O empreendedorismo despertou muito cedo em mim. Ainda na quinta série comecei a fazer pulseiras para vender e com isso pagar o meu próprio lanche. Isso despertou algo muito valioso em mim: que eu mesmo poderia fazer o meu próprio dinheiro.
Depois do ensino médio, me desafiei a entrar em um dos vestibulares mais difíceis do país, o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). Consegui depois de 3 anos de tentativas e muita dedicação. Mas, logo em seguida, minha veia empreendedora falou mais alto.
Em 1996, saí do ITA, me mudei para Campinas e abri um curso pré-vestibular sem dinheiro nenhum: o QI Vestibulares. Porém, eu falhei: era um ótimo professor, mas um péssimo empresário. Mesmo com quase 200 alunos, após 3 anos e meio, tive uma falência apoteótica.
Nos anos seguintes trabalhei em tudo que pude com um único objetivo: pagar as dívidas que a falência do cursinho tinha deixado. A essa altura já sabia que meu problema era falta de conhecimento estratégico. Por isso, me debrucei em aprender marketing profundamente, enquanto dava duro para honrar as dívidas que havia deixado.
Anos depois, em 2005 fundei uma agência, a Publiweb. Sem dinheiro novamente, mas com muita garra, aplicando nas empresas dos meus clientes estratégias inovadoras, do que viria a se chamar no futuro de ‘marketing digital’.
Percebendo a oportunidade que estava se abrindo em relação a Marketing no ambiente digital e observando que ninguém ainda falava sobre isso no Brasil, lancei meu primeiro livro em 2009 – o Google Marketing, que reeditei e relancei em 2011 com o título 8Ps do Marketing Digital – que se tornou best-seller e até hoje utilizado em universidades do Brasil e de Portugal.
Resolvi vender a agência Publiweb, pois não acreditava naquele modelo de negócios. A partir daí, desenvolvi o Curso 8Ps, com turmas de 20 a 50 participantes para ensinar tudo o que eu já dominava sobre marketing digital.
Em 2013, notando o enorme potencial do digital e o início do mercado de infoprodutos, fundei a Webliv, minha atual empresa. Nessa época investi em cursos internacionais para trazer ao Brasil as estratégias do empreendedorismo digital.
No final deste primeiro ano da Webliv, estabeleci uma estratégia de venda online e consegui alcançar, pela primeira vez, a marca de R$ 1 milhão de faturamento. A empresa se tornou, em pouco tempo, referência em marketing digital.
O antigo curso 8Ps de no máximo 50 pessoas, se tornou a Imersão 8Ps, um treinamento completo de marketing e vendas para pequenos e médios empreendedores. Já foram realizadas mais de 60 turmas ao longo dos últimos anos.
Mas eu não podia parar por aí. Percebi que os empresários precisavam de soluções mais completas e personalizadas, que em grandes eventos eu não poderia entregar. Decidi que era o momento de dar um passo além e teve início, então, as primeiras turmas de mastermind e consultorias personalizadas, auxiliando os empresários na implementação das estratégias.
Minha empresa estava voando alto em todos os programas. E nesse momento eu quase falhei: estava iludido com o faturamento (que era alto), muito atento ao marketing/vendas e esquecendo a relevância do financeiro e da gestão de pessoas no meu negócio. Isso virou uma chave para mim: uma empresa, para ser saudável, precisa ter lucro e todas as áreas em harmonia. A partir daí, redefini a estratégia da minha própria empresa e meus programas se tornaram mais completos, justamente para que meus clientes não cometessem o erro que quase custou a minha empresa.
Entre treinamentos presenciais, consultorias, mentorias e treinamentos online, mais de 50 mil empresários já passaram pelos meus programas. Sempre com o objetivo de mostrar os caminhos do crescimento e da lucratividade, meu objetivo é ajudar a transformar, junto com a minha equipe, a economia do nosso país através das pequenas e médias empresas.