Com os juros em alta e a economia desaquecida, os consumidores mudaram seu hábito de compra, passando a consumir menos e esporadicamente. Com isso, o maior desafio das empresas, principalmente dos pequenos e médios empresários, é saber como aumentar as vendas do seu negócio.
Existem algumas maneiras eficientes de alavancar as vendas e, assim, alcançar lucros mais satisfatórios. Isso tudo é uma questão de estratégias que possam ser facilmente aplicadas em seu negócio. Quer saber quais são elas?
Então, continue acompanhando a leitura e confira algumas dicas infalíveis de como aumentar suas vendas!
1. Conheça o seu público-alvo e crie uma persona
O primeiro passo para aumentar as suas vendas é conhecer muito bem o seu público-alvo. Se você não fizer isso, então não será capaz de oferecer a ele o produto ou serviço de que precisa.
Para tanto, comece entrando em contato com atuais clientes de sua empresa. Você pode fazer isso por meio de e-mails ou enquetes nas redes sociais. Busque identificar quais são as suas características, como idade e gênero. Também busque conhecer seu estilo de vida e quais fatores interferem na hora de comprar.
Com essas informações será possível criar uma persona. Ou seja, uma personagem fictícia para representar o perfil dos seus clientes. A partir dela, você será capaz de compreender suas reais necessidades e, assim, focar nos seus problemas para apresentar a solução que a sua empresa oferece.
Essas informações podem ser utilizadas durante um treinamento com os colaboradores ou para desenvolver estratégias de marketing, como peças publicitárias ou conteúdos para redes sociais.
2. Tenha um atendimento diferenciado
Os clientes desejam se sentir especiais quando entram em contato com a empresa, seja por meio do telefone, chat nas redes sociais ou, até mesmo, durante um atendimento presencial nas empresas. Para garantir que essa experiência seja positiva, investir no atendimento diferenciado é a melhor opção.
Como isso pode ser feito? Por meio de treinamentos com a equipe de vendas. Se você tem um estabelecimento que lida diretamente com o público, como lojas e restaurantes, você pode treinar o pessoal para saber identificar o perfil de consumidor.
Por exemplo, se você tem um cliente indeciso, o vendedor deve ser atencioso e atento. Nesse caso, o ideal é que ele busque compreender as necessidades dos clientes e fazer sugestões para ajudá-lo em sua compra.
No caso do atendimento pela internet, você pode optar pela integração de sistemas que permitem obter informações dos clientes que já entraram em contato com a empresa. Dessa forma, se ele estiver contatando a companhia para solicitar a resposta de um problema, o atendente poderá agilizar o processo com os dados em mãos.
3. Desenvolva ações de marketing atrativas
Não fica difícil atrair mais consumidores ou vender mais para os mesmos clientes, se você conhece bem o seu público. Com as informações corretas, é possível desenvolver ações de marketing atrativas e obter melhores resultados para o seu negócio.
Mas só será possível com algumas informações importantes. Por exemplo, quais são os fatores que interferem no processo de compra do seu cliente? Preço, qualidade, conforto, comodidade, agilidade ou status social? Com base nessas informações, você pode criar anúncios impactantes e atrativos.
Então, se a sua persona valoriza conforto, provavelmente estará disposta a pagar mais caro para obter produtos em seu lar. Já se ela é movida pelo status social, tende a gostar de produtos de luxo.
Essas características devem ser ressaltadas em campanhas publicitárias por meio de gatilhos mentais. Para tanto, use frases de impacto ou imagens com pessoas que estão usufruindo dos benefícios das soluções que a sua empresa oferece, assim, consegue gerar o desejo no consumidor de ter aquela mesma sensação.
4. Treine os seus colaboradores
Ter uma equipe bem-preparada para oferecer um atendimento diferenciado e de qualidade faz toda a diferença, pois pode fazer com que as vendas do seu negócio aumentem cada vez mais.
Isso é possível pois quando os funcionários compreendem melhor o seu produto e são capazes de explicar os benefícios para os consumidores de maneira mais convincente, eles conseguem estimular o desejo nos clientes em adquirir os seus produtos ou serviços e, até mesmo, comprar mais.
Vender mais para a mesma pessoa também é uma forma de aumentar as suas vendas. Então, treine e incentive seus colaboradores a oferecerem aos clientes produtos ou serviços complementares aos que têm sido procurados.
Além de treinar a sua equipe, não se esqueça de desenvolver um bom relacionamento com ela. Isso também influencia a forma como ela lida com os consumidores, pois se estiver motivada, tende a atendê-los melhor.
5. Invista em cursos de imersão
Assim como os colaboradores precisam investir em sua qualificação continuamente, os empresários de médio e pequeno porte também devem buscar por soluções que melhorem o marketing e as vendas do seu negócio.
Uma das soluções é por meio de cursos de imersão que foquem nesses dois aspectos, como a metodologia dos 8 Ps. Ela ensina o que uma empresa deve fazer para aumentar a sua base de clientes, como agregar mais valor ao seu produto e serviço e como aumentar o seu ticket médio.
Durante esse curso, o especialista em marketing Conrado Adolpho ensina a realizar uma estratégia com base em pesquisa, planejamento, produção, publicação, promoção, personalização e precisão.
É um método de imersão presencial de três dias para os proprietários ou tomadores de decisão em empresas aprenderem as melhores estratégias para os seus negócios e, assim, atingirem os resultados esperados.
Essas são algumas estratégias que podem ajudar a alavancar o seu negócio. Elas são objetivas e fáceis de serem colocadas em prática. Independentemente disso, é muito importante planejar todas as ações para que sejam implementadas de forma correta.
Como vimos, existem diversas formas de como aumentar as vendas. Pode ser conquistando novos clientes, vendendo mais vezes para os clientes atuais ou melhorando o relacionamento com eles. Você também pode fazer isso agregando mais valor ao seu produto ao mostrar os seus benefícios.
Não podemos nos esquecer de que os proprietários também devem procurar manter-se atualizados para buscar por soluções que façam com que o seu negócio cresça. Se deseja conhecer mais sobre o método 8Ps, então entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre a nossa solução para ajudar a aumentar as vendas da sua empresa.