Para que serve o Marketing de uma empresa?
Eu preciso disso no meu negócio?
O quanto investir em marketing realmente pode me trazer mais dinheiro?
Essas são perguntas comuns de um empresário que está querendo aumentar os resultados do seu negócio.
Talvez você acredite que não precisa investir em marketing. Que o “boca a boca” já traz os clientes até você, ou que não dá certo para o seu nicho ou negócio.
Talvez você acredite que, para que a sua empresa tenha um bom marketing, você vai precisar desembolsar uma grande quantidade de tempo, esforço e dinheiro (e nem sempre você terá esses recursos disponíveis).
E é por isso que, nesse artigo, eu vou te mostrar para que serve o Marketing de uma empresa. E não apenas isso:
- Como olhar para o marketing e ter um bom Funil de Vendas não só pode aumentar as suas vendas, mas também AUTOMATIZAR o processo para que você escale seus resultados, e tenha mais tempo.
- O Marketing Digital aplicado em negócios físicos.
- Como é possível implementar um funil de vendas investindo pouco (ou até mesmo usando apenas os recursos que você já tem a princípio).
- Como dá para implementar um funil de vendas e marketing em praticamente qualquer nicho, produto ou serviço.
Para que serve o marketing da sua empresa
O marketing tem 4 papéis no nosso Funil de Vendas “ONFFLINE” para negócios físicos:
ESCOLHER o melhor público para o qual a empresa deve vender;
ENCONTRAR esse público;
ATRAIR esse público;
AQUECER esse público (para que ele chegue aquecido ao COMERCIAL 1 e tenha uma taxa de conversão maior em vendas);
Vamos entender cada uma dessas etapas:
1. Escolher o melhor público para o qual a empresa deve vender
Qualquer ação que você faça de vendas tem um custo.
Desde panfletagem até anúncio no Instagram ou mesmo estar com seu nome no caderno da Unimed.
Tudo isso tem custo.
Se você anuncia para um público que tem uma baixa chance de comprar da sua empresa, você está gastando molho bom com peixe podre (ou seja, gastando o dinheiro da sua empresa para achar um público que não vai comprar de você).
Escolha corretamente o seu público-alvo para você investir dinheiro para ser visto por quem de fato tem uma maior chance de comprar da sua empresa.
2. Encontrar esse público
De nada adianta você escolher o melhor público se você não é capaz de encontrar ele no meio de uma multidão online de outros públicos.
Escolha um público “encontrável” e depois encontre-o.
Talvez esse público esteja seguindo um determinado perfil do Instagram, esteja em frente a uma página de resultados de uma busca do Google, esteja em uma rua da sua cidade, em uma associação de classe.
Encontre-o e passe para a próxima etapa.
3. Atrair esse público
A missão do marketing agora é atrair esse público por meio de alguma comunicação, seja um anúncio, um post do Instagram, um outdoor ou um panfleto.
Vá até o público que você escolheu e encontrou e o atraia até a sua “zona de engajamento” – o local em que o público pode consumir seu conteúdo e conhecer sua empresa melhor.
Isso acontecerá nas suas mídias sociais e listas de e-mail, telegram e seus grupos de WhatsApp.
4. Aquecer esse público
A última função do marketing é aumentar o nível de interesse desse público para que o trabalho do vendedor seja facilitado e a sua taxa de conversão em vendas seja a mais alta possível (esse resultado é um trabalho conjunto entre marketing e comercial).
O marketing “aquece” esse público com conteúdo que mostra para o público que sua empresa é exatamente aquilo que ele estava buscando.
Isso fará com que metade da venda já esteja feita antes mesmo dele chegar no vendedor.
Se quiser aprender como executar cada uma dessas etapas, você pode me acompanhar no Instagram ou entrar no meu grupo oficial do Telegram – onde eu compartilho diariamente sacadas de marketing e vendas para empresários, simples e mão na massa.