Saiba quais são os segredos para atrair clientes no Instagram

Mulher segurando celular com o logo do Instagram

As estratégias para atrair clientes no Instagram exigem que seu conteúdo e perfil despertem o interesse dos usuários e que transmitam o posicionamento da sua empresa. O Instagram assumiu um papel significativo no processo de compra do consumidor e é quase impossível não considerá-lo quando se fala de presença digital.

Porém, muito mais do que apenas atrair público, é necessário atrair um público de qualidade, com mais chances de se tornarem clientes. Por isso, conhecer os segredos que atraem clientes por essa rede social e adaptar às estratégias de marketing do seu negócio é fundamental para ter melhores resultados. 

Continue lendo este artigo para saber como aproveitar melhor o Instagram e trazer mais clientes para dentro do seu negócio. 

Entenda as potencialidades do Instagram

Cada vez mais, as redes sociais fazem parte do processo de decisão dos consumidores. Provavelmente você mesmo já pesquisou uma marca no Instagram. Ou até mesmo descobriu novas empresas que oferecem um produto ou serviço do seu interesse através do Instagram. 

Esta rede social, especificamente, conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos. No Brasil, o Instagram ocupa o segundo lugar entre os aplicativos mais utilizados. Percebendo as potencialidades da rede, a Meta, dona da rede social, vem, ao longo dos últimos anos, trazendo novas funcionalidades. Dentre outros objetivos, muitas das novas funções vieram para inserir o comércio eletrônico dentro da plataforma. 

Sendo assim, é impossível ignorar o fato de que o Instagram atualmente ocupa um espaço de extrema relevância quando se fala em presença digital de uma marca. Poucas são as empresas que não se aventuram pelo Instagram. 

Entretanto, apenas criar um perfil não é sinônimo de atração de clientes através da rede social. Por isso, nos próximos tópicos você entenderá quais são os segredos que fazem a presença no Instagram atrair muitos clientes. 

O perfil do usuário do Instagram 

Tenha sempre presente que o Instagram, assim como a maior parte das redes sociais tem um papel na vida do usuário de entretenimento. Verificar as publicações dos amigos e de famosos, além de também publicar imagens e vídeos dos próprios acontecimentos é que move os usuários para dentro da plataforma. Ou seja, é uma rede social para estabelecer laços sociais.  

Além disso, nos últimos anos o Instagram também se tornou uma ferramenta de validação para o consumidor. Ou seja: ele descobre a sua empresa em outra mídia, como Google, por exemplo, ou de alguma outra forma e procura por seu perfil no Instagram.

Sendo assim, o perfil da sua marca precisa atentar para transmitir uma boa imagem e ter mais sucesso nesse processo de validação que o usuário cada vez mais faz. 

O que atrai mais clientes no Instagram

Esta rede social se caracteriza por ser uma rede que prioriza elementos visuais, como fotos e, cada vez mais, vídeos. Ter presença na rede social está muito além de apenas criar um perfil. O conteúdo que será publicado em feed e stories deve ser muito estratégico

De forma resumida, ao inserir sua empresa no Instagram, sua estratégia de marketing poderá ter como objetivo: 

  • Aumentar o reconhecimento da marca e sua autoridade;
  • Vender produtos e serviços.

Dependendo do seu nicho de atuação a venda direta através da rede social não é possível. Porém, através da rede é possível convidar o usuário para uma ação, como a de preencher um formulário, ser redirecionado para um site ou então para conversar com sua equipe pelo WhatsApp

O grande diferencial que fará sua empresa ser mais vista pelos usuários da rede é se destacar em meio às demais publicações que aparecem no feed a todo segundo. Além de publicações em fotos mais atrativas, cada dia mais os reels (formato de vídeo curto de até 60 segundos) ganham o interesse dos usuários e a priorização da própria rede social.  

Algoritmo do Instagram: vilão ou mocinho? 

O algoritmo do Instagram, ferramenta de inteligência que reúne dados e os transforma em informação, é visto muitas vezes como vilão pelas empresas que se aventuram no Instagram. Porém, entendê-lo e trabalhar a seu favor é muito mais interessante para o seu negócio.

Como uma empresa, o Instagram tem como objetivo que os usuários passem mais tempo navegando pela sua ferramenta. Sendo assim, o papel do algoritmo é entregar para o usuário aquilo que mais gera interesse para ele e não entregar o que ele não tem tanto interesse. 

Por isso, para ter o algoritmo trazendo o público certo, você precisa fornecer em seu perfil, postagens com as informações corretas sobre a sua empresa e seu nicho de mercado. Tentativas de driblar o algoritmo com uso de hashtags do momento ou com fotos incongruentes ao seu produto ou serviço, apenas podem trazer resultados momentâneos. 

O próprio algoritmo, com o tempo, entende esses artifícios. Além disso, se você deseja ter sucesso com a presença digital da sua empresa no Instagram, tenha sempre em mente que é necessário atrair um público qualificado. Qualidade é melhor do que quantidade, nesse caso. 

Os segredos dos perfis comerciais de sucesso

Agora que já entendemos os principais pontos a respeito da própria rede social e dos usuários do Instagram, vamos detalhar a seguir quais são as estratégias dos perfis que mais fazem sucesso na rede e atraem mais clientes.  

Perfil atrativo

O primeiro passo é garantir que sua empresa utilize um perfil comercial. Por mais pequeno que seja seu negócio, não utilize um perfil pessoal. Um perfil profissional (que pode ser categorizado como empresa, produtor de conteúdo ou pessoa pública) irá fornecer a você informações relevantes que irão ajudar a atrair mais clientes. 

Além disso, preencha a bio do seu perfil com o seu propósito como empresa. Ou seja: de forma objetiva escreva o problema que sua empresa resolve ou o desejo que seu negócio auxilia a alcançar. 

Na sequência, faça uma chamada para o seu link da bio que virá abaixo. Você poderá usar um link único, direcionando o usuário para o site da sua empresa, por exemplo. Ou poderá fazer uso de um serviço como o Linktree para agrupar em um único lugar todos os links que você deseja (Visite o site, Fale com um Consultor, etc).

Por fim, a foto do perfil é a primeira representação da identidade da sua empresa. Se você é uma empresa ou uma loja utilize o seu logotipo. Se seu negócio envolve a sua autoridade (como um prestador de serviços) é recomendado que utilize uma foto pessoal.

Comunique seu posicionamento

O que será que o usuário deseja ver no Instagram? A resposta está em o que você deseja transmitir. Tendo sempre presente que estamos falando de uma rede visual, onde o texto assume um papel secundário, é importante que seu conteúdo transmita o posicionamento da sua empresa. 

Isso engloba desde a foto do perfil, como vimos anteriormente, e as demais publicações. Defina quais são os principais pilares da sua empresa. Sendo assim, se deseja difundir, por exemplo, segurança na prestação do serviço, transmita essa mensagem em suas postagens. Se a sua solução permite personalização, traga esse diferencial em seus conteúdos. 

Assim, o público que almeja esses pilares, como segurança e personalização, por exemplo, serão atraídos para seu perfil. Isso significa uma audiência que percebe mais valor na sua solução. 

Use os destaques estrategicamente

Os Destaques no Instagram, sequência de stories salvas no perfil, possibilita que você trabalhe assuntos estratégicos para a sua empresa. Você pode utilizar de formas diferenciadas, mas basicamente, para a maior parte das empresas, é adequado o uso dos seguintes destaques:

  • Quem somos / Sobre mim: Conte a sua história e como chegou até ali ou então como surgiu a empresa. Lembre-se que histórias sempre humanizam a marca e se conectam com o público.
  • Nosso serviço / Produto / Loja: Mostre aos usuários da rede como é o processo do seu serviço. Ou até mesmo explique como contratá-lo. Se você vende um produto, demonstre o mesmo e salve nos Destaques. Se você tem uma loja que vende diversos produtos, aproveite para mostrar como é seu ponto e a gama de produtos que você vende.
  • Depoimentos: Faça uso da prova social em seu Destaque com depoimentos de pessoas que já utilizaram seu serviço ou que já compraram o seu produto. Reposte e separe nos Destaques pessoas que marcarem a sua empresa em seus stories. 

Humanize seu conteúdo

Lembre-se que toda relação comercial pressupõe a existência de pessoas, sejam elas parte da empresa ou o próprio consumidor. Dessa forma, aproveite para publicar conteúdos que mostrem o lado humano da empresa e das pessoas que fazem parte dela. 

Os consumidores querem se conectar com pessoas, mesmo em suas relações comerciais. Por isso, aproveite o Instagram, que é uma rede social para estabelecer laços sociais, para produzir um conteúdo bastante humanizado. 

Se diferencie

Sempre preze pelos valores e pelos diferenciais da sua marca para produzir conteúdo. Isso leva até o usuário um diferencial da sua marca. Ao mesmo tempo, procure realizar postagens que chamem a atenção do usuário. 

Produza imagens de qualidade e preze pelo padrão de cores da sua marca. Aposte na constância para gerar mais engajamento. Em vídeos e lives procure transmitir uma imagem mais profissional: planeje o local, a iluminação e considere os sons externos.

Use hashtags 

As hashtags (expressão antecedida de #) é uma ferramenta das redes sociais que tem como objetivo agrupar publicações de um mesmo assunto. Assim, ao clicar em uma ou buscar uma hashtag, o usuário consegue visualizar todas as postagens que as utilizam.

Sendo assim, além de criar uma para sua própria empresa, você poderá usar hashtags que remetam ao seu produto ou serviço. Veja este exemplo: uma loja de roupas que posta a foto de um blazer branco, pode fazer uso da hashtag #blazerbranco. Assim quem está à procura de inspirações ou do próprio produto em si, poderá chegar até a sua empresa.  

Convide a sua audiência a interagir  

Uma das formas de gerar mais engajamento é provocar a interação da sua audiência. Por isso, o uso de enquetes e caixinhas de perguntas no stories estão cada vez mais sendo utilizados, tanto por produtores de conteúdo como por empresas. 

Além disso, convide o seguidor a interagir no Direct Message, por exemplo. Considere, claro, se sua empresa tem estrutura para também interagir com o consumidor da mesma forma. 

Observe as métricas 

Com o uso de um perfil profissional você consegue observar métricas relevantes sobre suas postagens no Instagram. Com isso, você poderá verificar que tipo de conteúdo o seu público mais interage. Ou então, o horário de postagens que mais gera visualizações. Isso é fundamental para melhorar seu conteúdo e atender melhor as demandas da sua audiência. 

Neste artigo exploramos os segredos dos perfis que mais atraem clientes no Instagram. Lembre-se sempre de adequar as técnicas a sua estratégia de marketing. Para ver mais informações sobre marketing e vendas, inscreva-se na nossa newsletter e receba conteúdos toda semana. 

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