Um líder é o responsável por guiar uma equipe e ajudá-la a atingir os objetivos organizacionais. Embora algumas pessoas já nasçam aptas para assumir posições de comando, as qualidades de um líder também podem ser aprendidas.
Mas quais são essas qualidades? Como um profissional que se deseja destacar em uma posição de liderança pode desenvolver essas características? Quer descobrir? Então, confira este post.
Nele, você vai saber como começar a desenvolver essa habilidade e ser um bom líder para a sua equipe. Acompanhe!
Quais são as qualidades que todo líder precisa desenvolver?
De acordo com a revista norte-americana Forbes, as maiores qualidades que o líder deve ter são:
Entusiasmo sincero
O entusiasmo é a principal fonte de energia e é contagiante. Afinal, um profissional dotado de ânimo é a capaz de mover os demais a se dedicarem e trabalharem com paixão. Mas é importante mencionar que esse entusiasmo deve ser sincero, uma vez que os subordinados podem reconhecer quando um líder está distante. Empatia sempre!
Integridade
O que você pratica está de acordo com o seu discurso? É isso que significa ser íntegro e é um grande desafio nos dias atuais. Os grandes líderes demonstram integridade e consistência em todos os momentos. Um exemplo? Dar o crédito para a realização dos outros e reconhecer seus erros são ações que demonstram a qualidade.
Comunicação
Líderes apenas não falam, mas se comunicam. Líderes que não conseguem desenvolver essa habilidade não conseguem motivar, instruir nem disciplinar seus subordinados. Dessa forma, uma má comunicação pode levar a resultados ruins.
Lealdade
Se você quer ser um líder respeitado, deve entender o valor da lealdade no ambiente de trabalho. Essa característica implica em ser verdadeiro consigo mesmo e com os compromissos assumidos — tanto com outras pessoas quanto com a empresa. Afinal, quando uma liderança é leal, os colaboradores se sentem mais motivados a seguirem esse caminho.
Decisivo
Os líderes são responsáveis por tomar decisões importantes. Portanto, devem estar dispostos a assumir os riscos de suas escolhas. Também precisam ter uma postura forte diante dos conflitos, ter cautela e ser imparciais.
Competência Gerencial
Apesar de ser possível aprender a liderar, nem todos tem competência gerencial para isso. Então, ainda que um profissional seja muito bom, ele pode não estar preparado para a liderança. É preciso ter múltiplas competências e habilidades que envolvem inspirar, motivar, orientar e dirigir uma equipe.
Autoconfiança
O medo é um sentimento que pode comprometer as decisões de um líder. Por isso, confiar em sua capacidade de executar as tarefas é essencial, além de ser uma das habilidades mais valorizadas pelas empresas. Um líder empoderado também é capaz de ensinar seus liderados a tomarem decisões melhores.
Carisma
Líderes com carisma inspiram e mobilizam as pessoas a lutarem por algo. Eles mostram um cuidado sincero com os que estão a sua volta, o que faz com seus colaboradores estejam mais propensos a seguirem o exemplo.
Como se tornar um líder de sucesso na empresa?
Confira a seguir algumas ações para se tornar um líder!
Aprenda com outros líderes
Assim como você deseja servir de exemplo para os outros, também pode aprender com líderes influentes. Então, comece procurando pessoas que você admira para selecionar os traços que você gostaria de desenvolver. Para isso, faça uma lista de líderes atuais e do passado.
Entenda os estilos de liderança de cada um deles e encontre as características que os fizeram ser um bons líderes. Use todas as informações para expandir sua visão sobre liderança e comece a desenvolver suas habilidades.
Estimule as qualidades de um líder
Quais são as qualidades de um bom líder que você tem? Quais ainda precisa desenvolver? Qual é o seu estilo de liderança? Para descobrir essas respostas, busque autoconhecimento — fazer testes é uma forma de começar. Quando tiver as respostas, comece a estimular essas características em seu ambiente de trabalho.
Algumas dicas importantes: seja um modelo, aprenda a ser simpático, ouça mais do que fala, transpareça confiança e seja um pessoa positiva. Não se esqueça de tomar decisões certeiras e rápidas, trabalhe com paixão e motive os demais a se empenharem nas atividades.
Procure por oportunidades de liderança
Além de se esforçar para alcançar as características de um líder apresentadas acima, o profissional precisa se preparar e estar disposto para assumir essa posição. Você pode fazer isso procurando por oportunidades, como assumir posições mais elevadas na empresa ou voluntariando-se para assumir projetos.
Outro possibilidade é investir em um treinamento de liderança para gestores. São ferramentas essenciais para que o profissional possa desenvolver as características desejadas, seja para assumir uma posição de líder ou para melhorar a sua performance.
Quais são os benefícios em investir em treinamento de liderança?
Um treinamento para líderes é capaz de proporcionar o autoconhecimento, ajudar no reconhecimento do estilo de liderança e contribuir para identificar e desenvolver as competências necessárias para o cargo.
A partir daí, o profissional será capaz de entregar melhores resultados e aumentar a performance da empresa como um todo. Por isso, é importante continuar aprendendo. Os benefícios podem ser percebidos no dia a dia. São eles:
Time mais inspirado e motivado
Um gestor bem preparado tem a capacidade de elaborar estratégias que estimulem os colaboradores a buscarem o seu próprio desenvolvimento. Desse modo, ao inspirar e motivar seu time a buscar crescimento profissional, o bom líder contribui para o aumento da produtividade e melhoria de resultados na empresa.
Tomada de decisões mais acertadas
Ao participar de treinamentos, o líder se atualiza. Isso permite que novas técnicas sejam aprendidas, o que, por sua vez, faz com que ele tome decisões mais acertadas e estratégicas para a empresa.
Disseminação de boas práticas
Devido a posição estratégica do líder dentro da empresa, ele pode compartilhar boas práticas com a sua equipe. Isso pode ser feito sem que pareça uma imposição. Por exemplo, se você deseja fortalecer os valores organizacionais, basta o líder incluí-los no seu dia a dia.
Ao ser visto como referência, os colaboradores naturalmente irão incorporá-los. Assim, toda a empresa fica alinhada e direcionada para um mesmo objetivo. Com isso, não é só um profissional que se beneficia, mas todos os envolvidos.
Agora que você sabe quais são as qualidades de um líder e como desenvolver as características essenciais para desenvolver essa habilidade e atingir o sucesso, já está pronto para começar a sua jornada.
Lembre-se que um bom líder sempre está em busca de conhecimento. Então, mantenha-se atualizado acompanhando as novidades sobre o mundo corporativo no blog do Conrado Adolpho.