Lojas e marcas que utilizam o Instagram para vender roupas têm sido algo cada vez mais comum. A rede social, que tem forte apelo visual, facilitou a divulgação e o relacionamento das empresas do nicho de vestuário com o público consumidor.
Além disso, o Instagram tem ocupado um papel determinante nas decisões de compra dos seus usuários. Sendo assim, se sua empresa ainda não utiliza a rede para fomentar as vendas e atrair mais clientes, não perca mais tempo e comece agora mesmo.
Neste artigo você irá conferir como realizar um processo de divulgação para atrair novos clientes para sua empresa, através do Instagram. Verá também dicas de como manter o perfil da sua marca atrativo.
Entenda por que usar o Instagram para vender roupas
O Instagram, sem dúvidas, conquistou um espaço relevante nos últimos anos no comércio eletrônico. Poucas marcas ainda não se aventuraram em construir seu perfil e divulgar seus produtos ou serviços nesta rede social, que é uma fonte de inspiração e pesquisa para seus usuários.
A rede social já alcançou mais de 1 bilhão de usuários ativos no mundo e no Brasil este número já chega a 98 milhões. Além de ser uma rede social com grande alcance de público, a influência do que se vê no Instagram sobre os hábitos de consumo está cada vez mais forte. Em uma pesquisa realizada pela empresa, 84% dos participantes informaram pesquisar por produtos ou serviços na rede e que o Instagram ajuda a decidir sobre a compra para 83% dos participantes.
Sendo assim, a rede tem se mostrado como um canal digital que gera resultados rápidos aos donos de negócios. E o segmento de moda consegue colher ainda melhores resultados, em função do apelo da rede ser bastante visual.
Por isso, o Instagram assume, junto a outras plataformas, uma das fontes de tráfego mais importantes do marketing atualmente. Vale lembrar que o Instagram é apenas uma das possibilidades. Existem outras plataformas que também podem ser uma excelente fonte de tráfego on-line, tais como Google Ads, YouTube Ads, Linkedin Ads, etc.
A escolha da plataforma mais adequada está diretamente relacionada ao produto ou serviço ofertado. O que pode funcionar melhor para um segmento, pode não dar certo em outro. A escolha deve ser estratégica.
Por isso, como o segmento de venda de roupas tem bons resultados no Instagram, em seguida você vai conhecer um processo de como usar a rede para atrair novos clientes.
Conheça um processo para atrair clientes e vender roupas pelo Instagram
Os anúncios no Instagram podem ser feitos por empresas de qualquer tamanho. Mesmo pequenas empresas conquistam excelentes resultados na plataforma. Além disso, por ter uma ferramenta para realizar anúncios bastante intuitiva, facilita a utilização caso a sua empresa não conte com profissionais especializados na área.
Ao realizar anúncios pagos, sua empresa alcança pessoas que ainda não conhecem a sua marca. São muito eficientes para atrair novos clientes e possibilitam bastante personalização do próprio anúncio e da segmentação do público a ser alcançado.
Entretanto, para um anúncio trazer resultados interessantes e atrair de fato novos clientes, alguns cuidados em relação ao planejamento são importantes. Por isso, nos próximos parágrafos você verá os passos essenciais ao fazer um anúncio de venda de roupas pelo Instagram.
Planeje a oferta
Para atrair novos clientes para seu negócio, você deve apostar em uma oferta praticamente irrecusável, que realmente valha a pena para o consumidor. Para traçar a sua estratégia de oferta você pode atentar a alguns detalhes. Veja abaixo:
- Escolha um produto que tenha já uma boa saída, muito procurado por seus atuais clientes.
- O produto deve ter uma boa margem de lucro.
- Aplique um desconto ao produto.
Com isso, ao selecionar um produto que tem uma alta demanda de procura, por um preço mais em conta, novos consumidores se interessarão por sua oferta.
Produza uma imagem para o anúncio
O Instagram é um rede social de fotos e vídeos. Então a imagem do seu anúncio tem um papel importante. Você pode fazer uso de uma linguagem mais simples e natural na sua imagem. Entretanto, é importante que transmita profissionalismo e que sua peça de roupa ganhe destaque.
A imagem pode ser da roupa apenas em um fundo neutro ou então de alguém vestindo a peça. Nesse último caso o cenário onde a pessoa está também deve ser o mais neutro possível. Muitas informações podem tirar a atenção do que é mais importante, que é a peça de roupa.
Você poderá conferir na própria plataforma de anúncios da rede social os parâmetros de tamanho das imagens para anúncio. Por fim, mas não menos importante, lembre-se que o seu anúncio deve causar impacto e despertar o desejo pela peça de roupa ofertada. Tudo isso fará com que seu anúncio não passe despercebido no feed do usuário.
Escolha o público para vender roupas pelo Instagram
No momento de criar sua campanha no gerenciador de anúncios da plataforma, um dos maiores cuidados deve ser em relação a escolha do público. O Instagram tem essa possibilidade de fazer uma segmentação inteligente sobre quem você deseja alcançar com o anúncio.
Você poderá segmentar por idade, gênero, localização, interesses, etc. É muito importante segmentar, pois um erro que muitos empresários cometem é considerar que seu público alvo seja todo mundo. Tentar vender para todo mundo não dará certo. Seu cliente ideal é aquele que mais perceberá valor na sua oferta e se identificará com sua marca – e você precisa ter clareza sobre isso.
Para entender melhor sobre como classificar o seu público alvo, veja este artigo.
Direcione o seu cliente
Ao configurar seu anúncio, direcione o usuário para um número de WhatsApp da sua empresa. Lá ele será atendido por um vendedor da sua loja. É importante dar respostas rápidas ao cliente que já está em contato com a empresa. Por isso treinar a equipe é importante.
Além de atender rapidamente, o seu vendedor pode aplicar técnicas de vendas para gerar melhores resultados. Uma possibilidade é o upsell, que consiste em oferecer ao consumidor um outro item. É importante que o que for oferecido no upsell, faça sentido ao cliente.
Se o seu produto inicial for uma blusa, por exemplo, você pode oferecer algum item que combine com aquela peça. Ou seja, sua empresa estará proporcionando uma solução completa, não vendendo apenas uma peça, mas quem sabe até todo o look para o cliente.
Se relacione com o novo cliente
Depois de atrair o novo cliente, você precisa manter um relacionamento com ele. Para ajudar nesse processo, ter um CRM (Customer Relationship Management) é essencial. Será esse sistema que irá gerenciar todas as etapas do relacionamento daquele novo cliente. Há possibilidade de contratar uma ferramenta ou até mesmo utilizar métodos gratuitos.
Utilize estratégias de relacionamento, encaminhe pesquisas de satisfação e se mantenha próximo daquele cliente. Agora que você conseguiu atraí-lo para seu negócio é importante que ele volte a comprar da sua empresa. Um cliente, quando se torna recorrente, gera mais lucro para seu negócio. Para entender mais sobre esse assunto, recomendo a leitura desse artigo.
Dicas para manter o perfil da sua marca atrativo
Você conheceu o processo que poderá atrair novos clientes para vender roupas pelo Instagram. Entretanto, além desse processo, é importante que sua empresa mantenha um perfil na rede social atrativo. Isso aprofundará o relacionamento com quem já compra da sua loja e mostrará confiabilidade para conquistar novos.
Confira, então, 5 dicas para deixar o perfil da sua empresa atrativo.
Utilize a bio de forma estratégica
Deixe a bio atraente, diferenciada e mostre os valores da sua marca. Aproveite para colocar o link do seu site ou então o link para falar com atendente pelo WhatsApp. Utilize o logotipo da marca e brinque com os emojis (sem exagerar) para destacar o seu texto.
Produza um conteúdo relevante
Uma loja de roupas pode produzir bastante conteúdo relacionado ao seu nicho, que vai além da própria oferta dos produtos. Dicas de composições de looks, formas de combinar roupas e tendências de moda são conteúdos ricos para a audiência e totalmente relacionados com o que a sua empresa vende.
Revele os bastidores
Mostre aos seguidores que a sua empresa é feita por pessoas. Compartilhe cenas dos bastidores, dos seus colaboradores e reposte postagens de clientes quando marcarem a sua marca. Fazer isso traz humanização ao perfil e faz sua audiência engajar mais. Neste artigo, há o case de uma empresa que usou o Instagram para humanizar a marca e viu seu negócio crescer. Confira os detalhes para se inspirar.
Utilize hashtags
As hashtags (termos ou palavras-chaves antecedidas do símbolo #) são formas de categorizar conteúdos. Elas auxiliam o usuário a encontrar o que estão procurando. Você pode definir uma exclusiva com o nome da sua loja e associar outras relacionadas ao produto da postagem e que estão em alta. A plataforma permite o uso de várias hashtags, mas não é recomendado exagerar.
Tenha cuidado nas produções
As publicações realizadas no perfil da sua marca (sejam elas fotos no feed, stories, reels ou IGTV) não necessariamente precisam de grandes produções. Entretanto, é importante planejar e ter cuidado nas suas publicações. Como dito anteriormente, na etapa da imagem do anúncio, o destaque sempre devem ser as peças.
Utilize fundos neutros ou use cores de fundo que combinem com as peças. Faça as produções de fotos em vídeo em local com uma iluminação adequada (luz natural pode ser ótima aliada). Cuidado com o uso dos filtros. Não exagere para não transmitir uma imagem artificial e, até mesmo, para não alterar a coloração das peças. Com criatividade, disposição e planejamento o Instagram traz muitas possibilidades de divulgação da sua empresa para desconhecidos e é uma ótima forma de manter contato com quem já conhece sua marca.
Veja outras dicas para vender mais, acompanhando as postagens do blog.