Por mais que você tenha um vasto conhecimento do produto ou serviço que vende, saiba algumas noções de negócio e tenha disposição para empreender, ainda se sente perdido? Então, talvez esteja faltando uma dose do método 8ps em sua vida empresarial.
Entenda que é absolutamente comum ficar à deriva em alguns momentos da nossa trajetória, sendo que os momentos de crise nos paralisam ao ponto de não sabermos qual será o próximo passo. No entanto, isso é ruim para a saúde financeira do negócio e, naturalmente, para a sua autoestima.
Sendo assim, visando melhorar o desempenho da empresa e ajudá-lo a vender mais, separamos um miniguia com o que há de principal sobre o método 8Ps. Acompanhe a leitura e confira!
Afinal, o que é o método dos 8Ps?
Desenvolvido pelo empreendedor digital Conrado Adolpho, o método dos 8Ps consiste em transformar as estratégias básicas do popular mix de marketing em algo mais acessível e que corresponda ao atual cenário que temos no mundo. Foi criado a partir não só dos acertos do empresário, mas também de duras derrotas as quais sofreu durante sua vida.
Com o pensamento analítico que ele desenvolveu em sua passagem pelo curso de Engenharia, o empreendedor organizou maneiras que servem como um verdadeiro mapa para mostrar onde as empresas querem chegar e como.
A princípio, deve-se identificar quem é a persona do seu negócio, ou seja, a representação do público ideal e, a partir disso, saber quais são os pontos de dor e como você pode resolvê-los.
Porém, o que significa cada P?
Foi por meio dessa metodologia que Conrado encontrou uma forma simples de direcionar a trajetória de pequenos e médios empreendedores. Para que você tenha uma noção da importância dessa tática no mercado, entenda o que significa cada P. Confira abaixo!
Pesquisa
A princípio, nesta jornada empreendedora em busca do sucesso, você deve identificar qual é o perfil ideal de consumidor que a empresa oferecerá seus produtos ou serviços, analisando suas potenciais necessidades, seus comportamentos e suas prováveis objeções de venda.
Você precisa conhecer o seu público-alvo com a palma da mão, a fim de fornecer soluções úteis e estar um passo à frente da concorrência.
Planejamento
Tendo em vista que você já sabe quem pode se interessar pelo seu negócio, chega o momento de estruturar o funil de vendas para disponibilizar as campanhas de acordo com cada estágio em que o consumidor se encontra na jornada de compra.
É na hora do planejamento que você organizará tudo que será preciso para atrair o cliente e torná-lo um verdadeiro evangelizador da marca.
Produção
Depois que souber os perfis que podem ser impactados com suas soluções de mercado, tendo em vista que o escopo de ofertas precisa estar nos eixos, aparece a parte de desenvolvimento desse conteúdo com o propósito de engajar a audiência.
Você pode utilizar posts em blogs, infográficos, vídeos, e-books ou qualquer um outro, porém é necessário adequar os conteúdos aos objetivos traçados.
Publicação
Obviamente que em algum momento você precisará tornar público o conteúdo produzido, afinal, só é lembrado quem é visto. Com isso, você conseguirá dar prosseguimento às demais etapas e perceber a receptividade do que foi planejado.
Todavia, opte pelos canais de comunicação que mais tenham a ver com o seu modelo de negócio e saiba falar a mesma língua do seu público-alvo.
Promoção
Entenda que as publicações criadas não vão gerar excelentes receitas financeiras por impulso próprio, pois elas demandam de um esforço para que isso ocorra.
Você deve promover o que criou, com a missão de construir uma autoridade inabalável e, com isso, influenciar o poder de decisão das pessoas ao proporcionar valor ao seu produto ou serviço mediante a um bom conteúdo.
Propagação
Mesmo que a viralização das publicações seja inerente a uma ação dos consumidores, perceba que ela pode ser impulsionada de diversas maneiras pela sua empresa.
As principais delas podemos observar ao prestar um atendimento de excelência e entregar algo superior às expectativas dos clientes, aumentando as chances de a sua audiência disseminar as ofertas de forma orgânica e consciente.
Personalização
Tendo o feedback do público à sua disposição, sendo ele positivo ou não, você precisa adequar as informações recebidas e tornar a tática bem mais contundente com o nicho ao qual atua.
Portanto, conforme a resposta das ações predecessoras, você moldará a sua tomada de decisão de forma mais eficiente e entregará ofertas de qualidade para os potenciais consumidores.
Precisão
Já no último P, a mensuração dos dados trará o direcionamento exato para conduzir esse imenso navio de vendas e, assim, percorrer os extensos mares do marketing.
Tendo em mãos os devidos resultados, você identificará quais partes são mais rentáveis, o provável investimento para as próximas ações e o que deve remodelar com urgência, modificando sua gestão significativamente.
Como isso funciona na prática?
Antes de aplicar o método 8Ps, você precisa criar uma isca digital, isto é, conduzir a sua persona até um conteúdo relevante ao qual possa resolver superficialmente o problema que ela apresenta.
Por meio desse material você consegue capturar o contato dessas pessoas potencialmente interessadas no seu negócio e, com isso, estabelecer uma aproximação estratégica com elas.
Se você já tem uma presença online por meio de um site responsivo, um blog alimentado com conteúdo periódico ou postagens regulares nas redes sociais, saiba que já conta com uma audiência qualificada.
A partir disso, aproveite as visitas que recebe e o engajamento diário para ofertar algo de valor para seu público, com o intuito de tornar tangível sua oferta e filtrar quem tem mais chances de comprar.
Como esse método interfere positivamente nas vendas?
O método 8Ps dá margem para que o seu negócio se expanda gradativamente, sendo que a redução de custos é notória, afinal, criar campanhas via internet são bem mais baratas do que um anúncio no horário nobre da novela das 20 h, por exemplo.
Ao utilizar esse método você melhorará a comunicação da empresa com o seu público, mostrando uma proposta objetiva de como você pode mudar a vida da sua persona.
Quando você ouve o seu público e percebe o que ele realmente deseja, o exercício de empatia aparece com muito mais clareza, e a tendência é desenvolver soluções que entreguem não só bons produtos, mas superem quaisquer expectativas.
Compreenda que os 8Ps são passos fundamentais para agregar valor ao seu negócio e captar a atenção dos seus clientes como jamais havia imaginado.
Para concluirmos, lembre-se de analisar cada resultado obtido e perceber o que pode ser melhorado ou mantido, a fim de tornar a sua marca algo permanente na cabeça das pessoas. Além disso, jamais se esqueça de que o método 8Ps deve ser algo consistente e aplicado diariamente para que os resultados positivos venham o mais rápido possível.
Se você curtiu essa explicação sobre o método 8Ps e quer entender melhor como é possível sua empresa crescer ainda mais no mercado que atua, então entre em contato com a gente. Teremos o prazer de explicar cada detalhe que compõe o seu sucesso!