5 práticas de fidelização de clientes para você adotar na empresa

fidelização de clientes

Motivos não faltam para você investir em fidelização de clientes, não é? Pois clientes fiéis sempre comprarão seus produtos ou serviços, pelo menos enquanto estiverem satisfeitos. Eles também confiam na sua empresa e acabam se tornando divulgadores e defensores dela.

Além disso, são mais propícios a dar a você o benefício da dúvida em situações adversas e custam menos do que atrair e educar novos clientes. Essas são algumas das razões, entre outras. Elas mostram o porquê fidelizar clientes é importante. Mas será que você sabe como fazer isso?

Pensando nisso, selecionamos algumas maneiras de como ajudar sua empresa a criar uma melhor experiência para o cliente, que fará com que ele volte mais vezes. Confira!

1. Conheça bem o seu cliente

Não saber para quem você está oferecendo um produto ou serviço pode explicar a falta de fidelização do cliente com a sua marca. Uma vez que, se você não sabe quem ele é, não será capaz de entender o que realmente está procurando nem quais são suas necessidades.

Então, encontre maneiras de conhecê-lo melhor. Por exemplo, leia seus comentários e reclamações, faça perguntas sobre suas dificuldades e anseios, colete dados demográficos e comportamentais. Depois disso, monte um perfil para ele.

2. Construa um relacionamento especial

Para fidelizar um cliente, é preciso sempre manter contato com ele. Para tanto, sua empresa precisa criar uma conexão especial com ele para que não procure a concorrência. Uma das maneiras de fazer isso é ouvindo o seu cliente e mostrando quem você é.

Faça isso oferecendo conteúdo valioso e/ou enviando boletins informativos por e-mail. Também recorra às redes sociais para interagir com mais frequência por meio de posts, comentários, lives, mostrando os bastidores para criar uma conexão mais pessoal com os clientes.

3. Recompense a lealdade dos clientes

Um programa de recompensas fará com que eles se sintam especiais. E você não apenas incentiva os clientes leais a estarem por perto, mas também estimula outros a se esforçarem para alcançar esse status. Portanto, seja criativo e deixe bem claro como o seu programa funciona.

Outra maneira de recompensar seus melhores clientes é oferecendo descontos ou algumas vantagens. Por exemplo, você pode fazer isso por meio de sorteio nas redes sociais, com o Instagram e o Facebook, ou enviando newsletters exclusivas para eles.

4. Seja o melhor no que faz

Uma forma fácil de gerar clientes fiéis é simplesmente ser o melhor em sua área de atuação. Então, se esforce cada vez mais para entregar uma experiência de compra que surpreenda os seus consumidores. Mas como fazer isso?

Ofereça um suporte de atendimento personalizado e impecável, desde o primeiro contato até a pós-venda. Também seja proativo na resolução dos problemas, saiba reconhecer o seu erro e ouça com atenção o que o cliente tem a dizer.

5. Treine os colaboradores da maneira certa

Quer fazer com que seus clientes voltem? Então, treine a sua equipe. A falta de motivação dos colaboradores, o desconhecimento sobre os produtos ou serviços e a falta de engajamento podem afastar os consumidores. Pois eles lembram quando são bem tratados e lembram quando são mal tratados.

Eles costumam contar aos amigos e à família sobre a sua experiência com uma marca, e isso pode significar mais negócios para você ou oportunidades de negócios perdidas. Portanto, treine as habilidades técnicas e interpessoais de sua equipe.

Como vimos, a fidelização de clientes é vital para o sucesso de qualquer negócio. E aí, está pronto para encantá-los? Para se inspirar ainda mais, fique sempre atento aos cases de sucesso do mercado. Eles ajudarão você a pensar em suas estratégias de fidelização de clientes.

Quer algumas dicas? A cafeteria Starbucks tem o programa “Starbucks Experience” com cartões VIP e programas de recompensas. Já GrubHub lançou um programa de sorteios Yummy Rummy sweepstakes, em que o cliente ao realizar três pedidos únicos por meio da plataforma começa a jogar e concorrer a brindes.

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