A gestão de pessoas impacta diretamente os resultados de uma pequena empresa. Porém, por muito tempo, os pequenos empreendedores não conseguiam perceber que era fundamental se preparar e estabelecer processos para gerir suas equipes.
Entretanto, o que faz a roda de uma empresa girar são as pessoas. E se você deseja uma empresa forte e longeva, entender mais sobre gestão de pessoas e começar a colocar em prática alguns conceitos é fundamental.
Para entender melhor e conhecer 5 dicas práticas para começar a implantar a cultura de gestão de pessoas na sua pequena empresa, continue a leitura deste artigo.
Por que é importante estruturar a gestão de pessoas em pequenas empresas
Normalmente o assunto gestão de pessoas é bastante relacionado a grandes empresas que possuem um amplo quadro de trabalhadores e, com isso, uma estrutura robusta relacionada ao gerenciamento de seus talentos.
Porém, um grande erro de muitas empresas de pequeno ou médio porte é acreditar que, justamente por serem menores, não precisam direcionar esforços na gestão de seu time. Além disso, muitos empresários ainda pensam no mito de que gestão de pessoas é um gasto e não um investimento com retorno.
Some-se a isso a falta de recursos e estrutura, comuns em empresas menores, para criar processos e fazer uma gestão adequada de seus talentos.
Por outro lado, não há mais como negligenciar a importância desse tema. Apenas processos orientados às pessoas construirão um time altamente engajado e comprometido. Esses fatores refletem imediatamente na entrega dos colaboradores e por consequência nos resultados da empresa.
Outro fator relevante é que reter talentos é essencial em um mercado extremamente competitivo e com clientes cada vez mais interessados em viver experiências em seus processos de compra.
Por isso, é essencial que você empresário, busque entender mais sobre o tema e comece com algumas atitudes práticas para melhorar a gestão de pessoas na sua empresa.
5 dicas para melhorar a gestão de pessoas em pequenas empresas
Na maioria das pequenas e médias empresas do Brasil, seus proprietários também desempenham o papel de CEO, gerente, analista e por vezes, operador. Muitos inclusive começaram seus negócios justamente para vender aquilo que sabiam fazer.
E, justamente por isso, é comum a falta de conhecimento e preparo para tarefas de gerenciamento do negócio, como estratégias de mercado e gestão de pessoas. Pode não ser simples e nem um processo rápido, mas desenvolver a mentalidade de liderança é essencial nos negócios atualmente, independente do tamanho da empresa.
Por isso, a seguir você verá 5 dicas sobre gestão de pessoas que irão ajudar você a dar esse primeiro passo rumo ao seu papel de liderança.
1. Mantenha a equipe motivada
Diante de uma equipe heterogênea, onde cada um tem um perfil diferente, como incentivar que os colaboradores deem o melhor de si e sejam altamente comprometidos? De fato não há uma fórmula mágica, até porque a cultura da sua empresa irá direcionar algumas condutas.
Porém, algumas ações simples podem facilitar muito na motivação da equipe:
- Se preocupe com o ambiente de trabalho: ambientes de trabalho pesados, desrespeitosos e excludentes não são mais tolerados por profissionais de alta qualidade. Por isso, promova um ambiente positivo, que fomente a colaboração e o respeito entre todos.
- Tenha metas e objetivos: sua equipe precisa saber o que você espera dela. E a própria existência de um desafio, através de uma meta, por exemplo, serve para manter a motivação do trabalhador. Cuide para estabelecer metas e objetivos alcançáveis e que façam sentido com os objetivos da empresa como um todo.
- Reconheça e recompense: um simples elogio genuíno sobre um bom trabalho surte um efeito muito positivo em seus colaboradores. Da mesma forma, quando possível e alinhado às metas e objetivos, crie recompensas para manter a equipe motivada.
2. Se prepare para lidar com conflitos
Conflitos onde há mais de uma pessoa reunida é extremamente comum. Porém, apesar de muitas vezes ser uma situação um pouco embaraçosa, é essencial que você se prepare para fazer o gerenciamento desse momento delicado. Se o conflito sair do controle, poderá impactar em algo muito importante na empresa, como na entrega, por exemplo.
Diante de uma situação conflituosa na equipe, é importante entender o que se passou e ouvir as partes envolvidas. Além disso, foque na solução do conflito e, para isso, estabeleça uma comunicação aberta com os envolvidos.
O empresário que consegue se desenvolver para ter uma comunicação clara e objetiva tem mais facilidade para lidar e resolver os conflitos e, por consequência, para liderar a sua equipe.
Além disso, as outras ações listadas aqui neste artigo e o investimento no amadurecimento e desenvolvimento da equipe irão ajudar a sua empresa a diminuir a intensidade de conflitos na equipe.
3. Saiba delegar tarefas
Se você quer que a sua empresa cresça é essencial que saiba delegar tarefas. Infelizmente, muitos empresários acabam centralizando muitas coisas em si e não confiam na equipe para que executem tarefas que muitas vezes não são complexas.
Costumo dizer que empresários extremamente envolvidos em fazer com que a empresa “fique de pé” e funcione tem o “olhar de formiga” sobre o negócio. Enquanto anda envolvido por essas tarefas diárias, não sobra tempo para fazer a gestão do negócio e pensar nos próximos passos e assim, perceber a sua empresa com um “olhar de girafa” (do todo).
Isso não significa “não fazer nada”. Muito pelo contrário: delegar fará com que você consiga dedicar tempo suficiente na gestão da equipe e, principalmente, da empresa como um todo – que dá bastante trabalho por sinal.
Comece estabelecendo as tarefas que dependem essencialmente de você. O que não depender, analise de que forma poderá distribuir pela equipe. É preciso ter desprendimento para fazer essa análise. Além disso, é fundamental estruturar o processo de aprendizagem da equipe sobre as tarefas delegadas.
4. Crie a cultura do feedback
Estabelecer um processo de feedback formal é um primeiro passo para criar a cultura do feedback, que é um espaço para um diálogo aberto e construtivo, que visa a melhoria contínua do colaborador e da própria empresa. Estruturar uma conversa através de reuniões de desempenho é uma maneira de formalizar esse processo.
É extremamente importante encorajar a comunicação aberta, honesta e respeitosa. Não existe uma cultura de feedback se os colaboradores não se sentem à vontade para expressar aquilo que pensam.
Da mesma forma, se as lideranças apenas apontarem erros e não mostrarem quais são os caminhos para corrigir esses erros não é um processo de feedback, mas sim uma simples acusação. Por isso, treinar os envolvidos e ter uma comunicação clara sobre os objetivos do feedback é fundamental.
5. Facilite a comunicação
Um dos maiores gargalos no gerenciamento de equipes são as falhas na comunicação. Por isso, esta última dica é uma das mais importantes na gestão de pessoas em pequenas empresas.
Um dos primeiros passos para fortalecer a comunicação é estipular os canais de comunicação da empresa. Utilize aplicativos e tente centralizar a divulgação de informações, para que todos tenham clareza e saibam ao mesmo tempo. Isso diminui muito o ruído.
Outra forma de facilitar a comunicação é agendar reuniões com objetivos específicos e claros. Não se trata de reuniões infinitas e sem pautas, mas sim encontros para alinhamento de informações e dos próximos passos da equipe.
Sem dúvidas, a gestão de pessoas em pequenas empresas enfrentam desafios extras. Entretanto, apostar em fortalecer a equipe pode ser mais simples do que conviver e resolver os problemas diários de uma equipe desengajada e desmotivada.
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