Algumas dicas práticas para vender na pandemia, mesmo que a sua empresa esteja de portas fechadas. A solução para lojistas na quarentena.
A quarentena quebrou muitas empresas (dizem que foram mais de 700 mil empresas).
Mas se você é lojista (ou se conhece alguém que é) e PODE ENVIAR SEUS PRODUTOS PELO CORREIO, você deveria estar ganhando mais dinheiro do que nunca na quarentena.
Para ajudar esses lojistas a não parar de vender na pandemia, resolvi abrir aqui o Funil de Vendas que eu ensino para lojistas do meu grupo fechado de empresários que eu acompanho todos os dias.
Esse funil serve para lojistas que vendem produtos sem posicionamento de luxo, pois ele trabalha com um grande desconto na primeira compra.
Ele tem muito sucesso para lojistas que vendem roupas, acessórios, semijoias, variedades, pequenos presentes, decoração e outros similares. Ele não funciona tão bem para serviços nem para produtos high-ticket.
Continue neste artigo para você conhecer o que eu chamo de “Funil de Vendas Easy Buy”, ou seja, um Funil de Vendas para tornar a compra o mais fácil possível.
1. O que você precisa ter para vender na pandemia
Antes de implementar o “Easy Buy”, você precisará de um produto relativamente barato, que tenha uma boa saída e que dê uma boa margem.
Por exemplo, se você tiver uma loja de roupas masculinas, poderia ser uma “camisa preta”.
Se você tiver uma loja de cosméticos, pode ser um creme para as mãos.
2. A Fonte de Tráfego
Todo funil de vendas precisa ter uma porta de entrada – os anúncios em uma Fonte de Tráfego como Google ou Instagram.
Aqui, você vai usar o Instagram. O Instagram é uma mídia que mostra oportunidades não resultados de busca.
No Easy Buy, você vai mostrar uma oportunidade para o consumidor. A oportunidade de comprar um produto que custaria, por exemplo, R$40 por apenas R$19,90.
3. O Anúncio para vender na pandemia
O anúncio que você vai fazer será o de um produto Easy Buy, ou seja, um produto relativamente barato.
O anúncio terá a foto do produto com fundo e o seguinte texto:
De: R$80
Por: R$39,90
Quantidade limitada
4. O CTA
O Call-to-Action será: “Compre agora pelo WhatsApp”.
O botão do anúncio levará o interessado diretamente para o WhatsApp.
Lembre-se de que você venderá para o Brasil inteiro, então, o céu é o limite.
Dependendo do seu produto, vai vender melhor nas capitais ou nas cidades de interior. Entenda esse comportamento para direcionar melhor os seus anúncios.
5. O Atendimento pelo WhatsApp
No atendimento, você fará a venda do produto Easy Buy, porém, fará também a venda do upsell com o seguinte argumento: “Já que você vai pagar o frete, não gostaria de aproveitar também para levar [… 2º produto …].”
É no upsell (venda de algo a mais) que você vai ter lucro (não no produto Easy Buy).
Para o upsell, escolha um produto com boa margem e preço razoável para ter lucro.
6. A Continuidade
A conversa nunca termina.
Depois que o seu cliente comprar o produto Easy Buy e o produto do upsell, já abra um MAC (motivo para conversa) para entrar em contato na próxima semana para vender algo a mais.
O MAC mais simples é o de “O produto chegou? Deu tudo certo no recebimento? Temos um brinde para novos clientes. Preciso saber somente qual cor você deseja”.
7. Os resultados
É muito importante que você tenha as métricas na ponta do lápis.
Você precisa saber qual produto Easy Buy está vendendo mais.
Qual upsell está dando maior taxa de conversão, quanto está investindo para fazer uma venda (CAC), qual o ticket médio de cada compra, qual o ROAS (retorno sobre o investimento em anúncios) que é igual à receita dividida pelo investimento em anúncios.
8. Vender na pandemia em Escala (sim, é possível)
Se o ROAS der acima de 5 (R$5 vendidos para cada R$1 investido), aumente a verba de anúncios.
Uma cliente minha investiu R$1.000 em anúncios para vender um par de calçados de R$179 por R$139.
Ela vendeu R$29 mil por causa desse anúncio (ROAS de 29). Fazendo upsell, o ticket médio foi de R$139 para R$284.
Se o ROAS der positivo, quanto mais dinheiro você investir em anúncios, mais vai vender. O céu é o limite.
9. Posso te ajudar a implementar esse Funil na sua loja?
Tenho ajudado muitos lojistas a implementarem esse funil de vendas e salvarem seus negócios da quarentena. Além desse Funil, existem vários outros.
E posso ajudar a sua empresa também.
Tenho um treinamento específico para pequenas e médias empresas, intenso, de 4 dias de puro conteúdo aplicável, simples e brutalmente prático, totalmente focado no dono de negócio.
Você pode clicar no banner abaixo e acessar a página oficial e, se tiver interesse, se cadastrar para falar com um de meus consultores.