Estratégia de marketing para atrair clientes

Estratégia de marketing para atrair clientes

Existem diversos materiais que abordam estratégia de marketing para atrair clientes. Mas, exatamente por esse excesso de informações, muitas vezes os empresários não sabem qual é a mais indicada para as suas empresas. 

Alguns até mesmo tentam aplicar algumas dessas táticas, mas não obtêm os resultados esperados. Mas na verdade a estratégia de marketing que atrai clientes em uma determinada empresa é única, pois cada negócio e cada consumidor também é único. 

Sendo assim, o grande desafio é entender qual estratégia é melhor para o seu negócio. Por isso, neste artigo iremos abordar os pontos essenciais que devem ser observados em um planejamento de marketing para atrair clientes. 

Por que sua empresa precisa de uma estratégia de marketing

O negócio que pretende se manter relevante no mercado precisa considerar uma estratégia de marketing contínua. Ela é responsável por chamar a atenção dos clientes e divulgar as marcas, produtos e serviços. 

Além disso, uma boa estratégia de marketing permite destacar o seu negócio da concorrência, alavancar a sua empresa, fortalecer a marca e manter um relacionamento próximo ao seu cliente. 

A estratégia, alinhada a processos de marketing, permite fazer investimentos mais certeiros, evitando prejuízos nesse sentido e promovendo ações que trazem mais resultados (vendas). 

Estratégias para atrair clientes

Conheça a seguir 3 elementos essenciais de uma estratégia de marketing para atrair clientes. Investir em ações de marketing sem observar componentes estratégicos pode ser decisivo para a sua ação fracassar. 

É por isso que, antes de executar uma ação de marketing, é essencial planejá-la. E para fazer isso, algumas pesquisas e definições prévias devem acontecer. Veja nos próximos parágrafos o que você precisa para executar uma estratégia de marketing para atrair clientes. 

1. Defina seu público-alvo

Este é o primeiro passo para a atração de clientes. Até porque não há como direcionar uma estratégia de marketing para atrair clientes, se nem mesmo há a clareza de quem se pretende atrair. 

Há dois tipos de público que se relacionam com a sua empresa: os que escolhem você e os que você escolhe. Enquanto o primeiro público são as pessoas que percebem no seu produto ou serviço uma necessidade que precisam suprir ou algo que desejam para conquistar determinado objetivo, o primeiro grupo são pessoas que ainda não têm essa percepção. 

Além dessa diferença, o grupo que não procura a sua empresa é muito maior. Mas mesmo assim, não se trata de todas as pessoas que você conseguirá atrair, uma vez que existem pessoas que não percebem valor sobre o seu produto. 

Sendo assim, ao traçar uma estratégia de marketing para atrair clientes, você precisará definir o seu público-alvo para que seja possível estipular as demais etapas e impactar as pessoas mais propensas a comprar da sua empresa. 

Como definir o público-alvo

O público-alvo é um grupo de pessoas para quem a sua empresa tem mais probabilidade de vender. Ele é definido a partir de informações sociais, demográficas e de interesses dos consumidores.

Para defini-lo entenda qual o impacto será gerado pela solução que sua empresa vende na vida dos consumidores. Ou seja: qual a transformação que esse produto ou serviço irá entregar aos clientes. 

A partir do entendimento do como o seu produto / serviço atende as necessidades ou desejos do cliente, complemente com pesquisas no seu mercado de atuação. Considere os fatores sociais e culturais. É possível usar ferramentas e relatórios de institutos de pesquisas para ter uma informação ampla. 

Verifique como a concorrência atua e busque os diferenciais oferecidos ao público. Por fim, delimite o seu público-alvo com informações sobre gênero, faixa etária, escolaridade, faixa de renda, interesses, localizações e etc. 

2. Saiba onde encontrar o seu cliente ideal

Agora que você já conhece seu público-alvo e que eles pretendem ao consumir seu produto ou serviço, sua empresa terá condições de estabelecer onde se encontra esse público-alvo. 

Faça o seguinte raciocínio: será que para o seu público-alvo é mais eficaz anunciar em rádio ou jornal impresso? Ou será que é mais interessante anunciar em mídia online? Mas se for, em qual das diversas possibilidades de anúncios digitais é a mais interessante para encontrar o público da sua empresa? 

Talvez em mídias tradicionais como rádio, jornal, revista, etc. seja mais fácil para o empreendedor entender melhor sobre onde encontrar seu cliente ideal. Muitos negócios não teriam sucesso ao anunciar em rádio, porque seu público não acompanha esse veículo, por exemplo. 

O mesmo raciocínio ocorre nas mídias digitais. Nem todo o negócio encontrará seu público no Instagram. Assim como nem todo negócio terá a sua solução sendo procurada no Google, por exemplo. 

Por isso que na sua estratégia de marketing para atrair clientes você precisará entender em qual fonte de tráfego seu negócio irá performar melhor. Além dos próprios interesses do público-alvo, a resposta para essa pergunta também se encontra no seu tipo de negócio. Veja a seguir. 

Identificando a mídia online ideal para encontrar o seu cliente

Apesar de existir um alto valor investido em mídias de publicidade tradicionais atualmente, nosso foco neste artigo será ajudar você a entender qual mídia digital poderá trazer mais retorno para o seu negócio. 

A chave para prospectar clientes pela internet de forma efetiva é entender o seu tipo de negócio (tipo de solução sua empresa oferece) e onde estará o seu público alvo (estarão mais no Google, no Facebook, no Instagram ou em mais de um deles?) 

Caso seu negócio seja de necessidade, ou seja, oferece solução àquilo que é inevitável ao consumidor, possivelmente seu cliente ideal está no Google. Por outro lado, se seu negócio é de oportunidade, vende um produto ou serviço o qual o consumidor não tem clareza se precisa ou não dele, possivelmente você encontrará seu cliente ideal no Instagram ou Facebook. 

Veja essa lista de exemplos para entender melhor:

  • Loja de jóias: oportunidade (o consumidor não precisa de uma jóia, mas ele pode desejar).

  • Comércio de autopeças: necessidade (precisa adquirir uma peça para conserto de um carro).

  • Nicho de emagrecimento: necessidade e oportunidade (há consumidores que estão procurando diretamente por emagrecimento, mas há outros que não estavam cogitando isso, mas diante de um estímulo, podem desejar emagrecer). 

  • Serviço de engenharia: necessidade (o consumidor tem alguma situação que precisa dos serviços de um engenheiro para solucionar). 

Normalmente, negócios de necessidade encontram seu perfil de cliente ideal no Google, onde as pessoas buscam exatamente pelo seu produto ou serviço. Já os negócios de oportunidade conseguem alcançar um público que muitas vezes nem conhece a empresa e até mesmo não está consciente da necessidade de adquirir a sua solução em redes sociais como Instagram e Facebook. 

A partir do momento que você identificar a mídia que traz mais sentido para a sua empresa em relação ao seu público ideal, você realizará anúncios (tráfego pago) para impacta-los e atraí-los. 

3. Produza mensagens que chamem a atenção do público-alvo

Para atrair seu público-alvo você precisa chamar a atenção deles. E para fazer isso, a mensagem do seu anúncio deve impacta-lo e se conectar com seus problemas, anseios, desejos, conforme os interesses que você levantou em sua pesquisa de público-alvo.

Para uma mensagem se conectar com a audiência precisa de um conjunto de elementos que articulem a sua oferta a sentimentos e percepções do seu cliente. Comece planejando a imagem que irá fazer parte da mensagem. Escolha algo que tenha a ver com seu produto e que promova a visualização do desejo do público.

Em relação a mensagem, sempre fale a mesma “língua” do público. A melhor forma para descobrir como o público fala é pesquisando (em uma pesquisa própria ou acessando grupos em redes sociais ou comentários). Observe de que forma se comunicam (informal ou mais formal; gostam de conteúdos científicos ou divertidos; etc.).

Escreva uma mensagem que fale diretamente com a dor do seu público-alvo. Ou ainda faça uma pergunta que seu próprio consumidor faria e que a sua empresa tem a resposta. Não esqueça de chamá-lo para a ação (direcione o público para que cliquem em Saiba mais ou em algum botão que tem no anúncio).  

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