Homem ao telefone realizando ações de pós-venda

6 ações de pós-venda para alavancar seu negócio

As ações de pós-venda são estratégias importantes para aumentar a satisfação do seu cliente e impulsionar a fidelidade. Assim, o pós-venda garante que, mesmo após fechar a compra, o consumidor permanecerá recebendo um atendimento de excelência. 

Porém, o pós-venda é muito mais do que uma ligação ou uma mensagem perguntando se deu tudo certo. São ações estratégicas que, além de assegurar que tudo esteja ocorrendo da melhor forma, criem um relacionamento com o seu consumidor. 

Se você quer entender por que delinear ações de pós-venda é importante para se aproximar do cliente e conferir 6 táticas práticas para aplicar em sua empresa, continue lendo este artigo. 

O que é o pós-venda?

Ações de pós-venda consistem em uma estratégia com um conjunto de técnicas que ocorrem junto ao consumidor após o processo de fechamento da venda. 

Através do pós-venda é possível aumentar a receita de uma empresa. Isso porque o objetivo de uma estratégia de pós-venda é ficar mais próximo do cliente e transformar a relação comercial em um relacionamento. 

A partir disso, as chances do consumidor voltar a fazer compras na sua empresa aumentam e as possibilidades deles se tornarem admiradores da sua marca também são maiores. São estratégias que possibilitam maior satisfação dos seus consumidores.  

Entenda por que se preocupar com ações de pós-venda

Possivelmente um dos maiores erros que muitas empresas cometem é negligenciar o cliente após a venda. Alguns empresários consideram muitas vezes que o cliente é praticamente uma dor de cabeça. Se você pensa assim, convido a refletir sobre isso.

O maior ativo da sua empresa são os seus clientes. Eles são os maiores investidores do seu negócio. Por isso, atentar para transformar o processo de compra em uma experiência memorável para os consumidores é essencial para um negócio de sucesso. 

Uma vez que um novo cliente foi conquistado, seu maior foco será certificar-se que sua empresa está fazendo o melhor pós-venda para ele. No vídeo abaixo explico melhor o porquê você, como empresário, deve se preocupar muito com a experiência do seu cliente. 

Não cometa esses erros no pós-venda

Assim como existem estratégias melhores para desenvolver ações de pós-venda, algumas situações devem ser evitadas. Como nós vimos anteriormente, não dar a devida importância ao pós-venda é uma delas. A mesma energia despendida para realizar a venda deve acompanhar os esforços de pós-venda. 

Além disso, outro ponto a se observar é realizar medidas de pós-venda que não priorizem a personalização. Lidar com os clientes de forma homogênea e robotizada pode ser um tiro no pé. As pessoas percebem esse tipo de abordagem. 

Assim, quando um cliente for contatado no processo de pós-venda é essencial que quem faça isso tenha o histórico e dados daquele consumidor em mãos. Um CRM é bastante útil para isso. Também é importante observar que o contato de pós-venda não seja invasivo e inoportuno.   

6 estratégias de pós-venda para aplicar na sua empresa

Depois de vermos por que é importante dedicar-se ao pós-venda, vamos ver como é possível utilizar algumas estratégias para aplicar ações de pós-venda e ter resultados melhores. Confira nos tópicos a seguir.

1 – Pesquisa de satisfação 

Talvez a técnica de pós-venda mais conhecida, a pesquisa de satisfação oportuniza dar voz ao cliente para que ele diga o que achou da experiência de compra. 

Nos últimos anos, com as possibilidades criadas pela tecnologia, criar uma pesquisa de satisfação ficou ainda mais fácil. Além disso, a tecnologia também facilita para o cliente responder. Outra possibilidade é pedir um feedback livre para que ele mande uma mensagem ou e-mail com a avaliação dele. 

Entretanto, tão importante quanto dar voz ao consumidor é importante resolver os problemas identificados na avaliação. Além disso, se o consumidor se sentiu de alguma forma prejudicado em alguma situação, procure formas de recompensá-lo. 

2 – Ofereça uma entrega impecável

Se seu produto ou serviço não é de entrega imediata, faz parte do pós-venda todo o processo de entrega. É muito importante que tudo saia acima das expectativas do consumidor. 

Inclusive, se você deseja de fato surpreender o cliente, pratique o overdelivery: ir além das expectativas. Essa técnica consiste em fazer uma surpresa, como entregar um brinde, por exemplo. Mas sem previamente avisá-lo ou incluir isso na oferta do seu produto. 

Simplesmente surpreenda-o, sem justificativas, apenas pelo fato dele ser seu cliente.   

3 – Invista em um processo de onboarding

O onboarding é o processo que irá mostrar o caminho ao cliente de como usar o produto ou usufruir o serviço adquirido. Normalmente é gerenciado pelo departamento de customer success

Além de possibilitar uma orientação adequada para garantir o sucesso do cliente junto a solução vendida por sua empresa, o onboarding tem outras vantagens.  Nesse processo é possível se aproximar do cliente, criando, então, um relacionamento com ele. Lembre-se que bons relacionamentos entre empresa e cliente aumentam a probabilidade dele se tornar um cliente recorrente.

4 – Ofereça convite para eventos

Caso o seu nicho de atuação permita, crie eventos para clientes e convide especialmente quem já é seu cliente. É possível utilizar essa estratégia para fazer lançamentos de produtos novos de forma exclusiva, antes de abrir para o grande público. 

Além de despertar no cliente o gatilho mental da exclusividade, ele se sentirá reconhecido pela sua empresa como um cliente relevante. 

5 – Crie programas de fidelidade para que ele volte a comprar

Ofereça programas de fidelidade para estimular que o consumidor volte a comprar da sua empresa. Programas de pontuação ou ofertar um brinde em uma nova compra são formas de programas de fidelidade.

Além disso, outra possibilidade para trabalhar essa estratégia são programas de assinatura. Com uma mensalidade o cliente terá acesso a produtos exclusivos ou descontos especiais. É importante sempre avaliar as condições de entrega da empresa. Apenas prometa o que realmente será possível entregar. 

6 – Faça propostas exclusivas 

Ofereça propostas para quem já comprou de você de forma exclusiva. Por exemplo: produtos em primeira mão ou descontos que apenas serão concedidos a quem já é cliente. Para fazer isso, você pode usar o contato de WhatsApp do cliente ou então enviar campanhas de e-mails marketing. 

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