Como mapear os processos da sua empresa

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Toda empresa é feita de processos – e a eficácia deles, assim como a clareza de seus indicadores para você, dono do negócio, é o que garante o sucesso da sua empresa ou não. Aprenda a mapear os processos da sua empresa aqui.

Quando você tem uma empresa, você tem que cuidar muito bem da gestão do negócio. Tem alguns números que falam se você está indo na direção certa ou não.

Mas, para identificar esses números, você precisa ter um processo bem definido. 

Continue lendo este artigo para entender como mapear os processos da sua empresa:

Entenda que mapear os processos da sua empresa, inicialmente, pode levar tempo

É muito importante que você mapeie os processos e isso pode levar muito tempo, até um ano.

Não deixe de investir esse tempo, porque realmente fará a diferença em seu negócio.

Quando você mapeia os processos da sua empresa, falando quando, o que, quem fará tal coisa, o tempo, quanto vai gastar, os indicadores começam a aparecer.

O que são os indicadores e como olhar para eles

O indicador é um número simples que mede uma parte de um processo. 

Se você tem um indicador que está abaixo da meta, você precisa entrar nele e olhar para os indicadores dentro dele e entender o que não está indo de acordo com o planejado. 

Leia também: Os 3 tipos de lucro de um Funil de Vendas 

Inclua a sua equipe nos processos da sua empresa

Após analisar os indicadores, você deve falar com sua equipe e juntos encontrar uma solução para que esse indicador melhore. 

Eles estão na “linha de frente” no que diz respeito àquele indicador (por exemplo: o seu comercial em relação ao número de vendas), e podem ter ideias e enxergar o que você não vê.

Assim, vocês criam um plano de ação e implementam. 

Execute e analise novamente

Depois de uma semana, você analisa novamente esse indicador e vê se melhorou, se bateu a meta. 

Se sim, dê um bônus para a equipe. 

Se não bateu a meta, analise o indicador e faça outro plano de ação e torne a analisá-lo na outra semana.

Este é um ciclo constante, e engloba todos os setores da sua empresa (é um erro comum do empresário focar apenas no seu comercial e abandonar outros setores como marketing e financeiro).

Enxergue as lacunas dos processos da sua empresa

Ao implementar o passo anterior, você cria um processo e sempre consegue analisar onde está a lacuna. 

Dessa forma, fica mais fácil de bater a meta da sua empresa. 

Lembre-se que são os números que fazem você tomar uma decisão, o número é muito claro, transparente.

Quando você tem clareza do cenário, clareza do que você quer e clareza de para onde a sua empresa deve ir, você tem poder. Os indicadores permitem isso, por isso, meça-os.

Siga buscando a melhoria constante

Ajustar os processos da sua empresa, como você já notou, é uma atividade que você nunca pode deixar de fazer.

Aprimorar os seus conhecimentos estratégicos sobre cada departamento pode fazer a diferença para melhorar os seus processos.

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