Talvez você saiba o que é um CRM, mas não sabe como ele poderá ajudar a sua empresa a vender mais e melhor. Sem dúvida um CRM é uma importante ferramenta de gestão para as empresas. Independentemente do tamanho delas.
Neste artigo você verá o que é um CRM e como ele poderá facilitar os processos de venda e gerenciamento de clientes. Conhecerá as principais vantagens de ter um software de CRM implantado em sua empresa para, então, vender mais e melhor.
O que é um CRM?
CRM é a sigla para Customer Relationship Management, que pode ser traduzido para Gestão de Relacionamento com o Cliente. Como conceito, podemos definir que CRM é a associação de estratégias com o objetivo de melhorar o relacionamento com os clientes.
Para conquistar esse objetivo, a principal ferramenta é um software CRM. Será ele que possibilitará reunir todos os dados dos seus clientes e manter o histórico de contato e de vendas registrado. Este processo de registro no software envolve não apenas quem já é seu cliente, bem como seus leads, levantadas de mão e quase-clientes.
Um sistema CRM irá possibilitar à sua empresa registrar em um único lugar todas as informações do cliente, tais como: nome, telefone, e-mail, endereço. Além disso, o CRM possibilita armazenar as atividades daquele cliente e os contatos que sua empresa manteve com ele, como visitas, ligações, conversas por WhatsApp, etc.
Por que um CRM irá ajudar sua empresa a vender mais e melhor?
Um sistema CRM é a base para maximizar os resultados do seu negócio. Com estratégias de marketing seu negócio poderá fomentar inúmeras oportunidades de negócios com novos clientes. Sem o auxílio de um CRM sua empresa poderá perder o controle de todas essas oportunidades. E, perdendo o controle, você deixará de aproveitar várias delas.
Entretanto, muito mais do que organizar contatos e registrar históricos, um software CRM integra informações do ativo mais importante da sua empresa: os seus clientes. São dados valiosos que possibilitam à sua empresa ter um melhor rendimento operacional e estratégico.
Igualmente, com o auxílio de um CRM é possível ter uma visão analítica, com auxílio de relatórios que traçam o perfil dos clientes, segmentando-os e demonstrando oportunidades de ações, como as que podem ser feitas para transformar um cliente de primeira compra em cliente recorrente.
Pequenas e médias empresas precisam de CRM?
Engana-se quem pensa que apenas grandes empresas precisam usar CRM. Pequenos negócios também podem e devem usar um CRM. O fato é que registrar a jornada do cliente em um software será um grande diferencial competitivo do pequeno negócio.
A dificuldade que pode surgir é que utilizar um software CRM no dia a dia exige uma mudança de cultura. A cada movimento realizado junto ao cliente deve ser registrado e isso, apesar de simples, exige dedicação.
Entretanto, os benefícios são incontáveis, mesmo para pequenos negócios. Diversos negócios e oportunidades de vendas a clientes são perdidas pela falta de controle.
As opções no mercado para contratar um CRM são diversas, com variadas propostas de valores. Até mesmo há como construir um CRM em ferramentas de gestão de projetos, como o Trello, por exemplo. O importante é ter uma possibilidade de CRM para que você veja na prática como você irá vender mais e melhor.
Vantagens de ter um CRM
Se a sua empresa ainda não tem um CRM, chegou o momento de entender quais são as vantagens de ter um e por que isso fará sua empresa vender mais e melhor. Confira a lista abaixo.
1. Dados centralizados
Imagine que desagradável a um cliente, todas as vezes que entrar em contato com a sua empresa, precisar informar seus dados e os últimos acontecimentos em relação a ele. Pode ser um aborrecimento ao cliente. Mas, quando uma empresa trabalha com CRM, basta apenas uma informação para que o atendente já saiba quem é, o que comprou, quando, se há alguma pendência a ser resolvida.
Logo, a centralização de todas as informações sobre os clientes é um grande diferencial das empresas que trabalham com CRM. Mesmo que sua equipe seja pequena (por exemplo, você e mais uma pessoa) não há como saber de tudo sem o registro.
Outra questão importante em relação a centralização é quando as equipes não trabalham no mesmo local. Com um CRM, independentemente de onde as pessoas estão, os dados dos clientes sempre estarão no mesmo lugar.
2. Relacionamento com o cliente
O próprio significado da sigla CRM se refere à gestão de relacionamento com o cliente. Quando você gerencia o relacionamento, sua empresa tem um atendimento muito mais ágil, personalizado e eficaz.
Dessa forma, com o auxílio do CRM é possível ter mais clareza dos estágios do cliente e quais são as dores principais dele. Por automatizar e organizar os processos, o CRM possibilita que a equipe tenha mais tempo para um atendimento que construa relacionamentos com os clientes.
3. Equipes integradas
O relacionamento com o cliente não se restringe apenas à equipe comercial. A empresa como um todo tem contato com o cliente. Quando ele procura algo relacionado a suporte, por exemplo, o cliente mantém contato com pessoas que talvez nunca tenham falado com ele. Com o auxílio do CRM, todas as equipes terão acesso ao histórico de relacionamento do cliente.
Da mesma forma, uma equipe de entrega conseguirá estar a par de combinações especiais que foram feitas. Bem como, no momento de conduzir o cliente em uma escada de produtos, todo o histórico de compras estará registrado.
4. Mais conversões
Quantas vendas sua empresa pode ter perdido por não ter organizado as informações sobre os clientes? Quantos leads podem ter sido esquecidos em e-mails, agendas, rascunhos e que nunca foram nem mesmo contados? Você consegue perceber como a desorganização pode levar a perdas imensuráveis de vendas?
Mas, muito mais do que ter organização e controle sobre clientes e futuros clientes, um CRM entrega mais subsídios para a equipe utilizar no momento da abordagem. Sabendo as dores enfrentadas pelos clientes fica muito mais fácil oferecer uma solução adequada para aquele momento. Assim as conversões de vendas tendem a se elevar.
5. Clientes mais fiéis
Construir uma carteira de clientes fiéis é muito vantajoso para uma empresa. Lembre-se que vendas recorrentes para um mesmo cliente geram mais lucro e aumentam o ticket médio.
Recentemente escrevi neste blog o artigo Como fidelizar clientes: 7 práticas para aplicar em sua empresa. Lá você poderá conferir diversas técnicas e estratégias para fidelizar os clientes. Garanto que ao longo do texto você perceberá a importância de ter um CRM para conseguir executar essas estratégias.
Apenas com um CRM é possível gerenciar todas as etapas do relacionamento de um cliente e, por consequência, criar, executar e gerenciar estratégias de fidelização.
6. Acompanhamento de resultados para vender melhor
Os indicadores são fundamentais para fazer uma boa gestão da sua empresa. O empresário que tem o domínio dos números do seu negócio tem condições muito melhores de traçar estratégias de melhorias e crescimento.
Dessa forma, o CRM é importante na construção dos indicadores do seu negócio. Através dos relatórios do software é possível acompanhar a performance de cada membro da equipe. Além disso, é possível acompanhar os indicadores com diversas segmentações e fazer comparações entre eles.
7. Identificação de possibilidades de negócios para vender mais
Sem um CRM, possivelmente seja bastante difícil dizer qual é o perfil de cliente que mais compra da sua empresa. Sem o software pode ser apenas intuitivo resumir a fonte de atração de clientes que gera mais resultados.
Por isso que um CRM auxilia na identificação de possibilidades de negócio. Quando sua empresa consegue ter certeza do canal que mais atrai novos clientes, os investimentos para isso serão muito mais precisos.
Igualmente, definir o perfil de cliente que mais compra da sua empresa irá nortear sobre qual público atrair. Por fim, com um CRM fica difícil “esquecer” de fazer uma ação com um cliente que não retornou a comprar.
Foi possível perceber todas as vantagens em ter um CRM? Para ver mais dicas e informações que irão ajudar sua empresa a vender e lucrar mais, acompanhe as postagens do blog.