O que são KPIs? Descubra agora e veja como isso ajuda seu negócio

Com tantas métricas e números disponíveis em relatórios, nem sempre é fácil saber o que usar na hora de avaliar seus processos e estratégias, não é mesmo? Nesse momento, torna-se essencial saber o que são KPIs.

Com eles, você entenderá melhor qual rumo sua empresa precisa tomar — seja ela de qual tamanho for — e estará mais preparado para tomar decisões necessárias e estabelecer metas. Então, neste post, você descobrirá o que são os KPIs, por que eles são importantes e quais são as métricas mais utilizadas. Preparado? Então continue com a gente e boa leitura!

O que são os KPIs?

KPI (Key Performance Indicator), são Indicadores-chave de Desempenho, usados para metrificar o desempenho da sua empresa e colaborar para que medidas sejam tomadas. Assim, torna-se mais fácil alcançar os objetivos traçados durante o planejamento do processo ou estratégia. São indicadores-chave por conseguirem avaliar de forma precisa o sucesso do seu negócio.

Por isso, é uma técnica utilizada em diversas empresas, já que possibilita a toda organização se engajar para chegar nos padrões e métricas definidas pela empresa. Assim, com os KPIs, o nível de envolvimento dos membros na missão da instituição será maior e a estratégia definida pela diretoria será alinhada com os colaboradores.

Além disso, com os resultados mostrados pelos KPIs, você conseguirá demonstrar qual é o desempenho da empresa e os funcionários se sentirão participantes do sucesso dela.

Por que os KPIs são importantes?

Como pudemos ver, KPIs são úteis para a tomada de decisão da sua empresa. Saiba agora os motivos!

Facilita a tomada de decisões inteligentes

Diversas decisões devem ser tomadas por uma empresa, não é mesmo? Produção, estratégias de marketing, ações de branding, são apenas alguns exemplos. Muitas vezes, infelizmente, as escolhas são tomadas por sensações e visões pessoais de algum membro da equipe.

Isso, porém, não é o melhor caminho para aumentar suas vendas, já que esse tipo de decisão não considera os indicadores-chave de desempenho. Com eles, você conseguirá analisar de forma inteligente quais são os erros e acertos dos seus processos e estratégias. Além disso, eles fornecerão o norte que precisa para pensar em soluções para as dificuldades apresentadas.

Desse modo, suas escolhas serão mais seguras e você poderá justificá-las perante o resto da equipe, aumentando a interação entre os colaboradores.

Permite acompanhar a performance dos processos

Contar com KPIs em seus processos e estratégias permite que você tenha uma visão mais profunda do negócio. Assim, você conseguirá identificar erros em alguma das etapas e corrigi-lo de forma rápida. Por outro lado, caso os indicadores atinjam os níveis desejados, você terá condições de otimizá-los para aumentar ainda mais suas vendas e reduzir os custos.

Ajuda a melhorar a gestão estratégica

Quais são as visões e estratégias para sua empresa nos próximos seis meses? E em um ano? Os indicadores também são úteis para melhorar a gestão estratégica do seu negócio. Com eles, será mais fácil traçar o caminho que deverá ser trilhado para sua empresa em curto, médio e longo prazo.

Dessa forma, você poderá mostrar para sua equipe não só qual é a estratégia tomada pela empresa, mas quais motivos para tomar essa decisão. Assim, mais uma vez, os colaboradores entenderão que o negócio é pautado em dados e resultados, e não na vontade monocrática de um só integrante.

Quais são os KPIs mais importantes?

Para decidir qual é a métrica mais importante para seu negócio, você precisará conhecer alguns indicadores muito utilizados pelas empresas. Veja agora!

Retorno sobre Investimento (ROI)

ROI (Retorno sobre o Investimento) é um indicador que ajuda sua empresa a entender se ela ganhou ou perdeu dinheiro com os investimentos efetuados em estratégias de publicidade (como mídia paga, Facebook ou marketing de atração), utilização de novas ferramentas e treinamentos.

Assim, você entenderá quais investimentos são interessantes para sua empresa e poderá otimizá-los ainda mais para aumentar as vendas e o lucro do seu negócio.

Essa métrica é importante para sua empresa, já que com ela é possível entender quais estratégias e processos têm contribuído mais para o sucesso do seu negócio. Além disso, ela permite planejar ações baseadas nos resultados anteriores, escolhendo se vale a pena investir em certos canais.

Para efetuar o cálculo, utilize a seguinte fórmula:

ROI =  (Receita – Custo)/ Custo

Para exemplificar, se sua empresa faturou 50.000 reais, depois de investir 5.000, seu ROI seria:

ROI = (50.000 – 5.000)/ 5.000

ROI = 9

Isso significa que a cada real investido, você tem 9 de lucro. Em termos percentuais, 900%.

Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

O custo de aquisição de clientes é o investimento médio necessário para adquirir um consumidor. Em muitas instituições, as áreas de Marketing e Vendas são as que atuam de forma mais direta nesse processo.

Entretanto, tudo dependerá do modelo de negócios adotado pela sua empresa. Vale ressaltar que o cálculo deve considerar os investimentos e clientes conquistados em um mesmo período.

Normalmente, o CAC é calculado todos os meses. Porém, você deve se atentar nas variações inesperadas que podem acontecer em alguns momentos. Trazer mais vendedores, investir de forma mais pesada em marketing ou comprar um software especializado de vendas dificilmente trarão retorno em apenas um mês.

Dessa maneira, o resultado desse período pode ser consideravelmente maior do que do mês anterior. Por isso, considere cada métrica em seu devido contexto.

Para descobrir o CAC, utilize a seguinte fórmula:

CAC = (investimento em Marketing e Vendas) / quantidade de novos clientes

Se você investiu diretamente R$ 5 mil para adquirir clientes e obteve 20 clientes, seu CAC será de R$250,00.

Número de negócios fechados

Usar o número de negócios fechados (ou vendas realizadas) também pode ser um parâmetro interessante para você entender o funcionamento da sua empresa. Vale lembrar que essa quantidade, normalmente, sofre variações de acordo com a época, dias festivos e promoções realizadas. Dessa maneira, essa métrica deve ser considerada de forma contextual.

Agora que você já sabe o que são KPIs, está preparado para escolher os indicadores que são centrais na análise dos seus processos e estratégias. Assim, terá maior chance de identificar problemas e soluções que farão com que sua empresa cresça em vendas e em excelência perante ao público.

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