Como atrair mais clientes dispostos a comprar de você

gráfico representa crescimento nas vendas por atrair mais clientes.

Saber o que fazer para atrair mais clientes pode ser um desafio constante. Mas, muito mais do que isso, atrair clientes com um perfil mais propenso a comprar de você é tão desafiador quanto. 

Entretanto, algumas estratégias são fundamentais para que as ações de atração de clientes tragam resultados melhores, com clientes mais qualificados para o seu negócio. Para entender melhor o que fazer para atrair um público mais qualificado para o seu negócio, acompanhe os próximos tópicos deste artigo. 

Venda para quem percebe mais valor na sua solução

Um dos grandes diferenciais em atrair clientes é atrair um público mais qualificado. Em outras palavras, isso significa que o público atraído deve perceber alto valor em sua solução. Lembrando: a solução é o produto ou serviço que você entrega ao cliente e os resultados por ele proporcionado.

Pouco adianta você atrair pessoas para dentro do seu funil de vendas que não desejam o resultado que seu produto ou serviço entrega. Da mesma forma, pouco efetivo é atrair pessoas que não tem o problema que você resolve. 

É claro que algumas dessas pessoas poderiam vir a comprar a partir de ações para aumentar o nível de consciência. Mas, quanto mais pessoas que não percebem valor em sua solução vierem para seu funil de vendas, menores serão as taxas de conversão. 

Diferença de preço e valor

Antes de dar sequência às estratégias de como atrair mais clientes, vamos diferenciar o que é valor percebido e preço, uma vez que muitos empresários ainda confundem os dois conceitos. 

  • Preço: baseado em custos e margem de lucro. Ou seja: é o valor comercial escrito em uma etiqueta do produto ou na tabela de preços do estabelecimento.
  • Valor: é até quanto o seu cliente pagaria pelo produto ou serviço. Dessa forma, valor é subjetivo, onde o cliente tem um sentimento de até quanto aquele produto ou serviço vale para ele, independentemente do seu preço. 

Identifique os benefícios do seu produto

Primeiramente, cabe destacar que os benefícios do seu produto não são as características e especificações dele. No processo de contato com o cliente, o que você deverá deixar claro é como a sua solução irá beneficiá-lo. Ou seja, o que ele irá ganhar ou parar de perder ao adquirir seu produto ou serviço.  

Vamos exemplificar com um celular: pouco importa para os consumidores qual é o processador ou quais são as definições técnicas da câmera, por exemplo. Mas os consumidores, por outro lado, se importam em saber se o celular é rápido e se as fotos sairão perfeitas. 

Sendo assim, identifique os benefícios que seu produto entrega e explore isso em sua comunicação e em seu script de vendas. Dessa forma, conseguirá ampliar o valor percebido pelo seu consumidor. Amplie seus conhecimentos com o vídeo abaixo, sobre como mostrar o valor da sua solução.

Defina seu público ideal

A partir do momento que você tem clareza sobre os benefícios do seu produto e qual o valor entregue aos seus clientes, você terá condições de definir o seu público ideal. 

Por definição, o público ideal é aquele que percebe mais valor em seu produto ou serviço. Percebendo mais valor ele tenderá a não ter objeções relacionadas a preço, como teria um público desqualificado para a sua solução.  

Estabeleça seu nicho de atuação e o perfil do público ideal (dependendo da sua empresa e da diversificação de produto, é possível ter mais de um público ideal). Fazer isso possibilita direcionar melhor as ações para atração do público. 

Encontre onde está esse público

Tendo consciência de quem é seu público-alvo ou cliente ideal, chega o momento de ir encontrá-lo. Diferentemente do que alguns empresários acreditam, não deve ser o público que vem até a empresa. O ideal é que a empresa vá ao encontro do público que tem mais condições de comprar dela.

A partir disso, identifique onde estará o público-alvo. Além disso, saiba que quanto mais “encontrável” for o seu público, melhor. Sendo assim, se há dificuldades para entender onde estarão essas pessoas (seja em mídias sociais, mídias online e até mesmo comunidades offline) é importante analisar novamente a definição do cliente ideal. 

Além disso, atente-se também para a questão da densidade. Quanto mais pessoas de acordo com o perfil ideal você conseguir atingir em um canal, melhor. Isso tenderá a diminuir o CAC.

Em relação às mídias online, também é necessário entender em qual delas é mais provável encontrar uma audiência com as características do público-alvo. Para aprofundar seus conhecimentos sobre as mídias on-line, verifique o artigo Como Prospectar Clientes Pela Internet Usando Google, Facebook E Instagram

Saiba o que fazer para atrair seu público ideal

Sabendo quem é o cliente ideal e onde há mais densidade de pessoas com essas características é chegada a hora de realizar ações para atrair clientes. A forma que mais gera resultados rápidos é realizando anúncios (tráfego pago). 

Entretanto, isso não significa que basta criar um anúncio para atrair clientes para sua empresa. Você precisa alinhar a comunicação para despertar a atenção do cliente e o desejo dele por sua solução. Por isso, para conseguir se conectar com seus clientes seu anúncio deve abordar dores e desejos do cliente ideal. 

Além disso, utilize estratégias para aumentar o nível de consciência da audiência atraída. Ou seja, crie conteúdo de valor que gere confiança e aumente a credibilidade do consumidor em relação a sua empresa. Neste artigo entendemos melhor como definir estratégias para atrair um público mais qualificado para seu negócio. Para acompanhar mais informações sobre marketing e vendas, acompanhe as postagens aqui no blog.

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