empresários analisando gráfico de lucratividade

Como fazer a gestão da sua empresa voltada ao lucro

Um dos pontos mais importantes em uma empresa, na minha opinião, é ter uma gestão voltada ao lucro. Tanto se fala sobre volume de vendas e sobre faturamento de um negócio, mas o que faz a diferença é quanto de lucro a empresa tem. 

Muitas vezes, grandes faturamentos, encobrem lucratividade baixa, pois vem acompanhados de um custo muito alto para comportar aquele grau de faturamento.

Por isso, neste artigo vou relatar quais são as áreas essenciais para ter uma gestão voltada ao lucro e por que elas são tão importantes em uma empresa, mesmo nas pequenas. Continue a leitura para entender melhor. 

Seu objetivo como empreendedor deve ser o lucro

Não me entenda mal, leitor, mas preciso ser franco: o principal objetivo da sua empresa é ter lucro. Isso porque, caso ela não consiga lucrar, em pouco tempo deixará de ser uma empresa, pois nenhuma sobrevive sem lucro. 

Ou seja: para realizar suas maiores metas e a grande transformação que se propõe grande parte dos negócios, você precisa estar sempre atento aos indicadores que demonstram se a empresa está lucrando ou não. 

O lucro é uma ponte que liga a sua empresa hoje com a empresa que você deseja ter no futuro. E o lucro acontece na gestão Por isso, é essencial que você estabeleça em seu negócio uma gestão voltada ao lucro. 

A importância da gestão

Infelizmente, a maior parte dos pequenos negócios não dão a devida importância para a gestão da empresa. Por falta de tempo ou de conhecimento (ou das duas coisas), muitos donos dessas empresas acabam apenas “tocando o negócio” em frente.

Ao se envolver todos os dias com questões operacionais, não sobra tempo para olhar a empresa com olhos de gestor, ou seja, o “olhar de girafa” como gosto de dizer, que percebe o todo e consegue criar estratégias e corrigir trajetórias. 

Se você é dono de uma pequena ou média empresa e sente que a maior parte do seu dia é consumida pela operação e que a empresa precisa de você para seguir em frente em qualquer área, deixo um alerta: é urgente que você construa uma boa equipe e separe o seu tempo para fazer a gestão da empresa. 

Os 4 pilares da gestão voltada ao lucro

Já sabemos que a gestão é o que separa empresas triviais das empresas fora da curva. E um dos pontos essenciais da gestão é que ela seja voltada ao lucro, uma vez que ele é responsável por manter a empresa de pé. 

Gosto de dividir a gestão em 4 grandes pilares que orientam a empresa a obter lucro. Esses pilares acabam se cruzando entre si. Por isso, o “olhar de girafa” que comentei anteriormente é essencial para conduzir essas 4 áreas de forma estratégica.  

Para você entender melhor, listo abaixo quais são e como eles impactam diretamente na lucratividade de qualquer negócio. 

Os 4 pilares da empresa lucrativa

1-Gestão de marketing e vendas

Esse pilar é o que faz de fato a empresa existir, já que sem vendas não há como ter o restante. É importante ter clareza de que o marketing é o responsável por gerar oportunidades de vendas. Ou seja: ele irá divulgar a sua empresa de forma a atrair novos compradores. 

Por sua vez, o departamento de vendas, em sincronia com o de marketing, faz a venda efetiva a essas oportunidades de venda. Muitas vezes, nesse processo de marketing e vendas, é preciso adotar estratégias de ofertas que não gerem tanto lucro, com um produto ou serviço muito atrativo, com o objetivo de atrair muitos clientes

Mas isso deve ser adotado apenas se a gestão financeira da empresa permitir. Caso contrário, é melhor investir em um primeiro momento em estratégias de Comercial 2 – com a sua atual base de clientes. 

2-Gestão financeira

Você já deve saber um pouco sobre as estratégias que fazem as finanças do seu negócio ficarem saudáveis (como controle do fluxo de caixa, separação das contas pessoais das contas da empresa, conhecer técnicas de precificação, etc.). 

Meu objetivo aqui não é esmiuçar esses detalhes. Mas sim salientar a importância de centralizar as decisões a serem tomadas a partir da situação financeira que a empresa apresenta. 

Será esse pilar da gestão que irá mostrar quando é possível “acelerar” ou seja, adotar estratégias que demandam investimentos para ampliar mercado. Ao mesmo tempo, serão as finanças que irão indicar quando devem ser adotadas estratégias como corte de gastos e vendas com mais lucro e menos investimentos. 

Uma boa gestão financeira deixará sua empresa mais segura e forte para momentos de adversidade, tão comuns no mercado atualmente. 

3-Gestão de processos e indicadores

Como saber o que está funcionando e o que não está sem nenhum tipo de parâmetro? Um dos grandes diferenciais de uma empresa é ter controle de seus processos e indicadores. Pois, sem eles, a gestão acaba sendo na base da intuição e, assim, não é gestão de verdade. 

Gosto sempre de dizer que as grandes empresas não têm indicadores e processos porque são grandes. Elas trabalham e controlam indicadores e processos desde que são pequenas. Por esse motivo são as grandes empresas de hoje. 

Para ter indicadores, você precisará definir processos, pois a partir deles você conseguirá medir tanto o processo em si como as pessoas que estão operando. Se você é dono de uma empresa, aconselho a verificar os principais indicadores diariamente.  

4-Gestão de pessoas

Para ter uma empresa lucrativa, você precisa de eficiência operacional. Isso significa que você precisa ter processos claros e uma equipe eficiente para executá-los. Por isso, a gestão de pessoas é um dos pilares de uma empresa lucrativa. 

Ter apoio nessa missão, para a execução de tarefas relacionadas à gestão de pessoas, e usar ferramentas é fundamental. Uma boa gestão de pessoas te permitirá alcançar melhores resultados, uma entrega mais eficiente ao cliente e, com isso, deixar sua empresa mais lucrativa

A gestão é o grande trunfo das pequenas e médias empresas para enfrentar o mercado. Muitas vezes as dificuldades acabam acontecendo muito mais por falta de gestão interna do que por condições externas. Além disso, será a gestão que permitirá otimizar o lucro, tão importante para a manutenção do negócio. 

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