seu posicionamento ajuda na atração de um público qualificado.  

Fidelize seus clientes

Um dos objetivos do posicionamento de mercado de uma empresa é justamente a forma como quer ser lembrada pelo consumidor. Assim, ter um posicionamento facilita para que os clientes lembrem da sua marca e, por consequência, priorizem-a no momento de escolha. 

Além disso, quando a sua marca se conecta com a audiência através de posicionamento indo ao encontro de seus valores, as pessoas tendem a preferir fazer negócios com essas empresas em que se sentem representados. 

Tenha uma direção para suas estratégias

Sabe aquele ditado “atirando para todo lado”? Quando você tem um posicionamento fica mais difícil cometer esse erro. Ter um posicionamento facilita decisões importantes na estratégia de marketing e de vendas, uma vez que você sabe qual a mensagem deseja passar para a audiência.

Como criar o seu posicionamento

Como vimos nas estratégias de posicionamento, há diversas possibilidades de criar uma diferenciação. Mas não basta apenas escolher qualquer uma. É uma decisão bastante importante e que exige estudo e planejamento. 

Portanto, comece com um estudo profundo a respeito da proposta de valor da sua empresa e da solução que você vende. É importante definir o seu público-alvo e desenhar a sua persona. Também é recomendado realizar uma pesquisa de mercado em relação aos seus concorrentes e em relação a sua própria marca. 

Uma ferramenta utilizada para os estudos de posicionamento é o mapa do posicionamento, preenchido a partir dos dados levantados. Esse mapa é um gráfico com 4 partes que irá compilar o que os consumidores valorizam frente a concorrência para que você perceba oportunidades de diferenciação. 

O fato é que ter um posicionamento de mercado impacta nos resultados da sua empresa. Por isso, além de ter um, é importante analisar constantemente e fazer adequações com o passar do tempo. Veja este case de uma marca consolidada de moda que reformulou todo seu posicionamento para se conectar com o mercado consumidor atual. 

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