“Conrado, por que minha empresa não cresce?”, essa é uma pergunta comum que ouço em meus treinamentos e mentorias para pequenas e médias empresas. E é normal, existem muitos desafios do empresário que está querendo alavancar o seu negócio.
A resposta, obviamente, não é uma receita pronta.
Costumo dizer que uma empresa é como um corpo, e o dinheiro da sua empresa é o SANGUE, o que faz ela funcionar.
O sangue precisa correr por todas as partes do seu corpo para te manter vivo. Se algum órgão falha, deixa de bombear o sangue para outras áreas – ou pior, se há um buraco em você vazando sangue… eventualmente você morre.
A mesma coisa acontece com sua empresa.
Todas as áreas precisam estar funcionando, bombeando sangue e fazendo-o circular, e você (como dono do negócio) precisa ter a percepção do todo para entender se há “buracos” levando o seu dinheiro embora.
Se sua empresa não cresce, provavelmente ela está empacada em uma dessas 8 travas de crescimento (e quase todas elas se resolvem com um bom Funil de Vendas).
Continue lendo esse artigo para entender os principais desafios do empresário, em qual trava você está empacando e aprenda como eliminá-la.
1. Tenho uma EMPRESA INVISÍVEL
Se o mercado nem ao menos sabe que sua empresa existe, vai ser muito difícil você fazer sua empresa crescer.
Esse problema é fácil de se resolver, basta fazer mais anúncios para mostrar a empresa ao seu público.
Você também pode fazer parcerias com outras empresas não-concorrentes que têm o mesmo público-alvo.
2. O mercado me conhece, mas o telefone não toca
Talvez você esteja sendo mal falado na internet. Verifique o nome da sua empresa no Google, no ReclameAqui e o que andam dizendo dela por aí.
Pode ser que um concorrente muito mais eficiente esteja sugando todos os seus clientes.
Analise os pontos fracos dele e posicione sua marca em algum ponto que ele não seja bom.
Faça anúncios com chamadas para a ação mais agressivas usando brinde, desconto, degustação e outras campanhas para oferecer algo gratuito para gerar visitação ou ligações.
3. Os consumidores chegam, mas não compram
Aqui, o problema é a sua abordagem de vendas.
Não adianta gerar leads ou visitas, se os seus vendedores não estão preparados para fazer a venda acontecer.
Grave as ligações ou as conversas de seus vendedores e analise palavra por palavra. O que dá certo e o que dá errado e, com isso, crie seu script de vendas.
Use e abuse dos gatilhos mentais que ensino aqui.
Sugestão de leitura: passo a passo para a criar seu script de vendas de forma matadora
4. Vendo bem, mas só com desconto
A compra é uma relação entre o preço e o valor (até quanto o consumidor pagaria pelo seu produto).
Se a percepção de valor dele estiver abaixo do preço que você está cobrando, ele achará CARO e só comprará se o preço for menor (desconto).
Aumente a percepção de valor dele com bônus, melhorando o script, agregando algum serviço.
Recomendo: 6 estratégias para vencer o concorrente que vende mais barato
5. Vendo sem descontos, mas para poucas pessoas
Seu problema é tráfego, anúncios.
Se você está tendo lucro na venda, mas o custo fixo está te mantendo, você tem que aumentar a quantidade de vendas para pagar o custo fixo e começar a ter lucro.
Faça anúncios.
Você também pode fazer uma campanha de indicação para gerar outros clientes a partir dos próprios clientes que você já tem.
6. Vendo bem, mas nunca sobra dinheiro
Pode ser que o seu custo de venda (CAC) esteja muito alto, ou seja, você gasta mais do que 20% do ticket médio para fazer a venda.
Analise o Funil de Vendas para descobrir qual etapa está encarecendo a venda e se concentre em aumentar a taxa de conversão dela.
Talvez o seu custo fixo esteja muito alto: ou você diminui o custo fixo (sem diminuir vendas nem capacidade de entrega) ou aumenta as vendas para conseguir ganhar no volume para pagar o custo fixo e começar a ter lucro.
Recomendo a leitura: os 3 tipos de lucro de um Funil de Vendas
7. Vendo bem, mas eles nunca voltam
O seu problema está na falta de um COMERCIAL 2 – a equipe de vendas que tem só vende para os clientes da sua carteira.
Ou o seu COMERCIAL 1 está fazendo o trabalho de Comercial 2 também.
Separe os times (ou crie um outro) somente para o COMERCIAL 2.
Ou então, há algo na sua venda ou no seu produto que está deixando seu cliente insatisfeito, daí, ele não volta. Faça pesquisa de satisfação junto aos clientes.
8. Não tenho capacidade de ter mais clientes
Nesse caso, não adianta você ter mais interessados em comprar de você porque não vai conseguir entregar. Pense em algum produto ou serviço mais escalável.
Se associe a concorrentes menores para entregar alguns clientes para eles e ganhar comissão. Forme uma fila de espera, faça pré-venda e amplie a empresa.
Esse é o famoso problema bom.
9. Quer minha ajuda?
Tenho ajudado muitas empresas a eliminarem essas travas de crescimentos e a eliminarem os desafios do empresário.
Se quiser que eu ajude também sua empresa a crescer, pode clicar aqui e solicitar o meu contato.