Já comentei aqui, em outro artigo, os 8 maiores desafios do empresário (extremamente comuns, mas que travam o crescimento do seu negócio e, se não solucionados, podem destruir sua empresa).
Esses desafios incluem desde tornar a sua empresa visível para seus clientes, até parar de vender só com desconto e aumentar a sua margem de lucro.
Essas travas têm uma coisa em comum: elas são PERCEPTÍVEIS, em sua maioria.
O empresário sabe que tem esse problema, e sabe como isso o prejudica.
No entanto, existem outros 3 desafios INVISÍVEIS, que podem prejudicar muito o crescimento da sua empresa.
Digo que são invisíveis, porque muitas vezes o empresário não percebe que está cometendo esses erros. Os prejuízos deles nem sempre são imediatos.
Por isso, pode ser bastante difícil enxergar onde está o erro – até que é tarde demais, sua empresa está estagnada e você já deixou MUITO dinheiro na mesa.
Hoje vou explicar 3 desses maiores erros que, se não evitados a tempo, podem destruir a sua empresa:
1. Não contratar funcionários
Quanto mais conhecimento e capacidade de executar todas as funções da sua empresa, melhor.
Desse modo, é possível criticar, avaliar e exercer funções dentro do seu negócio.
Porém, você não pode fazer tudo sozinho.
Pensa comigo: se o Steve Jobs tivesse criado todos os aparelhos da Apple, cuidado da entrega, lidado com clientes, feito toda a publicidade… ele não teria chegado onde chegou.
Isso acontece porque o dono de empresa deve gastar seu tempo e energia cuidando do crescimento do negócio, gerenciando pessoas.
Leia também: Como sair do operacional: você tem um negócio ou um “auto-emprego”?
2. Não buscar conhecimento
Assim como em qualquer área que decida exercer, o conhecimento no empreendedorismo é muito importante.
E, quando falo conhecimento, não me refiro apenas a ler muito e estudar sobre diversos assuntos.
É necessário pesquisar, analisar a concorrência e avaliar as principais tendências do mercado também.
Quem possui conhecimento consegue ir além dos demais, fugindo do óbvio, inovando e não perdendo tempo e dinheiro com oportunidades ruins.
3. Esquecer do propósito da empresa
Sabe o que a Disney e a Apple possuem em comum? A capacidade de inspirar pessoas ao redor.
Fazendo isso, convidam diariamente milhares de pessoas a entrarem em contato com seus produtos e comprarem.
Esquecer do propósito da sua empresa e não passar sua missão para seus consumidores significa fazer o contrário do que essas grandes empresas fazem.
Leia também: Qual é o melhor funil de vendas para pequenas empresas?
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