método 8Ps

Tudo o que você precisa saber sobre o Método 8Ps

Qual empresário não sonha em ver a sua empresa crescendo e vendendo cada vez mais? Em meio a um mercado saturado, porém, tirar esse desejo do papel e transformá-lo em uma lucrativa realidade requer muito esforço e investimento, certo?

Nem sempre. Graças ao Método 8Ps, os resultados almejados para a sua empresa podem estar muito mais próximos do que você imagina!

Mas calma! Se você faz parte do time dos céticos e está cheio de dúvidas quanto à eficácia desse Método, peço que persista um pouco mais e dedique alguns minutos a essa leitura.

Podemos garantir: na pior das hipóteses, entender como a técnica funciona ajudará você a ter uma visão muito mais ampla do seu negócio.

Confira!

Afinal, o que é o Método 8Ps?

O Método 8Ps foi criado em 2011 por Conrado Adolpho, empresário com mais de vinte anos de experiência, especialista em alavancagem de negócios e autor do livro de marketing mais vendido do Brasil.

Basicamente, a técnica ensina o que fazem as pequenas empresas que mais crescem no Brasil. Para isso, propõe a correta análise e aplicação de cada um dos oitos Ps envolvidos no negócio: Pesquisa, Planejamento, Produção, Publicação, Promoção, Propagação, Personalização e Precisão.

Muito além de um curso meramente teórico, o Método é um verdadeiro treinamento estratégico cuidadosamente pensado para empresas que desejam vender muito mais. Ao contrário do que acontece com cursos de graduação e MBAs, o foco é essencialmente prático, oferecendo a cada participante um plano de ação conciso e eficaz.

Como o Método 8Ps funciona?

O Método funciona por meio de imersões presenciais: são três dias de conteúdo absolutamente relevante e focado nos resultados de quem já empreende ou naqueles que desejam começar a empreender — tudo isso, é claro, ministrado pelo próprio Conrado Adolpho.

Além do acesso ao treinamento presencial, todos os participantes receberão uma apostila impressa com todo o conteúdo aprendido durante a Imersão e exercícios que os ajudarão a compreender a realidade da sua empresa.

Os inscritos também poderão acessar todo o conteúdo disponível no Portal 8Ps durante um ano e receberão um certificado do Método 8Ps. A depender do tipo de inscrição, ainda é possível participar de rodadas de networking e de um almoço exclusivo com o Conrado Adolpho, agregando muito mais valor à participação no evento.

E sabe a melhor parte? Tudo isso é 100% garantido! Se o participante não gostar do conteúdo, basta devolver os materiais recebidos até o final do primeiro dia de Imersão para receber todo o seu dinheiro de volta.

Entendendo os 8Ps

Agora que você já descobriu como o Método funciona, é hora de colocar a mão na massa e entender o que realmente significa cada um dos 8Ps. Preparado para gerar muito mais valor para o seu negócio e aumentar as suas vendas?

1. Pesquisa

Convenhamos: desbravar as riquezas de um terreno desconhecido se torna muito mais fácil quando você possui as principais informações do solo em mãos, certo? Pois é! É justamente por isso que a pesquisa é o primeiro dos oitos Ps!

Nesse primeiro momento, você obterá informações verdadeiramente relevantes sobre o cenário brasileiro e entenderá como cada dado levantado pode impactar no mercado do seu negócio.

Serão consideradas não apenas as variáveis econômicas, culturais, demográficas e políticas, mas também aspectos como clientes, parceiros, fornecedores, concorrentes, funcionários e gestores.

Mas calma! Se você já está se imaginando diante de um calhamaço de papel com inúmeras informações sobre cada um dos cenários que compõem um macro ou microambiente, esqueça!

Enquanto MBAs e livros de graduação são escritos por autores estrangeiros e baseados na realidade das grandes potências econômicas, o Método 8Ps é essencialmente prático e leva em consideração cada peculiaridade do mercado brasileiro.

Ao lado de Conrado Adolpho, você entenderá aspectos como:

  • qual a melhor forma de conduzir o seu negócio;
  • quais os pontos fracos e fortes do seu produto ou serviço;
  • quem são e onde encontrar os seus potenciais clientes
  • como gerar muito mais valor para os seus consumidores;
  • o que considerar na hora de analisar a concorrência;
  • qual o seu papel enquanto gestor.

Enfim, a ideia é que o treinamento ajude você e a sua empresa a economizar tempo e dinheiro com a experiência adquirida por Conrado ao longo dos seus vinte anos de atuação.

2. Planejamento

Embora muitos não deem a devida importância, a verdade é que planejar é essencial para o sucesso de qualquer empresa. Um plano bem feito é o grande responsável por benefícios como:

  • ter uma visão global do negócio;
  • conhecer profundamente a estrutura organizacional de uma empresa;
  • prospectar novos investidores com mais facilidade;
  • tangibilizar os resultados desejados e as metas a serem alcançadas;
  • evitar que obstáculos e imprevistos o desviem do caminho certo.

Assim, o segundo P do Método 8Ps é inteiramente dedicado ao Planejamento. Como o próprio nome já diz, esse momento tem como principal objetivo traçar o plano que conduzirá os seus esforços e ajudará a sua empresa a alcançar os resultados que tanto almeja.

Nessa etapa, as informações levantadas na pesquisa farão ainda mais sentido e começarão a ganhar aplicação prática, culminando em um planejamento sólido e eficaz — afinal, conhecimento bom é conhecimento aplicado, não é mesmo?

Ou seja: com base em dados concretos e com o auxílio do conhecimento adquirido por Conrado, essa etapa ajudará você a ter uma definição clara não só do caminho a ser trilhado, mas também de cada passo a ser dado em seguida.

3. Produção

O terceiro passo do Método 8Ps é a Produção. É nesse momento que as bases que darão sustento à sua estratégia de conteúdo e de vendas começarão a ser construídas por meio da criação de um funil de vendas e da escolha das mídias sociais mais adequadas à realidade da sua empresa.

Afinal, o que é um funil de vendas?

É bem provável que você já tenha sido atraído para o site de uma empresa após procurar alguma dúvida na internet, certo?

Situações como essa são mais comuns do que você imagina e já fazem parte da estratégia de vendas de muitos negócios graças ao funil de vendas.

Basicamente, a técnica consiste em definir corretamente a jornada de compra do cliente e acompanhá-lo em cada uma dessas etapas, ofertando atendimento e conteúdo de qualidade do momento em que ele conhece o produto ou serviço até quando ele realmente efetua a compra.

O funil de vendas está dividido em quatro partes:

  1. Aprendizado e descoberta: o objetivo dessa etapa é despertar o interesse do seu potencial cliente e, pouco a pouco, fazê-lo perceber que ele tem um problema a ser resolvido.
  2. Reconhecimento do problema: na segunda etapa, o potencial comprador finalmente percebe que tem um problema e começa a pensar em formas de resolvê-lo.
  3. Consideração da solução: ocorre quando o comprador começa a tomar conhecimento de possíveis soluções para o seu problema, sem, contudo, resolvê-lo de forma mais efetiva.
  4. Decisão de compra: por fim, a última etapa do funil de vendas ocorre quando o comprador começa a comparar as soluções disponíveis no mercado. Nessa fase, é essencial deixar extremamente claros os diferenciais competitivos do seu negócio.

Durante a Imersão, o empresário entenderá melhor o conceito e terá a oportunidade de aplicá-lo ao seu negócio, posteriormente garantindo uma produção de conteúdo muito mais relevante e vendedora!

Quais as mídias sociais que devo escolher para a divulgação do meu negócio?

Esqueça essa ideia de que existe mídia social boa e mídia social ruim. Na prática, o que definirá a relevância de uma plataforma para a sua estratégia de marketing digital é o quão alinhada com o seu público-alvo essa rede social está.

Se você possui uma marca de roupas de ginástica cujo público-alvo são mulheres entre 18 e 24 anos, por exemplo, é bem provável que faça sentido apostar algumas fichas no uso do Instagram.

Além de ser uma mídia social extremamente popular nessa faixa etária, a plataforma tem se adaptado cada vez mais às necessidades comerciais e atuado como uma excelente vitrine para exibir seus produtos ou serviços.

Isso sem falar, é claro, em todas as outras possibilidades proporcionadas a você e ao seu negócio, tais como a sua utilização como um canal de contato com os seus clientes e até mesmo a venda direta de itens dos mais diversos itens.

São tantas as possibilidades que uma parte do treinamento será dedicada a compreender as peculiaridades das principais redes sociais, ajudando-o, assim, a escolher as melhores mídias para o seu negócio.

Mensurando resultados e otimizando o retorno do investimento (ROI)

De nada adianta ter todo esse conhecimento e não ser capaz de usá-lo da forma correta, não é? Por essa razão, durante o módulo sobre a Produção, você também descobrirá como mensurar a origem das suas vendas.

Com essa informação em mãos, você será capaz de investigar a fundo os resultados obtidos a partir desses investimentos e focar naqueles que realmente proporcionam a você melhores retornos!

4. Publicação

O quarto P do Método 8Ps é dedicado à Publicação. Basicamente, você entenderá como gerar conteúdos relevantes e verdadeiramente capazes de levar o seu potencial cliente à compra.

Nesse módulo, os empresários terão acesso aos princípios básicos da produção de conteúdo e serão capazes de aplicar o DNA da empresa a cada texto ou publicação planejada. Tudo isso, é claro, de acordo com o funil de vendas já estabelecido.

De forma substancialmente prática, Conrado colocará toda a sua experiência a serviço da sua empresa e dará dicas para que a sua estratégia de marketing não deixe de fora nenhum conteúdo realmente essencial.

Farão parte do seu planejamento conteúdos como:

A sua própria história

Que cliente não se sente mais seguro sabendo quem está por trás do produto ou serviço que está comprando? Pois é! A ideia, aqui, é entender quais gatilhos devem ser utilizados durante a construção e narração da sua própria história para que o potencial consumidor se sinta seguro e efetue a compra.

Basicamente, o treinamento ajudará você a trabalhar o seu posicionamento de maneira positiva e, consequentemente, gerar autoridade para o seu negócio.

A história da sua empresa

A trajetória do seu negócio também não pode ficar de fora da sua publicação de conteúdo! Com as ferramentas e técnicas corretas, você conseguirá transformar os obstáculos e as conquistas do seu empreendimento em pontos de profunda conexão com o potencial cliente, transmitindo credibilidade e vendendo muito mais.

O depoimento dos seus clientes

Por que não usar a opinião de quem mais importa para você? Utilizando-se das estratégias certas, você será capaz de despertar o melhor do seu consumidor e motivá-lo a virar o maior defensor da sua marca, seja por meio de um comentário na página do seu produto ou serviço ou em um bate-papo informal no ambiente de trabalho.

Em síntese, a ideia é aplicar todo esse conhecimento de forma integrada para que você finalmente descubra como engajar os seus clientes e fazer com que eles voltem a comprar com você de forma recorrente!

5. Promoção

Basta uma rápida consulta à internet para descobrir uma infinidade de dicas sobre como promover a sua empresa, não é? São tantas informações que, na prática, fica até difícil saber por onde começar.

Para auxiliar você nessa empreitada, o quinto passo do Método 8Ps é inteiramente dedicado à Promoção do seu produto ou serviço.

Muito além de conteúdo meramente teórico, você receberá uma série de dicas e finalmente entenderá quais os melhores meios para atrair mais clientes e vender mais.

Ao término do módulo, você terá criado uma estratégia de publicidade matadora para o seu produto ou serviço e será capaz aumentar — e muito! — a visibilidade do seu negócio perante o seu público, a famosa audiência.

Ao longo dos três dias, você aprenderá a extrair o melhor de ferramentas como Facebook, Google Adwords e Whatsapp.

6. Propagação

O 6º P do Método é dedicado à Propagação. Ou seja: é nessa etapa que você entenderá a lógica que existe por trás daqueles vídeos, textos e outros tipos de conteúdo que simplesmente viralizam e se tornam uma verdadeira febre na internet, nos grupos do WhatsApp ou nas rodas de conversa com os amigos.

Devidamente munido do conhecimento adequado e das técnicas certas, você conseguirá criar a estratégia de viralização da sua empresa e entrará para o seleto rol de empresários que não dependem apenas da sorte para que os seus conteúdos tenham boa repercussão e engajem o público!

Sem sequer se dar conta, você fará com que seu cliente atue como o seu melhor vendedor e gere vendas a um custo muito menor, seja por meio de indicações diretas sobre o seu produto ou do simples compartilhamento do conteúdo publicado pela sua marca, reforçando a sua autoridade.

Aqui, mais uma vez, o grande diferencial fica por conta da grande experiência do trainer Conrado Adolpho, que trará diversos estudos de caso para ilustrar o tema e inspirar a sua estratégia.

7. Personalização

Você sabe o que é uma objeção? Ainda que você não conheça o significado formal dessa palavra, pode ter certeza de uma coisa: ela já fez você perder muitas vendas!

Basicamente, as objeções são todos aqueles argumentos apresentados por alguém para se opor a determinada tese ou proposta.

É o que acontece, por exemplo, quando o seu cliente deixa de comprar o seu produto por não acreditar na sua eficácia ou achar que o resultado prometido é audacioso demais.

Nesse caso, o melhor a fazer é trabalhar a sua autoridade e apresentar cases de sucesso que façam o seu potencial consumidor perceber que o seu produto é, sim, capaz de entregar o valor que prometeu.

O mesmo é válido para aqueles clientes que não confiam no vendedor, acham que não precisam da solução que está sendo vendida ou até mesmo alegam não ter dinheiro.

Para cada um desses bloqueios existe um argumento extremamente poderoso aguardando ansiosamente para ser usado pela sua equipe!

É justamente nesse contexto que o penúltimo módulo do Método 8Ps é dedicado à Personalização. Nele, você descobrirá quais são as principais objeções dos seus clientes e como matar cada uma delas, tornando o seu processo de vendas muito mais efetivo e personalizado à realidade do seu produto ou serviço.

De forma prática, você aprenderá a usar os robôs do Facebook para vencer a resistência dos seus clientes e, assim, conseguirá automatizar boa parte da sua venda.

Além disso, você compreenderá como treinar a sua equipe e garantir que todos os seus vendedores sejam absolutamente capazes de responder (e superar) cada uma das possíveis objeções do cliente, não deixando que nenhuma venda escape!

8. Precisão

O oitavo e último P do Método é a Precisão. É nesse momento que você finalmente chegará ao funcionamento preciso e verdadeiramente adequado à realidade da sua empresa.

Durante o decorrer desse módulo, você compreenderá como o seu mercado se comporta e poderá planejar as suas próximas ações se baseando nas métricas do que deu certo e de tudo aquilo que, por alguma razão, falhou.

Isso quer dizer que você sairá da Imersão com um plano perfeito em mãos? De forma alguma. Planos perfeitos sequer existem!

O que você terá em mãos, na verdade, é um plano ajustado e funcional, além de todo o conhecimento necessário para prevenir erros e saber como agir sempre que algum indicador não oferecer o retorno esperado.

Em suma, esse momento é crucial para que você realize o controle da sua estratégia e consiga corrigir o rumo de sua comunicação o mais rápido possível, sem correr o risco de perder mais um ciclo de vendas.

Depois de 50 horas de conteúdo intenso, você certamente estará pronto para voltar ao comando do seu negócio e assumir o controle dos seus resultados!

Como o Método 8Ps pode melhorar o desempenho da minha empresa?

O Método 8Ps é um treinamento estratégico que reúne todo conhecimento prático que você precisa ter para alavancar as suas vendas e os seus resultados.

Muito além de um curso teórico, o treinamento atua como um grande raio-x da sua empresa, fazendo com que você, dono do negócio, identifique cada uma das fragilidades da sua estratégia e descubra como eliminá-las de forma rápida.

Ao longo de 3 dias extremamente intensos, você terá acesso a ferramentas exclusivas e aprenderá centenas de técnicas e dicas práticas que ajudarão a sua empresa a criar um plano de ação absolutamente eficaz.

Ao término dos 8 passos, você terá transformado as informações reunidas na fase de pesquisa em um planejamento pronto para auxiliar na definição das mídias a serem utilizadas, na publicação e viralização dos conteúdos e no preparo da equipe de vendas.

Além disso, você fará contatos com dezenas de empresários que, assim como você, estão verdadeiramente empenhados em crescer, tornando-se parte de um ecossistema próspero e extremamente favorável à celebração de parcerias e novos negócios.

Se você se interessou e deseja saber mais sobre o Método 8Ps, não deixe de entrar em contato com a nossa equipe. Estamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas e ajudá-lo a transformar a realidade da sua empresa!

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